calendário padrão

Criar um calendário padrão MS Project pode auxiliar e poupar tempo do gestor. No artigo anterior, você aprendeu a criar um calendário com os horários e feriados. Agora você vai entender como atribuir um calendário para que ele fique disponível a todos os seus projetos. Confira!

Quer aprender a configurar o calendário com horários, feriados e folgas? Leia o tutorial anterior!

Antes de tudo, é preciso conhecer um conceito muito importante do MS Project, o Organizador. Ele é uma ferramenta para copiar relatórios, calendários e outros elementos para outros projetos ou para o modelo Global (Global.MPT). Ao copiar um elemento para o modelo Global, você o disponibiliza para todos os seus projetos.

Para atribuir o calendário padrão da organização para todos os projetos, ou seja, torná-lo global, vamos seguir passo-a-passo. Primeiro, abra o arquivo que você criou o calendário de acordo com o tutorial anterior. Vá na aba “Arquivo” e, em “Informações”, clique em “Organizador”, conforme a imagem abaixo:

Após isso, vá na aba “Calendários”, que é a sexta da janela que vai abrir. Veja a imagem:

Nesta aba, você vai selecionar o calendário que criou e pretende padronizar para todos os seus projetos do lado direito. Neste caso, optei pelo Solution, que foi criado no tutorial anterior. Depois clique em “Copiar” e ele ficará no Globa.MPT.

Não há necessidade de salvar o modelo global para que as ações realizadas sejam aplicadas ao seu projeto. Basta fechar as abas após seguir as etapas. Ao abrir um novo projeto, o calendário copiado para o Global.MPT vai estar disponível para uso.

Calendário padrão disponível para todos os seus projetos

Assim, você poderá abrir qualquer projeto no Microsoft Project, seja ele um projeto já existente ou um novo, para ter à disposição seu calendário criado, já com o horário definido e todos os feriados, folgas, horários específicos, etc.

Se interessou pelo assunto? Conheça o curso de MS Project da Plataforma Solution!

Ficou com alguma dúvida? Comente!

Carlos Roberto Campos é especialista em Gestão de Projetos e professor da Plataforma Solution.

  • gestão de projetos
  • microsoft project
  • ms project