7 livros que todo gestor deveria conhecer

Trabalhar com gestão de projetos e empresas demanda grande desempenho dos gestores. A regra é saber que o tempo é precioso, mas não basta apenas saber aplica-lo para obter sucesso, é preciso se atualizar sempre sobre os pilares que garantem uma boa gestão.

Os livros são uma ótima opção para se aprimorar e aplicar novas atribuições de conhecimento do gerenciamento de tempo e atividades. Para isso, listamos sete títulos para quem quer se aprofundar na área de gestão de projetos.

Gerenciamento de projetos orientado por valor, de Harold Kezner e Frank P. Saladis

Os principais indicadores de uma gestão de projetos eficaz são os requisitos de prazo, custo, escopo e qualidade. Encontrar um projeto que atenda, simultaneamente, a todas essas exigências é quase impossível.
Nesse sentido, o livro disponibiliza uma maneira de conduzir que atenda a essas necessidades e permite, ainda, agregar valor ao produto ou serviço.

A estratégia do oceano azul, de W. Chan Kim e Renée Mauborgne

Voltado para estratégias, o livro traz informações relevantes sobre planos baseados em fatos e dados, identificação de espaços inexplorados no mercado e ferramentas que permitem o entendimento e a maximização das oportunidades.

O volume contempla as principais práticas conhecidas da gestão de projetos, possibilitando aplicação e benefícios na rotina de trabalho.

Faça acontecer, de Sheryl Sandberg

Uma literatura voltada para o público feminino, na qual a autora, eleita como uma das dez mulheres mais poderosas do mundo pela Forbes, explica os motivos das mulheres terem baixa porcentagem de participação entre os cargos de liderança das empresas.

De forma descontraída, ela explica como gerir projetos pessoais e profissionais da melhor maneira, encontrando soluções a eventuais problemas e auxiliando na tomada de decisões estratégicas.

As 48 Leis do Poder, de Robert Greene e Joost Elffers

Não só de conhecimento sobre normas, ferramentas e processos vive um profissional em gerenciamento de projetos, desenvolver as habilidades humanas também é importante. Todo gerente de projetos precisa saber lidar diariamente com poder e política.

Este livro traz exemplos históricos e interpretações que provocam no leitor um choque de realidade estarrecedor: como o mundo tem funcionado, desde os tempos mais remotos, até os dias atuais.

Inteligência Emocional para Gerenciamento de Projetos, de Anthony Mersino

Muitos gestores podem pecar por conhecerem bem os processos, técnicas e ferramentas utilizados no gerenciamento de projetos, porém, ao se deparar com situações de stress e trabalho sob pressão, acabam se descontrolando e fazendo tudo o que definitivamente não deveriam fazer.

A leitura traz uma abordagem dinâmica e técnicas para lidar com a inteligência emocional e é indicada para profissionais em qualquer nível de conhecimento.

Blink: a decisão num piscar de olhos, de Malcolm Gladwell

O jornalista britânico, colunista do The New Yorker e autor de outras obras de sucesso, explica sobre a importância e efeitos das reações, além de comentar sobre o tempo de tomadas de decisão na vida profissional e pessoal.

A ideia é instruir o leitor a desenvolver sua capacidade cognitiva, ajudando fazer uma análise rápida do caso concreto para definir o estabelecimento dos projetos de maneira intuitiva.

Good to Great: Empresas feitas para vencer, de Jim Collins

Nesta obra, o consagrado consultor de negócios e administrador da HP mostra práticas que fazem com que uma empresa passe de boa para ótima com simples ações como sair do conformismo, local em que o bom já satisfaz e partindo em busca de melhores números.

Publicada pela editora Campus, esse livro foi planejado com base em uma pesquisa entre diversas companhias norte-americanas, apontando os desafios a serem superados para fazer o negócio crescer de forma sólida e estável.

 

Se interessou pelo assunto? Saiba também quais são as 7 ferramentas para melhorar o gerenciamento de projetos.