Dicas

Ana Rízia
3 minutos de leitura
Escrito dia 17/08/2020


Planejamento é uma peça essencial para otimizar o aprendizado e construir o conhecimento, e talvez isso não seja nenhuma novidade para você. Mas assim como qualquer lição, repetir uma informação ajuda a fixá-la melhor, não é mesmo? Diante de tantas distrações disponíveis no dia a dia, além de uma quantidade enorme de fontes de conhecimento, […]


Planejamento é uma peça essencial para otimizar o aprendizado e construir o conhecimento, e talvez isso não seja nenhuma novidade para você. Mas assim como qualquer lição, repetir uma informação ajuda a fixá-la melhor, não é mesmo?

Diante de tantas distrações disponíveis no dia a dia, além de uma quantidade enorme de fontes de conhecimento, tem vezes que fica difícil escolher a melhor e o momento de absorver essa informação. Saber administrar o próprio tempo é uma importante ferramenta, nesse caso.

Junto a isso, dispor de técnicas de organização vai otimizar qualquer rotina. Confira algumas dicas que separamos para você.

Qualidade do descanso

Vamos começar pela sua pausa e não pela mão na massa. Isso porque uma boa rotina de trabalho e estudos envolve também a qualidade do seu descanso, seja para dormir ou para o lazer.

Portanto, não diminua o tempo de folga para aumentar o produtivo. Ter o sono em dia e praticar atividades prazerosas melhora a concentração em tarefas mais densas, além de evitar a exaustão mental.

Ao fim do dia, se convença a desligar telas e deixar para responder mensagens não urgentes no dia seguinte. Permitir momentos offline impacta diretamente na qualidade do sono e do descanso.

Prioridades

A organização depende de prioridades, por isso vale a pena lançar mão de estratégias como a Matriz de Eisenhower, que pode ajudar a “render” seu dia a partir da eleição de tarefas por níveis de importância.

Ao planejar quantas horas serão dedicadas para cada afazer, basta separar mais tempo para o que exige maior atenção e encaixar as baixas prioridades no tempo restante.  

É possível usar também a análise SWOT para identificar facilidades e dificuldades do aprendizado, fazer um cronograma de estudos com a metodologia do Kanban e usar a Técnica Pomodoro para otimizar o tempo.

Distrações

Organização de tempo requer, além das prioridades, poucas distrações ao longo do dia. Automaticamente acabamos desviando nossa atenção para qualquer assunto que não seja o nosso objetivo do dia. Isso tem muita relação com hábitos – e hábitos podem ser substituídos com outros.

Então, no lugar de perder minutos (ou horas) do seu planejamento vendo a atualização de uma rede social, estime o tempo necessário para terminar um projeto (aula, tarefa, estudo, por exemplo) e procure permanecer esse tempo sem ceder a distrações.

Quando finalmente acabar o que você tinha se proposto, tome como recompensa um pequeno período de distração, mas não deixe de retornar para o seu plano. Se o problema é com a internet, utilize bloqueadores momentâneos de páginas, até que você conclua suas tarefas.

Metas possíveis

Não adianta muita organização e um bom planejamento se eles fazem parte de ambições ilusórias. A famosa expressão de colocar a carroça na frente dos bois faz todo o sentido aqui, porque muitas vezes queremos resolver coisas demais quando não podemos.

Trabalhe sempre com metas possíveis, ainda que pequenas, e marque datas para começar e terminar cada uma delas. Dessa forma você acompanha seu próprio prazo e pode se sentir realizado a cada conquista.

Conciliação

Além de não deixar de lado o lazer, que promove uma mente mais saudável, você pode conciliar o seu aprendizado a situações do dia a dia, incluindo a resolução de problemas a partir do conhecimento técnico.

Não é preciso que um momento especial aconteça para que você faça isso, basta imaginar uma ocasião em que você pode usar seu aprendizado e simular meios para aplicá-lo. Essa também é uma maneira de antecipar problemas antes mesmo deles serem realidade e de trabalhar a criatividade. 

Que tal aplicar essas dicas agora mesmo para otimizar o seu aprendizado?

Conheça também as Quest da Solution e descubra novos formatos de conhecimento nas áreas de Gestão de Projetos, Gestão de Pessoas, Agronegócios, Marketing e Finanças.

icone de gota

Artigos Relacionados