Big Data no agronegócio: 5 benefícios da tecnologia no campo

O gerenciamento de dados já é considerado a chave para o sucesso das empresas. Por isso, a aplicação do Big Data no agronegócio chama a atenção dos jovens e futuros profissionais e consiste em práticas de otimização dos processos de plantio, cultivo e colheita.

Mais do que conforto e praticidade, a automação do agronegócio é uma necessidade e deve começar desde o produtor. A ideia é empregar as informações obtidas por meio de ferramentas tecnológicas para aumentar a produção.

O conceito do Big Data está na enorme quantidade de dados gerados a cada segundo, no mundo todo. São centenas de milhares de informações que podem ser determinantes para superar metas corporativas e solucionar demandas.

A aplicação dessa tecnologia na captura e na interpretação correta das informações aumenta a vantagem competitiva dos negócios, já que, além de auxiliar o crescimento da produtividade, também diminui os custos.

Com informações detalhadas é possível trabalhar a produção com mais precisão e especificidade, aplicando energia na atividade certa. Consequentemente, os resultados são melhores e mais certeiros.

Pensando nisso, separamos cinco benefícios do Big Data no agronegócio e como sua utilização pode ajudar no desenvolvimento da agricultura digital e de precisão.

Monitoramento e análise em tempo real

O agrupamento dos dados sobre agronegócio pode auxiliar desde o pequeno produtor até as grandes empresas. Algumas informações podem ser obtidas em tempo real, por meio de drones que enviam imagens ao vivo de controle das lavouras.

Alguns sensores e softwares, por exemplo, podem auxiliar na otimização da taxa de aplicação de produtos químicos e seleção de melhor área de plantio.

Outros dados também podem ser alcançados em pouco segundos com a aplicação das técnicas de Big Data no agronegócio, como fertilidade e umidade do solo e fatores climáticos, como precipitação, temperatura, velocidade dos ventos entre outros.

Fortalecimento da produtividade

Uma das vantagens diretas do Big Data no agronegócio é a possibilidade de tomar decisões diferentes e mais eficientes, com base em algoritmos. Esses dados mais precisos são coletados via sensores instalados diretamente nos campos.

A partir disso, é possível utilizar de forma mais otimizada os hectares e sementes, por exemplo. Assim, há crescimento da produtividade da lavoura e redução dos impactos ambientais, abrindo espaço para negócios mais sustentáveis.

Métricas mais precisas

As facilidades proporcionadas pelas práticas de Big Data no agronegócio servem, também, para determinar especificamente quais métricas e indicadores são relevantes para o produtor ou empresa.

Assim, pode-se definir quais números acompanhar para que seja alcançada maior relevância no setor. As decisões baseadas em critérios de alta precisão utilizam a inteligência de dados em grande escala para melhorar os resultados no campo e na indústria e reduzir desperdícios.

Crescimento da sustentabilidade

O agronegócio brasileiro utiliza mais de 70% de toda a água disponível no país, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), e o Big Data pode se tornar um importante aliado na redução desse gasto.

É possível manter a alta produtividade e os bons resultados economizando recursos e, consequentemente, dinheiro. Alguns sensores medem a umidade do solo e analisam as raízes das plantas para identificar a real necessidade de irrigação.

Investir é economizar

Muito se engana quem pensa que investir em Big Data no agronegócio é um gasto com uma tendência passageira. Mas não vale investir na novidade só porque é novidade. Troque o famoso “instinto” pela análise lógica e comprovada.

As inovações, aliadas ao direcionamento estratégico, trazem melhores resultados e, a longo prazo, reduzem os custos. Isso porque planejamento e gestão podem parecer um alto investimento, mas a desatualização abre espaço para a concorrência.

Gostou de saber mais sobre a aplicação do Big Data no agronegócio? Deixe suas impressões nos comentários.

Conheça os cursos de agronegócio do Solution!