Gestão

Ambidestria organizacional: o conceito fundamental para uma empresa competitiva

Entenda os benefícios e como essa estratégia pode transformar a organização

Postado em 29 de novembro de 2023

4 minutos de leitura

Nathalia Aparecida Salvador

Ambidestria organizacional: o conceito fundamental para uma empresa competitiva
Ambidestria organizacional: o conceito fundamental para uma empresa competitiva

A ambidestria organizacional é um conceito que representa a capacidade que as empresas devem ter de melhorar os produtos e serviços que já oferecem, buscando a excelência operacional, ao mesmo tempo em que promovem a inovação e o desenvolvimento de novas competências.

Ela contribui para que a organização possa se manter relevante em um cenário de constantes mudanças como o vivido atualmente. Dessa forma, ela mantém a sua competitividade, ficando à frente daquelas que ainda não entenderam a importância de se trabalhar o presente pensando no futuro.

Para te ajudar a compreender melhor esse conceito, no artigo de hoje, abordamos a definição de ambidestria organizacional, seus benefícios e como implementar essa estratégia na sua empresa para alcançar resultados extraordinários. Continue a leitura e saiba mais!

LEIA MAIS: Conheça as 7 rotinas de uma equipe produtiva e quais erros de gestão devem ser evitados

O que é ambidestria organizacional

Toda empresa deseja crescer. E, para isso, ela precisa inovar. É exatamente aí que entra a ambidestria organizacional, uma estratégia que permite à organização buscar novas oportunidades, ao mesmo tempo em que trabalha para aprimorar aquilo que já oferece aos seus clientes.

Para colocar em prática essa ideia, é necessário que todos dentro da empresa estejam envolvidos com ela e compreendam a sua importância para a sobrevivência do negócio. Ou seja, a ambidestria organizacional precisa fazer parte da cultura da organização.

Dessa forma, mesmo que surjam mudanças no mercado devido aos avanços tecnológicos, por exemplo, essa empresa será capaz de se adaptar a elas, já que trabalhava pensando também no que ainda estava por vir.

Por isso, uma empresa ambidestra deve prezar pela excelência nos processos já existentes, ao mesmo tempo em que estimula a criatividade de seus colaboradores e, consequentemente, a capacidade deles de promover a inovação.

É importante lembrar que, para que isso ocorra, é preciso contar com profissionais ambidestros, ou seja, uma liderança ambidestra que tenha a capacidade de relacionar o bom desempenho operacional com o olhar atento para o futuro.

Exploitation e Exploration – entenda a diferença

Existem dois termos que representam bem o que falamos até aqui: exploitation (inovações incrementais) e exploration (inovações disruptivas). Ser uma organização que coloca ambos em prática pode ser aquilo que vai determinar quem será bem-sucedido, e quem pode vir a falhar.

O conceito de exploitation está mais relacionado a evolução e aprimoramento de produtos, serviços e processos, com a empresa buscando se tornar uma referência no contexto em que já está inserida.

Já a expressão exploration tem como significado a organização buscar se arriscar, conhecendo novos mercados, oferecendo soluções fora das que fazem parte da sua linha de produção original, por exemplo.

Clique no banner e faça o download do nosso E-BOOK Gestão de Conflitos

Tipos de ambidestria organizacional

Agora que você já sabe o que é ambidestria organizacional, chegou o momento de conhecer as três formas pelas quais ela pode ser aplicada na sua empresa. Confira abaixo:

- Ambidestria estrutural: neste modelo, a empresa é dividida entre equipes focadas nas inovações incrementais (exploitation), e outras nas inovações disruptivas (exploration). Ambas trabalhariam ao mesmo tempo, mas sendo geridas da maneira mais adequada aos seus propósitos.

- Ambidestria cíclica: consiste em alternar o foco da equipe dentro de determinados períodos. Por exemplo: durante seis meses, o time trabalhará com o objetivo de promover o aprimoramento de seus produtos e, nos seis meses seguintes, irá priorizar a inovação.

- Ambidestria simultânea: aqui, todos os colaboradores trabalham em prol das inovações incrementais e das inovações disruptivas, e fazem isso ao mesmo tempo. Esse modelo exige profissionais flexíveis, com vasto conhecimento do funcionamento da empresa e que busquem sempre adquirir novos saberes.

LEIA MAIS: Tudo que você precisa saber para aplicar uma estratégia de treinamento e desenvolvimento na sua empresa

Benefícios da ambidestria organizacional

Já falamos sobre como a ambidestria organizacional contribui para que as empresas se adaptem melhor às mudanças, mas ela também traz diversos outros benefícios para a organização.

Um deles é o incentivo ao trabalho em equipe, pois quando os colaboradores são divididos em times, acabam exercendo suas funções tendo um mesmo objetivo, sendo necessária a sintonia entre os profissionais e a confiança no outro.

Além disso, com a adoção da ambidestria organizacional, a empresa se torna mais competitiva, buscando novas oportunidades, e os processos passam por melhorias, já que a organização estará em dia com as principais tendências, o que gera inclusive ganhos na produtividade.

Como implementar a ambidestria organizacional na sua empresa

Ter amplo conhecimento do funcionamento da organização, sobre como se divide a busca por aprimoramento e a busca por inovação, é o primeiro passo para implementar a ambidestria organizacional na sua empresa.

Além disso, investir no treinamento e desenvolvimento dos colaboradores é fundamental. Afinal, serão eles os responsáveis por criar e desenvolver as ações que colocarão em prática a ambidestria no negócio.

Para isso, conhecimento é fundamental - tanto em hard skills, quanto em soft skills. Com elas, os profissionais estarão capacitados para lidar com mudanças, propor soluções e melhorar produtos, serviços e processos.

Para te ajudar a implementar a ambidestria organizacional na sua empresa, conte com o Solution for Business, o streaming de cursos voltado às necessidades das organizações, no qual seus colaboradores terão acesso a professores de alto nível e centenas de horas de conteúdo em diversas áreas.

No Solution for Business, o gestor responsável também poderá acompanhar a jornada, engajamento e evolução dos funcionários por meio do dashboard do gestor, e juntos, estabelecerem os seus objetivos de desenvolvimento.

Para saber mais, acesse a página do Solution for Business clicando aqui.

LEIA MAIS: Indicadores de treinamento e desenvolvimento - conheça os principais

Gostou de aprender sobre ambidestria organizacional? Compartilhe este artigo!

 

Receba em seu e-mail as novidades Solution

Pessoa sorrindo

Receba em seu e-mail as novidades Solution

Receba novidades do Solution em seu e-mail

O Pecege é uma organização com mais de 20 anos que tem o objetivo de democratizar o conhecimento para contribuir com o desenvolvimento econômico, social e cultural. Possui mais de 1200 profissionais associados, doutores, mestres, especialistas e livre-docentes. Entre as suas iniciativas em cursos e treinamentos estão os MBAs USP/Esalq, cursos de graduação, educação corporativa e cursos livres. A Plataforma Solution nasce em 2018, como uma das soluções Pecege, a fim de oferecer conhecimento aplicável às demandas do mercado atual e ágil para capacitar profissionais em diversas áreas do conhecimento.

Whatsapp