O Brasil é o segundo maior produtor de carne bovina do mundo e esse setor representa uma fatia significativa do PIB do país – e também emprega quase 7 milhões de pessoas.
A produção de bovinos aumentou mais de quatro vezes nos últimos 42 anos e representou 14% do valor bruto de toda a produção agropecuária em 2016. Os dados são da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).
Não só no Brasil, mas no mundo, a produção cresce mais a cada ano e com isso os desafios também aumentam. De acordo com o professor do curso de Gestão e Custos da Cadeia de Pecuária de Corte da Solution, Thiago Bernardino de Carvalho, a dificuldade atualmente é aumentar a produtividade com novas formas de gestão da produção e gestão de risco de preços.
“A indústria vai precisar se reorganizar”, afirma. Segundo ele, questões de armazenamento da carne, tributação, logística e adaptação às novas tecnologias são alguns dos desafios no Brasil.
Falta espaço físico
Já em âmbito mundial, a principal preocupação com o aumento da pecuária de corte é a falta de espaço físico para criação de gado. “Não há tantas áreas no mundo com uma possibilidade de crescimento e de aumentar a produtividade como o Brasil e ainda há pressão ambiental”, explica.
Segundo Carvalho, para driblar esses problemas é preciso que seja feita uma readequação para evitar impactos econômicos da inflação e para colocar o alimento a um preço barato para a população.
O professor disse ainda que há a necessidade de que o Brasil aumente a produtividade de carne para conseguir ofertar para outros países, já que há essa possibilidade por conta do espaço físico.
Capacitação
Para que os desafios sejam cada vez mais superados, é necessário que quem trabalha no setor tenha a capacitação necessária para entender o mercado e lidar com novas tecnologias e formas de gestão.
O curso on demand de Gestão e Custos da Cadeia de Pecuária de Corte da Solution fala sobre o tema de forma dinâmica e direta.
“O curso aborda desde o histórico da pecuária de corte, como se deu essa evolução no Brasil, e atinge os principais pontos, a produção, a indústria e até o consumo interno e externo”, diz o professor.
São quatro módulos que falam sobre vários aspectos da pecuária de corte no Brasil e no mundo. Não é necessário conhecimento prévio para fazer o curso.
Quer saber mais sobre o curso? Acesse aqui.