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Aprenda técnicas comprovadas de Agromarketing com nosso novo curso – Parte 1

Categorias: AgronegócioMarketing

Tem curso novo na Plataforma Solution! Fundamentos de Agromarketing: Criando Valor para o Produtor Rural é uma das novidades e preparamos um bate-papo sobre o tema com os professores e sócios da Markestrat, empresa parceira nesse lançamento!

Para começar, que tal conhecer um pouco sobre nossos entrevistados? Roberto Fava Scare é criador do curso e idealizador da plataforma AgroMarketing. Mairun Junqueira é professor e especialista no tema, além de ser um dos coordenadores da AgroMarketing. Lucas Sciencia do Prado completa o trio de sócios da Markestrat e é professor e especialista sobre o assunto.

Já percebeu que vem conteúdo bom por aí, certo? Então, preliminarmente, vamos alinhar nossa ideia sobre Agromarketing? Fava explica que o termo é “adequação dos conceitos, técnicas e ferramentas de marketing e estratégia, focados na melhora da relação de troca de valor entre os fornecedores de insumos, máquinas e implementos, serviços e crédito, e o produtor rural. É o que chamamos de Business to Farmers (B2F).”

Assim, o curso é voltado para as pessoas que podem melhorar as empresas. “Acreditamos que as empresas movimentam as cadeias produtivas e ajudam a agricultura brasileira a ser cada vez mais competitiva e a alimentar o mundo. Acreditamos que pessoas capacitadas são as alavancas do crescimento e inovação no agronegócio”, diz.

O primeiro de quatro cursos

Fava comenta que o curso Criando Valor para o Produtor Rural é como se fosse o primeiro módulo de quatro que compõem os Fundamentos de Agromarketing. O segundo curso você já pode conferir aqui na Plataforma Solution também, é o Fundamentos de Agromarketing: Inteligência de Marketing no Agronegócio.

E vem aí: o terceiro módulo, que aborda Gestão de Produtos e Inovações no Mercado Agro; e o quarto módulo, que fecha o ciclo de aprendizagem com o tema Gestão do Acesso ao Mercado Agrícola e Relacionamento com Distribuidores.

Esse curso é para você?

Se você ainda está pensando se o curso Fundamentos de Agromarketing: Criando Valor para o Produtor Rural é para você, Junqueira responde: “Profissionais de várias empresas dos segmentos do agronegócio podem se beneficiar, como do ramo de sementes, defensivos, fertilizantes, máquinas, implementos, vacinas, rações, trades, canais de distribuição de insumos, concessionárias de máquinas, cooperativas entre outras. É para os colaboradores que querem ou precisam conhecer os conceitos e ferramentas fundamentais de gestão de marketing com aplicação neste setor.”

E não para por aí! “Também é especialmente voltado para os estudantes dos últimos anos dos cursos de Agronomia, de Administração, Comunicação, Direito e cursos correlatos, além de recém-formados, que pretendem se especializar em marketing no agronegócio e demais profissionais que buscam conhecer as estratégias de marketing voltados ao produtor rural”, enfatiza Junqueira.

E na prática, o que será aprendido?

Para responder essa pergunta, Prado ressalta que “os conceitos trabalhados durante o curso criam uma base da teoria de marketing, tanto estratégico quanto tático, para que os alunos entendam de fato o que é uma estratégia mercadológica, as mudanças no comportamento do produtor, como buscar essas informações e como segmentar melhor seus mercados e posicionar as suas ofertas.”

Tudo isso com o objetivo de criar ofertas com mais valor para o cliente e definir estratégias de entrega, comunicação e captura desse valor.

Técnicas e ferramentas validadas

Fava garante que tudo que é aprendido é aplicável à rotina dos profissionais. “O curso de Fundamentos do Agromarketing como um todo foi desenhado por professores e profissionais da Markestrat. A empresa mistura o melhor do conhecimento acadêmico com a prática de mercado, com mais de mil projetos entregues para diversas empresas que trabalham no B2F. Então, o que ensinamos são técnicas e ferramentas adaptadas para a realidade de quem tem o produtor rural como cliente. Assim, os alunos terão acesso às técnicas e ferramentas criadas, testadas e validadas para o agronegócio”, enaltece.

Cenário competitivo e exigente

O professor ainda aponta que, nos últimos 20 anos, mas, principalmente nos últimos cinco, a agricultura brasileira passou por um processo de profissionalização extremamente acelerado, que começou a demandar que as empresas entendam cada vez melhor o seu cliente e se adaptem às mudanças do mercado.

“O produtor é quem mais está mudando e busca a profissionalização, ganho de escala, maior rentabilidade, adoção de novas tecnologias e sucessão. Estas novas demandas fazem com que as empresas precisem ter melhores técnicas de entendimento do produtor, principalmente das necessidades de cada um, bem como estabelecer melhores estratégias de segmentação, e, com isso, oferecer soluções mais adequadas para cada segmento”, diz Fava.

Ele explica que não é mais possível, neste novo cenário competitivo, que as empresas assumam que todos os produtores são iguais, ou mesmo que a distribuição está muito parecida. “O processo como um todo ficou extremamente competitivo, as empresas precisam aprimorar suas estratégias e buscar oferecer mais valor para aqueles clientes que vão valorizar a sua oferta, e isso não pensando só em produto, mas na solução como um todo”, enfatiza.

Lacuna no mercado

Outro ponto de atenção quando falamos em mercado é definido por Junqueira como a carência de cursos que de fato customizem as estratégias e táticas de marketing para oferecer soluções para a agricultura e pecuária.

“Existem muitas fontes de conhecimento sobre B2B (business to business) e B2C (business to consumer), mas pouco a respeito do B2F. Diferenciar esses mercados é importante, pois há vários aspectos do negócio da produção agropecuária e das cadeias agroindustriais de alimentos, fibras e biocombustíveis que são muito peculiares e que têm grandes implicações na forma de se compreender, criar, entregar e comunicar valor para o produtor rural.”

Como resultado, diz Junqueira, é comum vermos nos setores que fornecem produtos e serviços para o produtor um enorme espaço de melhoria na elaboração de estratégias e táticas de marketing mais efetivas.

De olhos nos clientes

Quem já conhece um pouco sobre marketing sabe que o sucesso das empresas está atrelado ao sucesso dos clientes. Assim, Fava define a importância de entender o produtor rural em sua plenitude.

“O marketing é isso, é entender para atender. Primeiro é preciso entender seu cliente, as necessidades e as dores, para depois construir a oferta, e não o processo contrário, em que você coloca o seu produto no mercado e vai procurar clientes”, aconselha.

Além disso, é importante ressaltar que o mercado muda constantemente e as necessidades dos clientes também mudam. “É por isso que nós, como gestores, líderes ou profissionais indispensáveis para o funcionamento da cadeia do agronegócio, precisamos estar em constante mudança. E constante mudança é Agromarketing”, finaliza Fava.

Gostou do conteúdo? Vem mais por aí. Nas próximas semanas você vai conferir a segunda parte dessa entrevista sobre Fundamentos do Agromarketing. Não perca!