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Most Influential Brands: as marcas mais influentes no Brasil

  • AcĂĄcio JĂșnior

    Autor:AcĂĄcio JĂșnior

  • Publicado em 8 Jun 2021

  • 4 minutos de leitura

Jå ouviu falar das marcas mais influentes no Brasil? Elas carregam esse título devido à grande presença na vida e no dia a dia das pessoas e transmitem confiança aos consumidores, transformando seus pensamentos.

Recentemente, a empresa de pesquisa e inteligĂȘncia de mercado Ipsos divulgou o Most Influential Brands (ou Marcas mais influentes), um ranking realizado em 14 paĂ­ses e que, no Brasil, estudou 107 marcas e 2 mil pessoas por meio de painel online, entre 6 de novembro e 5 de dezembro de 2020.

A pesquisa levou em consideração atributos importantes, divididos em cinco dimensÔes:

  • Inovação: buscar desenvolvimento e melhorias
  • Confiança: mostrar relevĂąncia nas informaçÔes ao pĂșblico
  • Presença: estar presente no dia a dia das pessoas por meio do uso e disponibilidade
  • Responsabilidade social: demonstrar preocupação e envolvimento com questĂ”es sociais
  • Engajamento: ser uma marca engajada em causas boas

O Google lidera o ranking como nas Ășltimas quatro ediçÔes, tendo logo atrĂĄs o YouTube e a Samsung, respectivamente. Dentre as dez selecionadas, apenas uma marca Ă© brasileira: O BoticĂĄrio.

O sexto fator: Covid-19

Devido ao contexto da pandemia de Covid-19, um sexto fator levou em consideração a postura de cada marca frente ao perĂ­odo. É inegĂĄvel que houve mudanças, e Ă© essencial que as marcas estejam atentas, incentivando cuidados ou realizando açÔes mais diretas, por exemplo.

Com isso em mente, vamos ao que interessa!

O ranking da Ipsos

Confira as 10 marcas mais influentes no Brasil:

  • Google
  • YouTube
  • Samsung
  • Microsoft
  • Facebook
  • Colgate
  • NestlĂ©
  • O BoticĂĄrio
  • Mercado Livre
  • Mastercard

Marcos Calliari, CEO da Ipsos, aponta que as tendĂȘncias atuais tornaram as marcas mais prĂłximas dos consumidores, com comportamentos mais moldados e cobranças maiores. Segundo o executivo, 77% dos consumidores esperam que as empresas se esforcem mais pela sociedade e 53% consideram que as empresas tĂȘm exercido um bom papel.

Responsabilidade social, confiança e consistĂȘncia

A chefe de Estudos de SaĂșde de Marca da Ipsos, Ana Hashizume, participou do evento de divulgação do ranking e foi bem enfĂĄtica sobre o assunto. “As marcas estĂŁo substituindo as instituiçÔes. Este Ă© o novo papel das empresas”, declara. “O que se espera das marcas mudou. A Covid-19 acabou potencializando o peso de outras dimensĂ”es, como confiança e responsabilidade social. NĂŁo basta estar presente do lado do consumidor em um momento especĂ­fico: tem que ser consistente nessa atuação”, aponta a especialista.

O poder da influĂȘncia

A influĂȘncia tornou-se algo intrĂ­nseco dessas marcas, e saber utilizĂĄ-la da maneira correta Ă© o que garante as melhores posiçÔes em um ranking como esse. E essa influĂȘncia vai alĂ©m das tomadas de decisĂ”es e linhas de pensamentos.

“As marcas desempenham um papel fundamental em nossas vidas e essa influĂȘncia estĂĄ crescendo. Da assistĂȘncia durante a Covid-19 Ă  melhoria do nosso bem-estar, as marcas estĂŁo transformando as sociedades em que vivemos. Algumas marcas usam sua influĂȘncia econĂŽmica para aliviar problemas sociais e melhorar o planeta. Por meio de um propĂłsito que enxerga a pessoa e a comunidade por trĂĄs do consumidor, essas marcas visionĂĄrias vĂŁo muito alĂ©m da venda de um produto ou serviço. Elas estabelecem conexĂ”es emocionais fortes com as pessoas. A influĂȘncia Ă© um dos ativos mais valiosos que uma marca pode ter.”, aponta Marcos.

Essas “conexĂ”es emocionais fortes” as quais o executivo se refere sĂŁo demonstradas, por exemplo, no caso da marca brasileira O BoticĂĄrio. Embora a consistĂȘncia nos negĂłcios e faturamento sejam fatores importantes que mostram o valor da marca por si sĂł, sĂŁo outros pontos que, de fato, geram aproximação com o pĂșblico, como o apoio Ă s questĂ”es sociais, equidade racial e a preocupação com o meio ambiente – expressada nos produtos orgĂąnicos certificados e no sistema sustentĂĄvel.

Se interessou pelo assunto? Clique aqui, confira a live transmitida no dia do evento e compartilhe com quem também quer conhecer mais sobre as marcas mais influentes no Brasil!

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