Blog

Como ganhar tempo estabelecendo uma rotina

Categorias: DicasGestão

Se você sente que as 24 horas do dia não são suficientes para cumprir todas as suas obrigações e ter um tempinho para descansar e curtir a família e os amigos, talvez o seu problema seja falta de organização.

Mas saiba que para isso existe uma solução: criar uma rotina.

E para que ela se torne efetiva e mude a sua forma de viver, não é necessário se prender a padrões pré-estabelecidos. O que você precisa é encontrar uma rotina que seja adequada às suas necessidades e que te permita ser flexível.

Isso porque estamos sempre sujeitos a imprevistos, mas também podemos sentir a necessidade de alterar compromissos ou tarefas para que possamos executá-los com calma e precisão.

E para fazer isso sem prejudicar as pessoas que convivem com a gente, é preciso que o dia seja bem organizado. Dessa forma poderemos contornar imprevistos e ainda chegar ao final do dia com a sensação de dever cumprido.

Você pode se interessar pela nossa matéria com 5 dicas sobre como vencer a procrastinação.

 

Conquiste o tempo

Ter um tempo para si mesmo é uma prioridade para quem exerce diversos papéis, como o de cuidar dos filhos, da casa e do trabalho. E é exatamente isso que conquistamos com a organização proporcionada por uma rotina bem estruturada: tempo.

Esse pensamento pode parecer estranho à primeira vista, pois associamos a rotina a um dia completamente ocupado. Porém, quando estamos no controle, fica mais fácil encaixar momentos de prazer entre as tarefas.

Por isso, antes de estabelecer a sua rotina, atribua um tempo para todas as atividades que executa ao longo do dia, para saber com exatidão quanto tempo gasta em cada uma delas.

Você pode se surpreender ao constatar que na verdade demora cinco minutos para tomar o café da manhã, quando pensava que eram quinze – ou mesmo com a quantidade total de tempo que gasta nas redes sociais ao longo de um dia.

Tendo esses dados em mãos, você pode encontrar espaços, por exemplo, para o autocuidado e o lazer – acrescentando no seu dia um tempo para a rotina de skin care (cuidados com a pele), um período de leitura após o banho ou apenas descansando, sem pensar em nada.

 

Conheça a si mesmo

Como em qualquer projeto pessoal, na criação de uma rotina é extremamente importante o autoconhecimento, pois só sendo sinceros sobre como funcionamos é que alcançaremos nossos objetivos.

Você pode começar se perguntando se é mais produtivo no período da manhã ou da tarde e, com a resposta em mãos, realocar suas tarefas mais difíceis para quando rende mais. Assim, terá mais disposição ao lidar com elas.

Também, questione-se sobre quantas pausas faz ao longo do dia para tomar um café e conversar com os colegas na cozinha, e se todas elas são necessárias. Talvez você possa diminuí-las e usar esse tempo para encerrar o expediente mais cedo, por exemplo.

Seja como for, tenha em mente que você precisa estar aberto às possíveis mudanças que vão ser necessárias para que seu tempo seja mais bem aproveitado. Mais do que isso, é preciso que você consiga sustentar essas mudanças.

Nós, seres humanos, temos a tendência a querer resultados imediatos quando nos propomos algo novo – e muitas vezes desistimos logo no início quando o objetivo não é alcançado de primeira.

Mas, para que uma mudança na rotina passe a ser um hábito, é preciso tempo e constância, como você pode conferir nessa matéria sobre como priorizar tarefas e criar bons hábitos. Por isso, persista!

 

É uma questão de liberdade

Você já deve ter ouvido o discurso de que ter uma rotina te deixa “engessado” e tira a sua liberdade. Mas quem falou isso está enganado, porque a verdadeira liberdade é ter a vida sob controle.

E, para isso acontecer, devemos fazer tentativas. Não existe uma “fórmula mágica” para se ter uma rotina equilibrada, com momentos de lazer e trabalho. É preciso testar e mensurar resultados, até encontrar aquilo que melhor funciona para você.

Lembre-se sempre de ser flexível e não se sentir culpado quando as coisas não acontecem como o planejado. Tudo isso faz parte do aprendizado necessário para se alcançar a liberdade.

 

Compartilhe nossas dicas sobre rotina com seus amigos que precisam da liberdade proporcionada pela boa gestão de tempo, e não deixe de ler sobre a Técnica Pomodoro, que irá te ajudar a  ser mais ágil e focado no trabalho e nos estudos!