Blog

A importância da rotina no processo de organização de tarefas

Categorias: DicasAtualidades

Desenvolver nossa vida profissional e pessoal exige organização e hábito. Por isso, elaborar uma rotina pode ser exatamente o que você precisava para facilitar processos e descomplicar as tarefas. E é justamente sobre isso que vamos falar hoje.

Afinal, tem dias em que a lista de tarefas é extensa e o tempo é curto. E não tem nada surpreendente nisso. Quanto mais você se desenvolve, mais habilidades surgem e, consequentemente, mais tarefas. Como diz a famosa frase de Tio Ben ao Homem-Aranha: “com grandes poderes, vem grandes responsabilidades.”

Assim, definir uma rotina para organizar as tarefas do dia a dia é essencial para ser mais produtivo e ter uma vida mais saudável. E isso pode ser feito de várias maneiras. Quer saber como?

Princípios de uma boa rotina

Para início de conversa, é preciso entender que, desde o momento em que acordamos até o momento em que vamos dormir, estamos sempre fazendo algo.

Tarefas de casa, atividades do trabalho, cursos, hábitos em família, momentos de lazer. Tudo isso e muito mais está envolvido no nosso cotidiano, e organizar a maneira como lidamos com isso é o que garantirá uma rotina balanceada e saudável, além de nos permitir cumprir com as obrigações e preservar a saúde.

Uma ótima dica é começar o dia praticando exercícios físicos. Segundo a autora e especialista Gretchen Reynolds, em um estudo publicado no The New York Times, exercícios matinais, à luz do sol, aumentam a energia do corpo para o dia e auxiliam no ajuste do ritmo cardíaco.

Logo após, é hora do café da manhã. Respeite esse momento, essa é uma das refeições mais importantes do dia e deve ser prioridade na rotina, uma vez que proverá energia para o corpo iniciar o dia.

E se a vida precisa de equilíbrio, o trabalho não pode tomar conta do seu dia. Por isso, certifique-se de delimitar o horário de início e término das atividades profissionais. Faça isso para ter um dia equilibrado e sem prejudicar a saúde e, se possível, aproveite os horários em que você rende mais.

As tarefas do dia a dia

Agora que já falamos sobre os princípios básicos de uma boa rotina, podemos nos aprofundar nas tarefas diárias. Seja no trabalho, em casa ou até no home office, um item essencial deve estar presente: a lista de prioridades.

Cada tarefa, da mais simples à mais complexa, possui um grau de prioridade que varia de acordo com alguns fatores, como prazo, tempo de execução e recursos disponíveis. Ao definir as tarefas do dia e listá-las de acordo com a prioridade, você facilita a realização delas e seu dia fica mais organizado.

No fim do expediente, veja quais tarefas ainda estão pendentes e monte a lista do próximo dia.

Mantenha uma boa postura

Especialistas em Ortopedia afirmam que uma das principais causas para dores na coluna dos brasileiros é a má postura, principalmente para os que passam a maior parte do dia sentados. Além disso, problemas com ganho de peso e cansaço dos olhos também estão presentes nesses casos.

Faça pausas e movimente-se

Mesmo para quem mantém uma boa postura sentado, é importante que as pausas sejam parte da rotina. Aproveite esse momento para se alongar, levantar da cadeira e se movimentar. Dessa forma, você colabora com a ergonomia e garante mais conforto ao corpo, além de se manter mais atento no restante do dia.

Beba água

Uma das dicas mais óbvias, mas também uma das mais menosprezadas. Muitas pessoas possuem o péssimo hábito de não consumir água durante o dia, ou consumir quantidades mínimas. Tomar água facilita a concentração e previne problemas como cansaço e dores de cabeça. Para se lembrar da hidratação ao longo do dia você pode:

  • Carregar uma garrafinha na bolsa e monitorar o consumo
  • Fazer pausas específicas para se hidratar
  • Analisar a cor de sua urina – quanto mais clara, mais hidratado o corpo está

Hora do almoço é sagrada

Nem pense em pular o almoço. Essa refeição é tão importante quanto o café da manhã, pois repõe toda a energia que o corpo necessita para manter-se ativo pelo restante do dia. Lembre-se que o almoço é um momento para relaxar e aproveitar, e que deve compor a rotina. Opções como saladas e comidas leves são bastante indicadas, pois diminuem aquele cansaço pós-almoço.

Ah, e nada de almoçar em frente ao computador, hein? Essa dica nos leva ao nosso próximo tópico.

Faça intervalos das telas

Os olhos são sensíveis à luz e olhar para a tela de um aparelho eletrônico o dia inteiro pode causar o que os oftalmologistas chamam de “fadiga ocular digital”. Ou seja, cansaço e ressecamento dos olhos.

Para combater esse problema, basta fazer pausas a cada 20 minutos e se afastar do computador ou celular, de forma que os olhos não foquem somente na tela e descansem um pouco.

Evite eletrônicos antes de dormir

Ainda falando sobre as telas, a televisão e o celular podem ter impacto no corpo, dificultando a produção de melatonina – hormônio responsável por preparar o corpo para dormir. Por isso, o correto é parar de utilizar eletrônicos, no mínimo, 30 minutos antes de dormir.

Descansar faz parte da rotina

O descanso é parte essencial da rotina, pois possibilita que o corpo recarregue as energias e se prepare para o próximo dia, com novas tarefas e compromissos. Segundo a Fundação Nacional do Sono, a quantidade ideal de sono para uma pessoa adulta é de 7h a 9h, por isso é importante respeitar o próprio corpo e dar prioridade ao descanso.

Agora que você sabe como criar uma boa rotina e tornar a vida mais organizada e saudável, é só colocar em prática. Achou essa matéria interessante? Então compartilhe com seus familiares e amigos!