JĂĄ ouviu falar das marcas mais influentes no Brasil? Elas carregam esse tĂtulo devido Ă grande presença na vida e no dia a dia das pessoas e transmitem confiança aos consumidores, transformando seus pensamentos.
Recentemente, a empresa de pesquisa e inteligĂȘncia de mercado Ipsos divulgou o Most Influential Brands (ou Marcas mais influentes), um ranking realizado em 14 paĂses e que, no Brasil, estudou 107 marcas e 2 mil pessoas por meio de painel online, entre 6 de novembro e 5 de dezembro de 2020.
A pesquisa levou em consideração atributos importantes, divididos em cinco dimensÔes:
- Inovação: buscar desenvolvimento e melhorias
- Confiança: mostrar relevĂąncia nas informaçÔes ao pĂșblico
- Presença: estar presente no dia a dia das pessoas por meio do uso e disponibilidade
- Responsabilidade social: demonstrar preocupação e envolvimento com questÔes sociais
- Engajamento: ser uma marca engajada em causas boas
O Google lidera o ranking como nas Ășltimas quatro ediçÔes, tendo logo atrĂĄs o YouTube e a Samsung, respectivamente. Dentre as dez selecionadas, apenas uma marca Ă© brasileira: O BoticĂĄrio.
O sexto fator: Covid-19
Devido ao contexto da pandemia de Covid-19, um sexto fator levou em consideração a postura de cada marca frente ao perĂodo. Ă inegĂĄvel que houve mudanças, e Ă© essencial que as marcas estejam atentas, incentivando cuidados ou realizando açÔes mais diretas, por exemplo.
Com isso em mente, vamos ao que interessa!
O ranking da Ipsos
Confira as 10 marcas mais influentes no Brasil:
- YouTube
- Samsung
- Microsoft
- Colgate
- Nestlé
- O BoticĂĄrio
- Mercado Livre
- Mastercard
Marcos Calliari, CEO da Ipsos, aponta que as tendĂȘncias atuais tornaram as marcas mais prĂłximas dos consumidores, com comportamentos mais moldados e cobranças maiores. Segundo o executivo, 77% dos consumidores esperam que as empresas se esforcem mais pela sociedade e 53% consideram que as empresas tĂȘm exercido um bom papel.
Responsabilidade social, confiança e consistĂȘncia
A chefe de Estudos de SaĂșde de Marca da Ipsos, Ana Hashizume, participou do evento de divulgação do ranking e foi bem enfĂĄtica sobre o assunto. âAs marcas estĂŁo substituindo as instituiçÔes. Este Ă© o novo papel das empresasâ, declara. âO que se espera das marcas mudou. A Covid-19 acabou potencializando o peso de outras dimensĂ”es, como confiança e responsabilidade social. NĂŁo basta estar presente do lado do consumidor em um momento especĂfico: tem que ser consistente nessa atuaçãoâ, aponta a especialista.
O poder da influĂȘncia
A influĂȘncia tornou-se algo intrĂnseco dessas marcas, e saber utilizĂĄ-la da maneira correta Ă© o que garante as melhores posiçÔes em um ranking como esse. E essa influĂȘncia vai alĂ©m das tomadas de decisĂ”es e linhas de pensamentos.
âAs marcas desempenham um papel fundamental em nossas vidas e essa influĂȘncia estĂĄ crescendo. Da assistĂȘncia durante a Covid-19 Ă melhoria do nosso bem-estar, as marcas estĂŁo transformando as sociedades em que vivemos. Algumas marcas usam sua influĂȘncia econĂŽmica para aliviar problemas sociais e melhorar o planeta. Por meio de um propĂłsito que enxerga a pessoa e a comunidade por trĂĄs do consumidor, essas marcas visionĂĄrias vĂŁo muito alĂ©m da venda de um produto ou serviço. Elas estabelecem conexĂ”es emocionais fortes com as pessoas. A influĂȘncia Ă© um dos ativos mais valiosos que uma marca pode ter.â, aponta Marcos.
Essas âconexĂ”es emocionais fortesâ as quais o executivo se refere sĂŁo demonstradas, por exemplo, no caso da marca brasileira O BoticĂĄrio. Embora a consistĂȘncia nos negĂłcios e faturamento sejam fatores importantes que mostram o valor da marca por si sĂł, sĂŁo outros pontos que, de fato, geram aproximação com o pĂșblico, como o apoio Ă s questĂ”es sociais, equidade racial e a preocupação com o meio ambiente â expressada nos produtos orgĂąnicos certificados e no sistema sustentĂĄvel.
Se interessou pelo assunto? Clique aqui, confira a live transmitida no dia do evento e compartilhe com quem também quer conhecer mais sobre as marcas mais influentes no Brasil!