Blog

Antenados e em movimento: conheça a Geração Flux!

Categorias: CarreiraAtualidades

Há alguns anos, seria difícil pensar que existe uma geração de pessoas que não é caracterizada demograficamente, mas sim por suas atitudes e sua forma de encarar o mundo e o mercado de trabalho.

Pois saiba que esse grupo agora existe e tem um nome: Geração Flux.

O termo foi criado por Robert Safian em 2012, e diz respeito aos indivíduos que estão sempre atentos às novidades tecnológicas, mas que acima de tudo gostam de viver e se adaptar ao “caos” que tem tomado conta das empresas nos últimos tempos.

Isso porque os fluxers sabem lidar com mudanças radicais no ambiente de trabalho e com a pressão constante por resultados. Não possuem medo de serem demitidos, pois têm confiança em sua capacidade de se reinventar, inclusive se precisarem mudar de carreira.

Uma das principais características dessa geração é que seus membros vivem um processo constante de aprendizado nas mais diferentes áreas, pois querem estar preparados para quaisquer mudanças que possam surgir.

 

A importância da criatividade

Trabalhar em um ambiente caótico e por vezes confuso exige que os profissionais sejam criativos, para que assim consigam encontrar soluções práticas para problemas inesperados.

Essa é uma característica presente na Geração Flux, assim como o otimismo – pois enxergam oportunidades em todas as situações e não se deixam abater pelas dificuldades.

Infelizmente, muitas pessoas não se consideram criativas, pois acreditam que a criatividade é um dom e não uma habilidade que pode ser adquirida e desenvolvida. Esse é um pensamento engessado e que nada tem a ver com os fluxers.

Para acabar de vez com essa ideia, confira nosso post sobre como dar um fim ao mito de que a criatividade é um dom para poucos.

 

Como os fluxers produzem

Ser parte da geração flux significa trabalhar sempre prezando pela melhora na qualidade daquilo que se entrega. Os fluxers estão se atualizando diariamente e isso se torna evidente em seu trabalho.

Por buscar sempre a inovação, esse grupo está apto a lidar com as constantes mudanças pelas quais as empresas passam – em intervalos de tempo cada vez mais curtos – para continuarem na ativa.

Um bom exemplo de profissionais fluxers são os da área da comunicação que, ao presenciarem o declínio da mídia impressa, conseguiram encontrar no digital uma nova maneira de gerar e compartilhar informação.

 

O que podemos aprender com eles?

Como dissemos anteriormente, esses profissionais estão sempre aprendendo algo novo e esta é, certamente, uma lição que todos podem levar para suas carreiras. Estudar para adquirir novas habilidades é essencial para quem quer permanecer necessário.

Isso acontece porque precisamos ser cada vez mais versáteis, assumindo responsabilidades que vão além da nossa área de formação ou de experiências anteriores.

Também podemos nos espelhar em sua determinação e capacidade de fazer da tecnologia uma aliada, pois a internet revolucionou o mundo e facilitou o acesso ao aprendizado em qualquer área do saber.

A Geração Flux não possui o hábito de se lamentar quando quer algo que parece distante, como uma promoção no trabalho. Pelo contrário, seus membros traçam um plano e calculam quanto tempo será necessário para que se alcance aquele objetivo.

Isso também significa que os fluxers são pessoas produtivas, que sabem gerir seu tempo para aproveitá-lo ao máximo. Confira nossa matéria sobre como se tornar um profissional produtivo e avançar na carreira!

 

Já deu para perceber que a Geração Flux está em constante movimento, aprimorando-se e conquistando seu espaço na sociedade. Ser um fluxer significa estar sempre se desenvolvendo, e a Plataforma Solution pode te ajudar nisso!

Que tal conferir nossa lista de cursos e os conteúdos gratuitos que disponibilizamos? O estudo abre portas e irá te auxiliar a crescer não apenas como profissional, mas também como pessoa, pois o conhecimento é algo que se leva para a vida toda.

E se você gostou desta matéria, não deixe de compartilhá-la com seus colegas de trabalho e amigos!