Blog

5 livros para inspirar a sua carreira (e feitos por mulheres)

Categorias: Dicas

A presença da mulher no mercado de trabalho é tão comum para a nossa geração que chega a ser estranho pensar como isso era bem diferente no começo do século passado. Ainda assim, sabemos que a situação dos ambientes corporativos ainda é desigual para elas e outros grupos minoritários.

Dessa forma, as mulheres estão cada vez mais preocupadas em mostrar suas competências e, mais do que isso, sua capacidade de assumir responsabilidades destinadas somente a homens. Em meio a essa corrida pela equidade, elas também reconhecem a importância de gerar e consumir conhecimento para alcançar o seu protagonismo no universo do trabalho.  

Não só como homenagem ao Dia Internacional da Mulher, mas também para inspirar você a desenvolver a sua carreira, hoje indicamos cinco livros escritos por mulheres. Aproveite!

Faça acontecer: mulheres, trabalho e a vontade de liderar

De autoria da chefe operacional do Facebook, Sheryl Sandberg, este livro fala sobre a cultura de estagnação da carreira de mulheres e o que é preciso fazer para superar os desafios do mercado.

A empresária reforça na leitura a importância de compreender a realidade da liderança feminina, especialmente no ambiente corporativo. Junto a isso, ela apresenta os principais desafios enfrentados por mulheres e como elas podem aumentar o próprio desempenho para alcançar o topo de uma gestão.

Big Magic

Esse livro foi escrito por Elizabeth Gilbert, autora do conhecido (e adaptado para os cinemas) best-seller "Comer, Rezar, Amar". Não muito diferente do sucesso anterior, este livro aborda a liderança feminina, focando nos mistérios da inspiração e na motivação de uma vida criativa.

Com o seu já conhecido jeito de contar histórias, Elizabeth traz relatos da sua vida pessoal e de conhecidos, fazendo uma reflexão sobre o sentido da inovação, sua origem e como ela pode existir em diferentes aspectos da vida humana. Uma boa leitura para quem deseja alcançar a liderança ou já está nesta posição.

Beleza Natural

Narrando a história real de duas mulheres negras que criam uma rede de cabeleireiros voltadas para cuidados com crespos e cacheados, este livro não é só inspirador, como também brilhante!

Ex-empregada doméstica, Zica Assis passou a infância e adolescência criando misturas caseiras para tentar usar no próprio cabelo. Na década de 1970, ela finalmente desenvolveu uma fórmula para cachear fios crespos. Ao lado de Leila Velez, até então gerente de uma unidade do McDonald’s, ela conseguiu fazer a fórmula ganhar o país.

Com o apoio dos maridos, as duas venderam um fusca 1978 para fundarem o primeiro salão Beleza Natural, na Tijuca (RJ), em 1993. Já o resto desse sucesso você pode acompanhar no livro.

Extraordinárias: mulheres que revolucionaram o Brasil

Lançado em 2017, mas em nada desatualizado, este livro é uma parceria entre Duda Porto de Souza e Aryane Cararo. As autoras apresentam uma lista de mulheres que fizeram a diferença para a sociedade e a história do Brasil e, mesmo assim, não são muito conhecidas ou citadas em livros brasileiros.

Apesar de não focar diretamente no mundo corporativo, as autoras contam como cada mulher se tornou exemplo de coragem, força e determinação, servindo de inspiração e motivação da busca pelos sonhos e objetivos, formando valores e apresentando lições para mulheres que desejam superar barreiras e vencer os desafios que estão presentes nas hierarquias empresariais.

Do Nosso Jeito

A empresária americana Maureen Chiquet, ex-CEO da Chanel, conta sua trajetória em uma das mais importantes grifes de moda do mundo, onde permaneceu por dez anos.

Em 2016, após a renúncia do cargo, ela recomeçou por outros caminhos. Entre palestras e aconselhamentos de líderes, Maureen, por fim, transformou sua história em livro e trouxe às claras, e de forma sutil, os desafios do mercado de trabalho para mulheres.

As lições desta obra ficam por conta do novo pensamento sobre o que é liderança, que não significa pensar somente nos resultados, estratégias e recursos, mas também se preocupar com as habilidades mais básicas, como escuta, colaboração e flexibilidade.  

 

Você já leu alguma dessas indicações? Não deixe de compartilhar o que achou delas com a sua rede de contatos!