Blog

Como lidar com os novos desafios da educação

Categorias: Educação

Educadores no mundo todo precisaram remodelar a forma de ensinar dentro de um planejamento que não previa uma pandemia. Esse fato originou também outros novos desafios da educação, que não estão ligados somente à adaptação das aulas, mas de toda a experiência dentro de uma escola.

Passado mais de um ano, ainda há muito o que ser feito pela educação. A cada dia, novos debates surgem sobre o futuro das escolas - e as deficiências presentes no ensino mostram que grande parte das estratégias utilizadas já não fazem sentido há muito tempo.

Por isso, trouxemos hoje alguns pontos para serem pensados dentro dos novos desafios da educação. Confira!

Informação de confiança

Para não tomar decisões precipitadas, é importante que as escolas acompanhem canais oficiais de informações, filtrando o necessário para comunicar pais, alunos e professores e tornando a gestão mais eficiente. Além disso, a divergência na comunicação pode se tornar um problema se a escola não segue canais oficiais ou sites confiáveis de notícias.

Na era das fake news, procurar por boas fontes é uma forma de encarar os novos desafios da educação e se prevenir contra boatos ou repasse de informações mal apuradas. Por isso, cabe aos responsáveis pelo planejamento mostrar um panorama real para a comunidade escolar e como as estratégias serão adaptadas em cada mudança.

Posicionamento consciente

Em qualquer situação, a escola precisa mostrar empatia com as particularidades e sentimentos de cada participante da comunidade escolar. Dentro dos novos desafios da educação, um dos principais pontos de atenção será a comunicação e compreensão desses núcleos.

Transmitir consciência sobre as aflições mais pessoais é essencial, especialmente optando pelos canais certos de comunicação, que devem incluir a todos e não impor limites para o tempo de visualização da informação. 

Apoio docente no plano de aulas

O educador tem um papel chave na escola e não deve ser excluído do planejamento de novas estratégias. Sua participação é maior do que apenas pensar em aulas. 

Professores são capazes de sinalizar as melhores opções de adaptação do cronograma escolar para os novos desafios da educação, algo fundamental para dar continuidade ao ensino mesmo após o final da aula. 

Sabendo melhor do que ninguém como lidar com suas turmas, os professores deverão trazer opiniões e visões sobre as metodologias aplicadas, ajudando, dessa forma, a esclarecer dúvidas e formar ideias que poderão ser usadas nos planos anuais.

Aulas adaptadas

Em um país marcado pela desigualdade, vale lembrar que as estratégias devem ser adaptadas para as realidades mais diversas. Por isso é tão importante manter canais alternativos de contato com professores, pais e demais funcionários das escolas, verificando, assim, suas dificuldades em aderir ao modelo de ensino adotado.

Pensando ainda no contexto recente, nem todo aluno conseguiu assistir as aulas online, e este pode ter se tornado um dos maiores desafios da educação atual. Por isso, as escolas devem adotar medidas para que o ensino seja possível em todos os casos (presencial, online ou híbrido), distribuindo material para estudo semanalmente e de forma controlada na secretaria, por exemplo, além de realizar monitorias para tirar dúvidas com a presença de um professor.

Relacionamento com responsáveis

Da mesma forma que cuidar do material pedagógico deve ser uma preocupação de alto nível, o relacionamento e conversa com pais e responsáveis será essencial para saber como cada núcleo familiar lida com o ensino dos alunos.

Junto a isso, manter os responsáveis alinhados à proposta pedagógica e estratégias criadas para lidar com crises, formando uma parceria que coloque o bem-estar e desenvolvimento do aluno no centro de tudo, faz toda a diferença.

O papel das escolas é fundamental para firmar laços e acompanhar a evolução da comunidade. Você também concorda?

Acompanhe nossos canais, pois em breve teremos mais novidades sobre os temas de educação.

Vem aí: Quest de Educação. Aguarde!