Aplicação do Excel é tema de novo curso da plataforma Solution

Existem milhares de ferramentas digitais específicas para facilitar o dia a dia e ajudar na organização pessoal e profissional. O Excel é uma delas e um dos softwares que permite a personalização e customização de informações conforme as necessidades do usuário.

De acordo com o professor do curso Ferramentas do Excel da plataforma Solution, João Rosa, o diferencial do programa é ser adaptável a praticamente qualquer necessidade. “Pode controlar desde a lista de compras da faxina que você tem que fazer no mês, até grandes empresas que acabam utilizando para gerar relatórios customizados”, afirma.

Além disso, o software tem a vantagem de ser de baixo custo. “Mesmo as empresas maiores, que têm sistemas prontos para trabalhar com informação, quando querem uma coisa mais refinada, customizada, acabam exportando a base do Excel”, completa o também youtuber do canal Botão do Excel.

Por que usar?

O professor disse ainda que não existe forma errada de usar o Excel, mas sim uma maneira mais produtiva. Isso significa que o ideal é saber organizar uma boa base de dados para agilizar o trabalho e conseguir aplicar as fórmulas com facilidade.

Em alguns casos de emprego do software, existem ações que dificultam seu uso. “Célula mescladas, mais de uma informação na mesma célula… são algumas das práticas do usuário inicial. Ele até consegue fazer a análise, só que o que ele vai levar um dia para fazer, se tiver o conhecimento da fórmula correta e souber aplicar, consegue fazer em 10 minutos”, exemplifica.

O ideal, para Rosa, é que o usuário iniciante aprenda a organizar a base de dados para depois partir para a parte de customização de uma tabela, por exemplo.

Diferencial

Focando nesses problemas, o curso de Ferramentas do Excel apresenta ao usuário do software uma forma simplificada de como otimizar seu uso. “No curso eu mostro algumas técnicas de como padronizar e organizar a sua base para que você consiga aplicar as fórmulas corretas e exibi-las”, explica.

Entre os diferenciais, o professor citou a estrutura do curso, a linguagem simples e sem muitos termos técnicos e o conteúdo baseado em suas próprias dificuldades. “Todo o conteúdo selecionado foi com base em desafios que eu encontrei no dia a dia ao longo de dez anos”, diz.

Solução

O propósito do curso é solucionar os problemas de produtividade e eficiência ligados ao uso do programa. “A solução que o programa se propõe é ensinar a fazer de forma confiável e mais rápida”, completa.

“O Excel é um laboratório de baixo custo. Desde grandes empresas até o dono de um botequim pode utilizar a ferramenta”, finaliza.

Se interessou pelo tema? Entenda mais sobre o curso e se inscreva aqui.