Blog

5 dicas de organização para você mudar o seu próximo ano (e mais 2 presentes exclusivos)

Categorias: CarreiraGestãoDicasSolution

Já estamos quase em 2022 e com certeza você deve estar notando aquela sensação de motivação que vem com todo recomeço. Curiosamente, o encerramento e início de ciclos mexe especialmente com a nossa vontade de mudanças, e é por isso que nesta época fazemos tantos planos.

Na lista de prioridades das mudanças podem estar as vontades de equilibrar as finanças, se alimentar melhor, criar um bom hábito, deixar um hábito ruim, conhecer lugares, não acumular coisas inúteis, estudar mais, aprender algo novo e por aí vai. Cada um tem uma resolução que deseja cumprir nos próximos 365 dias.

E apesar de muito pessoal, os planos se encontram em um ponto comum: a organização. É a partir dela que se torna possível visualizar as metas e atribuir prazos para início e fim de cada uma. Se você sempre quis mudar o seu ano a partir de resoluções criadas em janeiro, mas nunca conseguiu, então dê mais atenção para a sua organização.

Dito isso, vamos a algumas dicas para as metas mais comuns:

 

Quero organizar minhas finanças

Ou quitar contas, ou investir, ou comprar algo importante. Seja o que for, tudo o que envolve dinheiro precisa de organização e planejamento. E sabendo como os brasileiros se comportam diante desse tema, essa é uma das metas mais vistas no começo do ano.

Primeiro, avalie como você está, com o que anda gastando, com o que poderia deixar de gastar, como negociar dívidas antigas e os passos para criar um fundo, ainda que pequeno, para emergências.

Se a intenção é começar logo com investimento, você pode aprender todos os conceitos básicos para iniciar uma carteira com o nosso curso de Investimentos, ministrado pelo professor Gustavo Souza, profissional especialista da área.

Além disso, voltando ao ponto da organização, temos uma planilha exclusiva para você acompanhar todas as suas movimentações e deixar as metas com o seu dinheiro mais claras em 2022.

Clique aqui e baixe a nossa planilha financeira

 

Quero organizar minha rotina

Encontrar tempo para fazer as coisas e concluí-las é um objetivo que todo mundo tem. No entanto, a falta de organização da rotina, que se resume a não olhar o que precisa fazer e o que se pode fazer, impede que essa meta seja cumprida.

Por aqui já demos muitas dicas sobre gestão de tempo e otimização da rotina, então não tem desculpa para não começar agora mesmo a planejar melhor o seu dia a dia para completar pequenas – ou grandes, quem sabe – metas.

E se você também sofre com a procrastinação e acredita que ela interfere nos seus planos, nossa dica de organização está em adotar hábitos aos poucos e dividir seu dia entre resolver coisas chatas e coisas que te motivam.

Caso precise de mais ideias sobre isso, não deixe de conferir nosso texto com dicas para vencer a procrastinação.

 

Quero organizar meu espaço

Essa, talvez, seja mais promessa do que uma resolução, e sabemos bem o destino das promessas – principalmente daquelas feitas a nós mesmos. Dar um jeito no lugar em que vivemos é difícil e parece sempre tomar muito tempo, mas tem um motivo bem específico para isso: acúmulo.

Seja acúmulo de coisas ou de tarefas, todo trabalho fica mais difícil quando não é feito quando deve ser feito. Novamente podemos entrar na questão da procrastinação, mas se você chegou até aqui, já sabe como lidar com ela, certo?

Facilite o seu dia a dia, tire da frente algo que está fora do lugar devolvendo para o canto certo, limpe o café que derramou, a poeira que assentou, leve o lixo para fora. Não espere essas coisas acumularem e se tornarem uma montanha de afazeres.

Unindo isso com as nossas dicas de hábitos, o seu ano pode ser completamente diferente.

 

Quero organizar meus compromissos

Sair, acompanhar eventos, ter tempo para as pessoas e para você. É a hora de escolher seus compromissos e participar deles com total atenção, sem a pressa de precisar sair para outro lugar ou para ir embora.

Agora, mais do que nunca, o contato social precisa estar presente e se tornar fluido na rotina, prezando não apenas para o se fazer presente, mas também para se sentir bem compartilhando momentos, informações ou novidades pessoalmente.

Nossa principal dica de organização é separar algumas horas na semana, ou deixar dias reservados no mês, para ver pessoas e aproveitar experiências. Ofereça a mesma atenção também aos compromissos mais formais, como os do trabalho, e cuide para não atropelar reuniões marcando uma em cima da outra.

Ter uma agenda ou usar o calendário do seu celular vai ser uma ajuda e tanto.

 

Quero organizar meus pensamentos

Ser mais criativo, estimular a memória e ser mais ágil na hora de tomar decisões são qualidades que passam a ser importantes na medida em que o mundo acelera ainda mais.

Não existe melhor forma de alcançar qualquer um desses pontos sem antes organizar nossas próprias ideias. Aqui, algumas dicas bastante conhecidas são essenciais, mas precisam ser adotadas do jeito certo.

Anotar boas ideias quando elas surgem é bastante efetivo se você fizer isso num bloco criativo, planner ou qualquer espaço para anotação que não possa ser perdido depois. Sendo assim, todas as ideias estarão em um único lugar quando você precisar consultá-las e, o melhor, vai ser difícil perdê-las.  

Para ajudar com essa última dica de organização, disponibilizamos um tracker exclusivo que você pode usar para anotar tanto suas ideias quanto seus planos de estudo, carreira, de viagem ou qualquer outro projeto de vida que precise ser bem organizado.

Clique aqui e baixe gratuitamente seu tracker Solution

Quer ter mais dicas como esta? Não deixe de acompanhar a Plataforma Solution por aqui e nas redes sociais.

Nos vemos em 2022!