Blog

Como ser autêntico no ambiente de trabalho

Categorias: DicasCarreiraAtualidades

Ser você mesmo no ambiente de trabalho é um lema essencial para o desenvolvimento dos profissionais de hoje. Isso porque, quando aceitos como realmente são, eles passam a se sentir acolhidos na equipe em que trabalham.

Consequentemente, há dentro deles a motivação necessária para fazer o seu melhor nas tarefas diárias. É dessa forma que os colaboradores crescem junto da empresa, sabendo que ela aceita sua personalidade e estimula suas ideias.

Entretanto, ser você mesmo no ambiente de trabalho não significa ultrapassar limites e agir de maneira inadequada aos valores da organização. Mesmo em um local onde há liberdade para ser autêntico deve haver respeito pelo próximo.

Quer entender melhor o assunto e se tornar autêntico inclusive no trabalho? Continue a leitura!

 

Não represente um papel

Assumir na vida profissional uma personalidade diferente da realidade – aquela que é vista pelas pessoas do seu círculo pessoal – é extremamente cansativo e acaba com a energia que deveria ser gasta para alcançar seus objetivos no trabalho.

Isso porque, ao representar um papel, você precisa estar atento a cada mínimo detalhe de seu comportamento e, com o passar do tempo, manter aquele personagem se torna cada vez mais difícil.

Também, representar um papel gera desconfiança entre os funcionários, pois eles não saberão quem você realmente é, o que pensa e do que gosta. E para que haja confiança na equipe é necessário que seus membros conheçam uns aos outros.

Além disso, ao ser você mesmo no ambiente de trabalho, existe um incentivo para que os demais funcionários também mostrem seu verdadeiro eu. Afinal, é muito fácil perceber quando alguém não está à vontade e agindo de forma não natural contra a própria vontade.

 

Como ser autêntico contribui para o seu trabalho

Cada ser humano possui histórias que tornam o seu ponto de vista sobre determinada situação algo único, algo que as empresas têm valorizado cada vez mais.

Isso acontece porque encarar uma questão sob diferentes perspectivas gera equipes mais criativas, que vão encontrar as melhores soluções para os seus problemas e desenvolver projetos inovadores.

Mas, para isso acontecer, é preciso que os trabalhadores sejam autênticos em suas observações, o que só será possível ao assumirem quem são de fato e se sentirem confortáveis consigo mesmos.

 

A importância da autoconfiança

A falta de autoconfiança pode levar um profissional a adotar outra versão de si mesmo enquanto está trabalhando, muitas vezes por não estar à vontade com sua própria personalidade.

O trabalhador se sente “pouco” em relação aos seus colegas ou à empresa, o que o faz pensar que o que ele tem a dizer não possui valor, ou mesmo que será excluído se não agir de determinada maneira, por exemplo.

É preciso, então, que ele trabalhe esse ponto fraco e acredite em seu potencial. À organização cabe o papel de valorizar seus funcionários, demonstrando que eles são importantes para o funcionamento de todas as operações.

 

Pode haver outro motivo

Já falamos sobre a importância de ser você mesmo no ambiente de trabalho, um profissional autêntico e autoconfiante, acolhido pela sua equipe e que contribui para o crescimento da empresa.

Entretanto, ser outra pessoa na vida profissional pode estar relacionado à organização e não a você mesmo. Se aquele emprego não combina com o seu perfil e você e a empresa possuem valores diferentes, pode ser que você tente se adequar a ela.

Nesse caso, porém, é necessário que você analise bem a condição em que se encontra, se seu trabalho te faz bem ou se está infeliz naquele cargo. Dependendo do resultado, talvez seja hora de procurar outra colocação no mercado de trabalho.

 

Se você gostou das nossas observações sobre como ser você mesmo no ambiente de trabalho, não deixe de compartilhar este texto com sua rede de contatos!

Aproveite também para conhecer nosso curso de Comportamento Organizacional, onde você vai aprender sobre como o comportamento humano e as relações de trabalho contribuem para a formação de equipes de alta performance!