Gestão

Marina Petrocelli
3 minutos de leitura
Escrito dia 17/12/2020


A Gestão de Pessoas tem ganhado cada vez mais espaço e importância nas empresas. Assim, a técnica Nine Box desponta como um diferencial na hora de decidir como e onde investir os recursos da empresa dentro do departamento de capital humano. A proposta dessa ferramenta é auxiliar a formação de times mais eficientes e engajados, além de ajudar na retenção de talentos.


Também conhecida como matriz de desempenho e potencial, a Nine Box data da década de 1970 e surgiu com o objetivo de orientar melhor onde investir. Atualmente, a técnica é usada na estratégia de Gestão de Pessoas para negócios, já que sua aplicação é relativamente simples e determina os profissionais que precisam de incentivo para se desenvolverem ou que estão aptos a conseguirem outras posições na companhia, seja em outros departamentos ou com uma promoção.

A grande vantagem da Nine Box é o baixo custo de seu procedimento e a simplicidade do formato visual de apresentar a avaliação. Saiba mais sobre essa ferramenta a seguir!

Desmembrando a ferramenta

Para montar um quadro Nine Box é preciso traçar uma linha vertical, para determinar os índices de potencial, e uma linha horizontal, para definir o desempenho. As linhas devem funcionar como eixos em um gráfico (por isso a técnica também é chamada de Matrix Nine Box).

Na sequência, é preciso dividir os eixos. Para isso, basta adicionar duas linhas em cada direção, assim, ficaremos com três linhas e três colunas, formando “nove caixas” – tradução literal de Nine Box. 

As linhas (potencial) devem ser nomeadas de cima para baixo como alto (A), mediano (M) ou baixo (B). Já as colunas (desemoenho), da esquerda para a direita, devem ser referenciadas como 1 (abaixo do esperado), 2 (esperado) e 3 (acima do esperado).

No fim, os quadros localizados no canto superior direito expressam alto potencial e desempenho, enquanto a parte inferior esquerda representa o potencial e desempenho baixos.

Assim temos na Nine Box:

  • A1: potencial alto e desempenho abaixo do esperado – profissional enigma
  • A2: potencial alto e desempenho esperado – forte desempenho
  • A3: potencial alto e desempenho acima do esperado – alto potencial
  • M1: potencial mediano e desempenho abaixo do esperado – questionável
  • M2: potencial mediano e desempenho esperado – profissional mantenedor
  • M3: potencial mediano e desempenho acima do esperado – forte desempenho
  • B1: potencial baixo e desempenho abaixo do esperado – insuficiente
  • B2: potencial baixo e desempenho esperado – eficaz
  • B3: potencial baixo e desempenho acima do esperado – comprometido

Com essas definições, os gestores devem enquadrar os colaboradores em um dos nove perfis disponíveis na ferramenta. O cruzamento das linhas e colunas identifica as reais competências de cada profissional.

Interpretando a ferramenta Nine Box

Uma vez identificados, a organização deve analisar o futuro de cada colaborador. Por exemplo, os profissionais B1 talvez estejam precisando de uma realocação ou recolocação para serem mais eficientes. No entanto, os profissionais B2 e B3 já apresentam um desempenho bom, mas carecem de potencial. Como a empresa pode incentivar e motivar o desenvolvimento dessas habilidades?

Também podemos pensar nos programas de capacitação como exemplos. Eles servem tanto para o desenvolvimento de quem apresenta índices mais baixos quanto para preparar os perfis A2 e A3 para promoções, em cenários hipotéticos.

Vantagens

Entre os benefícios da aplicação da Nine Box estão:

  • Orientação: tanto para a empresa, que vai definir como trabalhar com aquele colaborador, quanto para o profissional, que vai ter mais clareza do que a companhia espera dele;
  • Tomada de decisão: argumentos e análises mais fundamentados para decidir por caminhos mais seguros e próximos da realidade;
  • Motivação: as políticas de incentivo podem ser muito mais justas com a aplicação da técnica. É possível definir níveis de premiação e, consequentemente, auxiliar na retenção de talentos e no incentivo para melhoria constante.

Você já conhecia essa ferramenta? Comente suas experiências com a Nine Box!

 

 

icone de gota

Artigos Relacionados