Carreira

O líder de projetos da economia digital - uma demanda global

Pesquisa aponta demanda global por este profissional. Qualificações devem estar alinhadas às novas necessidades da Era Digital

Postado em 12 de julho de 2022

3 minutos de leitura

Nathalia Aparecida Salvador

O líder de projetos da economia digital - uma demanda global
O líder de projetos da economia digital - uma demanda global

Uma recente pesquisa divulgada pelo PMI (Project Management Institute) concluiu que a procura no mercado de trabalho por profissionais de projetos e agentes de mudanças aumentou.

E o número de empregos que exigem essa habilidade específica, somado às taxas de aposentadoria, criará uma demanda global de 25 milhões de novos profissionais de projetos até 2030.

Estamos preparados para suprir essa demanda, inclusive na economia digital?

A forma de fazer e gerir negócios não é mais a mesma, e o papel do líder de projetos teve de ser adaptado a essa nova economia – atividade que envolve a transformação digital das empresas, o empreendedorismo em novos setores e negócios que têm sua base no digital.

É preciso ter em mente que colocar a empresa na rota da inovação envolve entender os processos que são importantes para atualização da organização dentro da nova economia digital.  

Se você se interessa por dados e tomada de decisões, empreendedorismo, transformação digital, tecnologia aplicada a negócios e gestão de pessoas em ambientes digitais, continue a leitura!

Entenda os pilares da economia digital

Entenda os pilares da economia digital

A transformação digital pode ser definida como o ato de colocar a tecnologia como ponto central dentro da empresa, de forma a otimizar processos e aumentar a sua produtividade.

Entretanto, vale ressaltar que investir em tecnologia não basta para que a transformação digital seja incorporada na organização. É necessário que haja também uma mudança na sua cultura.

E essa mudança deve vir de dentro da empresa, começando com os altos cargos, porque neles estão os tomadores de decisões que vão alocar recursos para mudar o mindset corporativo.

Mindset este que consiste em compreender totalmente seus objetivos e as possíveis dificuldades para alcançá-los, assim como o que se está disposto a fazer em prol do crescimento da empresa.

Quando a transformação digital é feita, a organização passa a fazer parte de uma nova economia baseada em fazer negócios no ambiente digital, superando as dificuldades impostas pelo presencial.

Além disso, estamos falando de abordagens que contribuem para elevar os líderes de projeto a executarem funções estratégicas e de alto valor agregado, enquanto as tecnologias automatizam tarefas simples.

Tais abordagens envolvem design thinking, Inteligência Artificial, agilidade organizacional, computação cognitiva, entre outras.

Essa transformação fomenta a inovação por meio de algumas características, sendo as principais: entrega de mais VALOR, com mais VELOCIDADE e maior ESCALABILIDADE.

Essa nova forma de negociar e atuar se chama economia digital, e com ela é possível realizar transações sem a necessidade de um ponto de encontro no “mundo real”.

O líder de projetos como agente de transformação

 O líder de projetos como agente de transformação

Agora que você já sabe um pouco sobre a economia digital, vamos falar onde se encaixa o gestor de projetos nesse processo.

Pudemos observar nos últimos anos – principalmente durante a pandemia – que o líder de projetos passou a ser um agente de transformação. 

Isso porque, na economia digital, esse novo líder de projetos precisa saber se comunicar de uma forma muito diferente de como acontecia anos atrás.

Vivemos na era das mensagens instantâneas, e os clientes não querem mais saber sobre o andamento de seus projetos apenas uma vez por semana.

Cabe a este líder, então, estar disponível e ser capaz de tomar decisões inteligentes rapidamente, enxergando novas soluções e oportunidades.

As organizações já reconhecem os benefícios de se ter pessoas atuando na gestão de projetos e o impacto disso nos resultados, quando aliado a soluções da transformação digital:

  • Agilidade organizacional
  • Maior satisfação de clientes e stakeholders
  • Maior percepção de valor
  • Redução de custos
  • Viabilidade para executar iniciativas de alto impacto
  • Capacidade de atuar em ambientes adaptativos

Mais do que tudo, o novo líder de projetos deve estar disposto a se atualizar e qualificar constantemente, promovendo o desenvolvimento também de sua equipe.

Curso avançado é diferencial para o novo gestor de projetos

Curso avançado é diferencial para o novo gestor de projetos

Se você se interessa pelo tema e atua na área há pelo menos cinco anos, conheça a Especialização em Inovação, Empreendedorismo e Projetos na Economia Digital do Institut de Formació Contínua (IL3) da Universidade de Barcelona.

Este curso avançado amplia conhecimentos teóricos e práticos para enfrentar os desafios diários em gestão de projeto da nova economia digital.

Além disso, permite uma visão sobre métodos de liderança de equipes que priorizam a atração e retenção de talentos, assim como a criação de sinergias com outras empresas e instituições.

Trata-se de uma oportunidade de formação direta com grandes especialistas da Universidade de Barcelona, uma das cidades europeias na qual os mais novos projetos digitais surgiram e são exemplos a serem estudados.

Especializar-se em uma universidade estrangeira proporciona o contato com novos pontos de vista, e permite ter novas perspectivas de mercado.

As aulas, que têm início em 26/09, serão realizadas por professores da Espanha e legendadas simultaneamente em português. O curso tem duração aproximada de 5 meses e certificado emitido pelo IL3-Universidade de Barcelona. Clique aqui e saiba mais!

 

Receba em seu e-mail as novidades Solution

Pessoa sorrindo

Receba em seu e-mail as novidades Solution

Receba novidades do Solution em seu e-mail

O Pecege é uma organização com mais de 20 anos que tem o objetivo de democratizar o conhecimento para contribuir com o desenvolvimento econômico, social e cultural. Possui mais de 1200 profissionais associados, doutores, mestres, especialistas e livre-docentes. Entre as suas iniciativas em cursos e treinamentos estão os MBAs USP/Esalq, cursos de graduação, educação corporativa e cursos livres. A Plataforma Solution nasce em 2018, como uma das soluções Pecege, a fim de oferecer conhecimento aplicável às demandas do mercado atual e ágil para capacitar profissionais em diversas áreas do conhecimento.

Whatsapp