Dicas

Nathalia Aparecida Salvador

3 minutos de leitura



Nada como um período de festas e férias para nos tirar da rotina. Dormir tarde e acordar mais tarde, misturar as refeições, não pensar em prazos de entrega e nos e-mails que temos de responder e, finalmente, ter o tão merecido descanso.

Tudo isso é muito bom e necessário para recarregar as energias e começar bem o novo ano. Porém, quando essa falta de rotina se torna um hábito, retornar aos antigos costumes pode ser desafiador.

Por isso, separamos para você algumas dicas que vão te ajudar a entrar no ritmo nesse comecinho de 2022. Vamos lá?

No trabalho

1 – Planeje o seu retorno

Antes de iniciar seu recesso, faça uma lista com todas as suas obrigações e tarefas que precisa executar quando voltar de férias. Dessa forma, seu primeiro dia de retorno já estará em parte planejado, e você poderá visualizar melhor suas pendências.

Também, faça uma lista das pessoas cujo e-mails você precisa dar prioridade quando voltar, ao invés de tentar responder a todos, partindo do mais antigo ao mais recente. Não fique ansioso, nem todas as mensagens são urgentes e muitas podem esperar.

2 – Atualize-se com colegas de trabalho

Caso a empresa onde trabalha não tenha dado férias coletivas aos seus funcionários, no dia em que você retornar ao trabalho reserve um tempo no período da manhã para conversar com seus colegas sobre tudo o que aconteceu enquanto você estava ausente.

Essa é uma excelente forma de se atualizar – inclusive de saber quais assuntos são mais urgentes e precisam da sua atenção imediata, e quais devem ser deixados para depois. Isso te ajudará, inclusive, a priorizar e-mails e tarefas.

3 – Não se deixe dispersar

Quando voltamos de férias e reencontramos pessoas que não víamos há algum tempo, há uma certa tendência ao bate-papo, com todos querendo contar o que fizeram no tempo livre, aonde foram, o que comeram.

Entretanto, essas conversas podem te dispersar, fazendo com que perca o foco do que é mais importante naquele momento, que é o seu trabalho. Portanto, tente deixar os temas acima para serem discutidos no horário de almoço, que é um período mais descontraído.

Na vida pessoal

4 – Coloque tudo em ordem

Nada como uma boa limpeza antes de efetivamente começar o ano e retornar à rotina. Por isso, recomendamos que você modifique as coisas com as quais esteve insatisfeito no ano anterior.

Pode ser dar um jeito no “quarto da bagunça” em sua casa, mover os móveis de lugar ou organizar seu cantinho no trabalho. Mude tudo aquilo que o incomodava e deixe os ambientes agradáveis para você.

5 – Não queira fazer tudo de uma vez

Quando começamos um novo ciclo, temos a tendência a querer fazer várias coisas novas ao mesmo tempo, e elas costumam ser grandes – passar a se exercitar diariamente, mudar completamente a alimentação ou iniciar um curso, por exemplo.

Não há nada de errado com esses objetivos, mas querer “abraçar o mundo” pode te levar à frustração. Por isso, insira esses novos hábitos aos poucos em sua rotina, e tenha em mente que você ainda tem 365 dias até o próximo ano, então pode fazer tudo com calma.

6 – Valorize as lembranças

Só porque você precisa retornar ao ritmo de antes das férias não significa que deve esquecer os bons momentos que viveu nesse período – pelo contrário, recomendamos que você cultive essas lembranças.

Isso te ajudará a manter o bom sentimento que esses dias te proporcionaram, e a estendê-lo pelo resto do ano. Poderá, inclusive, te ajudar a manter o foco ao pensar que voltará a viver momentos semelhantes daqui a 12 meses.

 

Agora que você já conferiu nossas dicas para retornar à rotina nesse novo ano – tanto no trabalho quanto na vida pessoal – é só colocá-las em prática. Temos certeza de que elas vão te ajudar nessa transição e a ter um 2022 melhor.

E se você gostou desse texto, compartilhe o conteúdo com seus colegas de trabalho que também estão voltando de férias – assim vocês vão conseguir entrar no ritmo juntos!

icone de gota

Artigos Relacionados

Dicas
Turnover e retenção – o que a rotatividade de funcionários diz sobre a sua empresa
4 minutos de leitura

Turnover e retenção – o que a rotatividade de funcionários diz sobre a sua empresa

Dicas
5 habilidades essenciais para os profissionais no pós-pandemia
4 minutos de leitura

5 habilidades essenciais para os profissionais no pós-pandemia

Dicas
Diversidade e inclusão – valores essenciais para as marcas na atualidade
3 minutos de leitura

Diversidade e inclusão – valores essenciais para as marcas na atualidade

Dicas
Qual é o seu propósito de vida? Nós podemos te ajudar a encontrá-lo!
4 minutos de leitura

Qual é o seu propósito de vida? Nós podemos te ajudar a encontrá-lo!

Utilizamos cookies em nossos sites para oferecer a você uma melhor experiência conforme nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando você concorda com estas condições.