Com a ascensão da profissão de gestor, o reconhecimento por uma certificação de nome no mercado mundial ganha importância. Existem dois tipos de certificações oferecidas pelo PMI® (Project Management Institute), ambos obtidos por meio de provas que credenciam gerentes de projetos e membros de equipes.
O PMP® (Project Management Professional) é o certificado voltado para os gestores de projetos, ou seja, para quem coordena as equipes. Esse título comprova que o gestor conhece as boas práticas da profissão recomendadas pelo PMI® e reconhecidas mundialmente.
Já o CAPM® (Certified Associate in Project Management) é para outros membros da equipe, que trabalham ao lado de gestores, mas em outras funções. Esse certificado também é válido no mercado mundial.
De acordo com o professor do curso Preparatório para PMP/CAPM® da Solution, João Carlos Boyadjian, essas boas práticas do PMI® estão aliadas ao guia de gestão de projetos, o PMBok® (Project Management Body of Knowledge).
Provas
O exame do CAPM® tem três horas de duração. São 150 questões no total, mas 15 são de pré-teste. Já no PMP® são quatro horas de prova, com 200 questões, sendo 25 para pré-teste. O PMI® não divulga a quantidade necessária de acertos para ser aprovado.
O exame costuma ser feito no computador em um centro de testes que fica em São Paulo. Em alguns casos, em que o aluno mora até a 300 quilômetros do centro de testes, ele pode optar por fazer a prova impressa em outro local.
A taxa para prestar os exames varia para membros do PMI® e não-membros. Se o teste for feito de forma digital, a taxa é maior do que se feito no papel. Para o CAPM®, varia entre $ 225 e $ 300. Já para o PMP®, de $ 250 até $ 555.
Com relação ao conteúdo, Boyadjian disse que a maior parte é encontrada no PMBok®. “Se o candidato focar na teoria, ele passa. O que interessa é o que está escrito no livro”, afirma.
Curso
O curso preparatório para PMP/CAPM® da Solution foi elaborado com o objetivo de oferecer conteúdo para o aluno prestar um dos dois exames e obter o certificado.
De acordo com Boyadjian, o curso é dividido em duas partes. A primeira é focada em fazer o aluno ser elegível para prestar o exame. É uma orientação sobre o que ele precisa para se candidatar.
“O aluno vai ver na segunda parte todo o conceito de como se inicia, planeja, executa e monitora um projeto. São os cinco grupos de processos que estão no guia”, explicou.
Ao final de cada módulo, o aluno faz uma prova e só passa para o seguinte se conseguir uma média acima de 7. Além disso, é oferecido um simulado para o aluno fazer quantas vezes quiser.
Quer saber mais sobre o curso? Acesse aqui.
PMI®, PMP®, CAPM® e PMBOK® são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.