Blog

Aprenda técnicas comprovadas de Agromarketing com nosso novo curso – Parte 2

Categorias: AgronegócioMarketing

Você que acompanha as matérias no blog da Plataforma Solution com certeza já teve acesso à primeira parte da entrevista sobre nosso novo curso Fundamentos de Agromarketing: Criando Valor para o Produtor Rural.

Agora você confere o que mais Roberto Fava Scare, Mairun Junqueira e Lucas Sciencia do Prado, professores e sócios da Markestrat, empresa parceira da Solution nesse lançamento, podem contar sobre o curso e o cenário do Agromarketing.

Domínio de técnicas

O mercado tem vivenciado um grande aumento da demanda por produtos agroindustriais. De um lado, estão as commodities agrícolas, que, além desse aumento, também enfrentam incertezas decorrentes da volatilidade desse mercado.

“Isso gera dúvida na cabeça do produtor sobre como comercializar sua produção, pois ele não consegue ter uma visão clara sobre preços e o futuro. Por isso precisa estar preparado para lidar tanto com o aumento da demanda quanto da volatilidade em termos de comercialização. Esse cenário modifica a forma como ele se relaciona com os seus fornecedores de insumos, que é o foco do Fundamentos de AgroMarketing”, comenta Fava.

Do outro lado estão as cadeias voltadas para a produção de alimentos. A qualidade do que se consome é uma grande preocupação atual, especialmente com a pandemia. Essa característica pressiona o produtor a adotar práticas mais sustentáveis, se preocupando com os tipos de insumo utilizados na lavoura e implementando sistemas de rastreabilidade, por exemplo.

“Existe, então, a necessidade de uma maior integração com agentes da cadeia e de investimento em novas tecnologias. E, para atender esses dois mercados, o produtor precisa de bons parceiros, que entendam as suas demandas, suas necessidades e seus pontos de dor. O Fundamentos de AgroMarketing se trata disso, de levar esse entendimento às empresas e pessoas que atuam nesse segmento”, completa.

Transformação do produtor

Segundo Junqueira, o produtor é o stakeholder central do agronegócio, seja como o cliente de insumos e serviços agropecuários ou como fornecedor estratégico de produtos, como alimentos, fibras e outros.

“O que tem ocorrido nos últimos anos é uma transformação e uma diversificação muito forte do perfil do produtor. Em termos de idade, temos a chegada de novas gerações assumindo o controle dos negócios. Em termos de gênero, vemos um número cada vez maior de mulheres assumindo posições de gestão. Em termos de estratégia de negócio, vemos o crescimento da produção de produtos especiais e certificados, buscando diferenciação e agregação de valor. Em termos de modelos de gestão, também é crescente a adoção de boas práticas de governança, profissionalização do negócio e uso de sistemas e processos mais sofisticados”, detalha.

Ele ainda destaca a diversificação de sistemas e tecnologias de produção, com a introdução de novas tecnologias tanto em produtos, como os insumos biológicos e RNAi, quanto em serviços, como as ferramentas digitais, além de novos sistemas de produção em consórcios de cultivos e novas formas de manejo dentro de cada cultivo específico.

O fornecedor de soluções agrícolas

Junqueira explica que o fornecedor de soluções agrícolas precisa compreender toda a diversidade de atividades agropecuárias e perfis de produtores, para avaliar muito bem as tendências que influenciam o consumo, a produção e, por consequência, as necessidades dos produtores.

“A partir disso, é fundamental que ele seja capaz de segmentar esse mercado, definir suas prioridades e desenhar uma proposta de valor que esteja fundamentada em um profundo conhecimento das atividades e do que é crítico para o cliente”, ressalta.

“Ele deve se perguntar quais são os desafios e as dores atuais e futuras do cliente e como ele poderia ajudá-lo, melhor do que ninguém, a resolver algumas dessas dores. O fornecedor precisa ser um parceiro do produtor na resolução dos problemas e desafios que surgem com as transformações no campo. Isso passa pela oferta de produtos e serviços, mas também pelo estabelecimento de um relacionamento capaz de gerar valor para o cliente.”

Os compradores de produtos agrícolas

Já que estamos falando de todos os envolvidos na cadeia da produção agrícola, como ficam os compradores? Junqueira também nos dá um panorama sobre eles.

“Os compradores de produtos agrícolas têm a necessidade de atender o mercado consumidor, que também tem se transformado rapidamente. De um lado existe uma demanda crescente pelos produtos mais básicos, pelas commodities agrícolas. De outro, o que antes eram pequenos nichos que demandavam por produtos e formas de produção especiais, agora estão se tornando mercados relevantes do ponto de vista de tamanho e rentabilidade.”

Então, na relação com produtores de commodities, os compradores têm buscado tornar as transações mais eficientes e assegurar o acesso constante a grandes volumes. Já os compradores que atendem os mercados “não-comoditizados”, segundo Junqueira, além de terem o desafio de assegurar os volumes frente à crescente demanda, precisam também assegurar que os produtos e processos de produção atendem aos critérios exigidos pelos consumidores finais.

“Nos dois casos, o acesso eficiente a esses produtos exige estratégias e mecanismos de gestão de suprimentos que considerem também as diferentes realidades da produção rural”, completa.

Sobre a Markestrat

Para quem ainda não conhece, a Markestrat é uma empresa especializada em soluções de negócios para o Agronegócio, com três frentes de atuação: consultoria empresarial, inteligência de mercado e treinamento e desenvolvimento de pessoas.

“Nosso principal valor está relacionado a pensar no futuro e acreditar na agricultura e nas pessoas, pois, na nossa visão, quem alimenta o mundo são as cadeias produtivas, quem faz as cadeias produtivas irem para a frente é o produtor rural, quem ajuda o produtor são as empresas, quem movimenta as empresas são as pessoas, e são as pessoas que nos movimentam. É por isso que nós estamos aqui”, finaliza Fava.

Gostou de saber mais sobre os Fundamentos do Agromarketing?

Conheça mais sobre os quatro módulos disponíveis na Plataforma Solution: Criando Valor para o Produtor Rural, Inteligência de Marketing no Agronegócio, Gestão de Produtos e Inovações no Mercado Agrícola e Gestão do Acesso ao Mercado Agrícola e Relacionamento com Distribuidores.