Blog

Como acabar com o cansaço e manter a produtividade no fim de ano

Categorias: DicasAtualidades

Encontrar forças para encerrar o ano de 2021 com a produtividade em dia pode ser desafiador. Em muitos aspectos, esse não foi um período fácil – o que se reflete no fato de que estamos todos muito cansados.

E a fadiga, além de ser um sintoma de diversas enfermidades, pode ser considerada uma doença por si só, chamada “síndrome da fadiga crônica”. Ela ocorre quando você sente um profundo cansaço, mas não há melhora no quadro após o descanso.

Os fatores que influenciam nesse estado podem variar. A depressão, a ansiedade e o estresse estão entre eles, mas a má alimentação e a preocupação constante com a própria saúde devido ao cenário pandêmico que enfrentamos também têm seu papel.

Confira três dicas para diminuir o estresse no ambiente de trabalho.

 

O papel da tecnologia

Estamos a cada dia mais dependentes da tecnologia, com o computador e o smartphone se tornando ferramentas essenciais para o trabalho – e, em alguns casos, para o lazer.

Com o isolamento social, para muitos, eles também foram a única fonte de contato com familiares, amigos e o mundo exterior.

Entretanto, o uso excessivo desses aparelhos traz aspectos negativos, como o cansaço físico após passar várias horas sentado em frente ao computador, que é agravado por dores nas costas e olhos, por exemplo.

Há também o cansaço mental, com um dos agravantes sendo a grande quantidade de reuniões virtuais, nas quais os funcionários de empresas precisam participar ao estarem em home office.

Já dizia o ditado: “tudo em excesso faz mal”. Portanto, recomendamos que, se você estiver passando por isso, tente diminuir o tempo de telas, incluindo intervalos em sua rotina para exercícios e outras atividades, como a leitura.

Essa pequena alteração vai contribuir para que você esteja mais descansado e, consequentemente, seja mais produtivo – mesmo com toda a correria que sabemos existir nos finais de ano.

 

Movimentar para acabar com o cansaço

Que o exercício físico é essencial para a saúde todo mundo já sabe. Mas você já parou para pensar que se movimentar pode contribuir para dar um fim ao cansaço?

Parece estranho, né? Mas isso acontece porque praticar uma atividade física, como a caminhada, faz com que você tenha mais energia e, consequentemente, se sinta mais animado e bem-disposto para encarar as tarefas do dia a dia.

Com movimento, nosso cérebro libera substâncias responsáveis pelo bem-estar, como endorfina e dopamina. Além disso, dormir se torna mais fácil – e sabemos o poder que uma boa noite de sono tem no combate ao cansaço.

De acordo com estudo realizado pela Universidade de Georgia, nos Estados Unidos, o recomendado são atividades com duração entre 20 a 40 minutos, de baixo impacto e, de preferência, realizadas ao ar livre.

Então, não use a falta de tempo como desculpa para negligenciar sua saúde, tá? Lembre-se dos inúmeros benefícios que o exercício traz não apenas para a sua saúde física, mas também para a mental.

Exercitar-se ajuda a aliviar o estresse, melhora o humor e aumenta a autoestima – isso só para citar alguns benefícios. E uma pessoa de bem consigo mesma com certeza será mais produtiva não apenas no trabalho, como também nas outras esferas da vida.

 

O fim de ano traz diversos desafios – desde o trabalho acumulado e os prazos a cumprir no serviço, até o cuidado com a casa e os filhos.

Então, é normal que a gente se sinta sobrecarregado e cansado com tantas coisas a fazer nesse curto período que nos resta antes do ano acabar.

Mas saiba que é possível manter-se firme, bem-disposto e produtivo nesse período – e as dicas que demos no texto de hoje vão te ajudar a superar mais esse desafio.

 

Não deixe de compartilhar esta matéria com aquele familiar ou colega de trabalho que está atolado nas tarefas de fim ano, e que precisa de algumas dicas para conseguir dar conta de tudo para começar 2022 com o pé direito!