Atualidades

Ana Rízia
3 minutos de leitura
Escrito dia 18/11/2020


A orientação por dados é um movimento inevitável e a cada dia se torna mais importante para ações do cotidiano de pessoas e empresas. Isso indica que um mindset data driven será o diferencial competitivo em um mundo onde o Big Data e inteligência de dados estão cada vez mais em uso. Como um conceito […]


A orientação por dados é um movimento inevitável e a cada dia se torna mais importante para ações do cotidiano de pessoas e empresas. Isso indica que um mindset data driven será o diferencial competitivo em um mundo onde o Big Data e inteligência de dados estão cada vez mais em uso.

Como um conceito que veio para ficar, o mindset data driven está diretamente associado com tecnologia e com o processo de tomada de decisão. Nisso tudo, vale também uma atenção para aprender a interpretar dados e organizá-los na hora de fazer uma apresentação.

Conheça hoje o nosso curso de Data Visualization!

Cultura orientada por dados

A ciência de dados envolve aspectos relacionados à análise de dados propriamente dita e a ferramentas de captação e reconhecimento de padrões, como o Analytics e o machine learning. Nessa conta entram ainda softwares, internet das coisas (IoT) e dispositivos conectados em rede, que geram e integram informações.

Seja para fins organizacionais ou pessoais, a ciência de dados dá uma percepção do mindset data driven. Esse conceito causa o entendimento de que dados podem, de maneira correta, serem tratados para a alocação de recursos, apontar tendências e conduzir decisões.

A importância de se guiar por dados vem diretamente do acompanhamento de tendências, pois, a partir do comportamento dos dados, aprimoramos o processo de tomada de decisão.

O que é preciso?

Se você se perguntas sobre o que é preciso para ter um midset data driven, confira os pontos a seguir:

Objetivo: de pequeno ou longo prazo, um objetivo definido ajuda a selecionar as informações que realmente serão aproveitadas do Big Data.

Valor por área: os objetivos traçados se orientam pelas áreas que agregam mais valor e impactam diretamente na tomada de decisão dentro da empresa.

Dados: o armazenamento de dados é tão importante quanto a sua geração, por isso eles devem ser tratados de forma adequada para análises futuras.

Análise: existem diversas maneiras de analisar dados, por isso a importância de correlacionar e comparar variáveis, além de uma série de avaliações durante um período. A análise também será importante para definir a apresentação de um conjunto de dados e o valor que eles terão para a tomada de decisões.

Ação: com uma decisão tomada, é preciso garantir que ela seja cumprida. Um mindset data driven se resume a agir dessa forma, concluindo metas a partir da orientação por dados.

Ciência dos dados

A formação de um cientista de dados geralmente é a uma colcha de retalhos. Um profissional dessa área pode ser formado em ciências humanas, exatas, biológicas e sociais, por exemplo, mas acrescentar ao seu conhecimento cursos rápidos que tragam a aptidão para programar.

Por isso é tão importante escolher bem de onde o conhecimento virá e estar alerta para as novidades que surgem no universo da interpretação de dados. Isso também significa ter um mindset data driven.

Além disso, atenção para três pilares essenciais da ciência de dados:

Fundamentos: seja com cálculos estatísticos, econômicos, algébricos ou subjacentes, todo algoritmo precisa ser levado a sério, porque sem isso é muito fácil acrescentar ao software um código de programação errado.

Códigos: com uma boa base de fundamentos, os códigos são feitos com facilidade. Uma pessoa com esse domínio consegue aprender mais agilmente novas linguagens de programação. 

Especialização: o pensamento analítico e de gestão virão com o aprendizado contínuo e especializado. Um profissional desse campo precisa ter um olhar para encarar dados e saber o que fazer com eles.

O universo da análise de dados faz parte da vida de todos os profissionais, inclusive você.

Conheça também os 7 mandamentos da visualização de dados.

icone de gota

Artigos Relacionados