Aproveite o desconto por tempo limitado no Plano Anual: de R$ 89,90 por R$ 29,90

Restam 00h 00m 00s

Assine agora!
Logo Plataforma Solution
Carreira

5 dicas para fazer um currículo perfeito – parte 2

  • Autor:Nathalia Salvador

  • Publicado em 1 Fev 2022

  • 8 minutos de leitura

Após a introdução da semana passada, que tal conferir mais algumas dicas para fazer um currículo imbatível? 

4 – Etapas do currículo

  • Dados pessoais

Os dados pessoais podem ser disponibilizados como um cabeçalho ou dependendo do modelo escolhido, pode ficar em outro local do currículo, normalmente ao lado direito superior da página, como se fosse um “quadro”. Você pode inserir seu nome (em destaque), e-mail, telefone, data de nascimento e LinkedIn.

O endereço é opcional e bastante controverso, mas se optar por informar, inclua completo (rua, n°, bairro, cep, cidade e Estado), a cidade pode ficar por extenso e o Estado abreviado.

Sobre a localização, pode ser bom, pois já adianta ao recrutador onde você está atualmente, caso seja perto da empresa, pode ser um ponto positivo. Entretanto, a distância entre seu endereço e a vaga também pode ser um fator eliminatório. Então o endereço é opcional.

De acordo com a pesquisa Resume Statistcs 2021, 23% dos currículos foram eliminados devido à falta de localização porque os recrutadores não tiveram certeza se o candidato morava em outro estado ou país. Nesta mesma pesquisa, inserir o LinkedIn foi bem positivo, pois devido a sua falta houve rejeição dos currículos em 63%.

Caso seu currículo possua duas páginas, é importante que o cabeçalho, com seus dados pessoais, seja igual em ambas. 

Veja um exemplo da disposição das informações pessoais:

Dados Pessoais

Isabela Garcia

Nascimento: 19/06/1991 – Brasília, DF

Endereço: Rua Sol, n° 210, apto 04, Centro, CEP – XXXXX-XXX, Bauru – SP

Telefone: (XX) XXXXX-XXXX (WhatsApp) E-mail: garcia@gmail.com

LinkedIn:

 

  • Formação acadêmica

As formações acadêmicas são aquelas de longa duração e que precisam de comprovação, como universidades e cursos de especialização. Use a ordem cronológica invertida, do mais recente para o mais antigo.

O exemplo abaixo segue o mesmo padrão em cada formação:

Formação Acadêmica

  • Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, Faculdade Pecege (06/21 – atual);
  • MBA em Varejo Físico e On-line, USP/ESALQ (04/21 – atual);
  • Bacharel em Administração, Universidade de São Paulo (03/10 – 03/15)

 

  • Experiência profissional

As experiências profissionais demonstram o quanto você tem de conhecimento na área trabalhada.

Se ainda está no início de carreira, e não possui experiências, você pode optar por não inserir esta seção ou pode elencar seus trabalhos voluntários, suas iniciativas por conta própria, como por exemplo fabricação e venda de doces, freelancers, projetos desenvolvidos e não se esqueça dos estágios e trabalhos de meio período.

Caso possua trabalhos acadêmicos, como por exemplo de iniciação científica, este é o local apropriado, mas coloque apenas se fizer sentido para a vaga.

Liste suas experiências também em ordem cronológica, do mais recente e depois siga com as mais antigas. Liste no máximo 5 empresas, de preferências as últimas que trabalhou.

Insira o cargo, nome da empresa, o período trabalhado, o cargo que exercia e suas responsabilidades e conquistas de forma resumida.  Caso possua trabalhos feitos há muitos anos, não tem problema citar, desde que tenha rendido bons resultados.

Não esqueça de inserir os principais trabalhos relacionados com a vaga que almeja, por exemplo, se quer uma vaga na área de vendas, insira os empregos relacionados. Mas se não tiver nenhum, deixe os mais importantes que você tem. Liste suas experiências de forma sucinta, nunca escrevendo um texto corrido.

Esta sessão pode ser inserida logo abaixo das suas formações acadêmicas. Veja este exemplo:

Experiência profissional

Gerente Industrial – Laticínios Lua (06/15 – 01/20). Responsável pela gestão da indústria; por estruturar e supervisionar o laboratório de análises; gerir e coordenar a equipe de produção; administrar o sistema de autocontrole; atender à auditoria de órgãos fiscalizadores e assegurar os padrões de qualidade.

Esta é uma das partes que você pode usar ao seu favor para se candidatar a diferentes vagas. Para isso, se possível, personalize utilizando palavras chaves conforme as qualificações e requisitos do anúncio.

Já as promoções dentro da mesma empresa devem ser listadas logo abaixo do nome da empresa, em tópicos. Por exemplo:

  • Contador gerente, 2008-2021
  • Contador pleno, 2000-2008
  • Assistente de contabilidade, 2004-2008

      

  • Competências

Segundo pesquisa da Zety em 2021, os recrutadores querem saber sobre suas habilidades. Por isso, foi concluído que não inserir uma lista de habilidades pode prejudicar o candidato em até um ano de desemprego.

Liste suas habilidades pessoais, pois os recrutadores não te conhecem, mas querem saber suas características principais. Estas habilidades são aquelas ligadas à sua personalidade e comportamentos como, por exemplo, resolução de problemas, delegação de tarefas, comunicação, empatia, adaptabilidade e flexibilidade.

Já as competências técnicas são aquelas relacionadas ao seu conhecimento e a capacidade de realizar tarefas em uma área específica. Aqui você pode inserir se possui conhecimento em outros idiomas. Nesta seção você pode dividir entre competências técnicas e competências sociais.

De acordo com a mesma pesquisa da Zety, as 10 principais habilidades “soft” sociais mais comuns listadas nos currículos, nesta ordem decrescente, foram: comunicação, liderança, gestão do tempo, resolução de problemas, atendimento ao cliente, trabalho em equipe, adaptabilidade, organização, criatividade e resolução de conflitos. E as 10 habilidades técnicas, consideradas mais difíceis foram: Microsoft Office, Gestão de Projetos, Excel, Python, força de vendas, Java, SQL, Word e falar em público.

 

  • Formações complementares

Para se destacar dos demais candidatos, use pelo menos um tópico a mais de formações complementares que comprovam suas qualificações. Os certificados costumam ser a segunda seção “extra” mais comum, entretanto, apenas um em cada quatro candidatos os insere.

Se você tiver certificações, destaque em seu currículo. Caso contrário, se possível, faça um curso com certificado na área que almeja, deste modo você ficará à frente de 73% dos outros candidatos a emprego (Zety, 2021).

Que tal começar um da Plataforma Solution hoje mesmo?

 

  • Referências profissionais

Aqui é um ponto bem divergente, você pode ou não optar pelas referências profissionais. A decisão é sua! Mas pode ser muito importante, porque você disponibiliza mais uma fonte de consulta para o recrutador.

Uma boa dica é inserir uma referência mais atual onde você desempenhou um bom trabalho.  Mas se está muito em dúvida, é melhor não inserir.

Caso opte pelas referências, coloque o título “Referências profissionais”. Neste tópico você pode colocar na mesma linha o nome, empresa, cargo que ocupa, e-mail e telefone da sua referência profissional, desde que fique visualmente apresentável.

Evite a frase: disponível mediante solicitação. Pois fica bem claro, que se a empresa quiser ela vai te solicitar. Além disso, você ocupa um espaço útil. Se você inseriu essa sessão, é importante que seja preenchida, caso contrário, é melhor evitar.

Você pode escolher suas referências conforme as características do setor que está se candidatando.

 

5 – Revisão

Quando terminar, revise seu currículo, leia e releia várias vezes, melhor ainda se você utilizar um recurso de revisão e correção ortográfica. Peça ajuda para alguma pessoa também ler seu currículo. 

Jamais deixe erros de gramática! Também fique atento para palavras de origem inglesa, que devem estar corretas, como Microsoft Office, só para exemplificar.

Por fim, salve sua versão em PDF e releia novamente, neste momento você ainda pode encontrar itens que precisam de correção.

 

Texto escrito por Isabela de Melo Figueiredo, colaboradora da Plataforma Solution.

+300h de Aulas

Aprenda com
Cursos que Resolvem

Uma plataforma com curadoria impecável para a sua carreira, conteúdo aplicável e aprendizagem leve