Blog

Conteúdo confiável: é melhor aprender com professores ou influencers?

Categorias: SolutionEducaçãoAtualidades

Estar em uma sala de aula para conseguir aprender não é mais uma necessidade. E você com certeza já deve ter experimentado os avanços da tecnologia e facilidades da internet para obter conhecimento no conforto da sua casa.

Por aqui uma coisa ficou bem clara: o ensino a distância está cada vez mais popular. Com uma variedade de plataformas que oferecem cursos de curta duração, e até mesmo graduação e pós-graduação neste formato, podemos dizer que este é um caminho sem volta.

Um dos principais diferenciais do formato está nos preços acessíveis, bem mais atrativos que o presencial – sem falar na flexibilidade, que você também deve conhecer bem. Mas não só isso tem despertado o interesse maior no aprendizado online. Ter um curso ministrado por pessoas famosas em suas áreas, por exemplo, também cativa a atenção do público.

Porém, será que esses cursos trazem qualidade em primeiro lugar e saciam a sede por conhecimento do seu público? Ou esses nomes conhecidos funcionam apenas como chamariz e na verdade nada acrescentam ao seu currículo?

Com pessoas frustradas em meio a informações rasas, as expectativas em torno do nome de um professor podem ser controversas. Mas não se preocupe. Hoje temos algumas dicas para você aprender sempre com o melhor conteúdo.

 

Os influencers do conhecimento

Com as redes sociais, muitos profissionais se tornaram “influencers do conhecimento” ao compartilharem suas visões sobre as mais diversas áreas. Entretanto, você deve ficar atento a quem está seguindo, para não ser influenciado por um “charlatão”.

Muitos compartilham ideias aumentadas, baseadas apenas em achismos e não em dados e fatos – que deveriam ser a base de todas as opiniões. Em consequência disso, quem os acompanha acaba replicando falsas informações.

Confira abaixo algumas dicas sobre como identificar se o influencer é confiável:

  • Por serem famosas na internet, muitas dessas personalidades acabam sendo convidadas para ministrarem palestras, aulas ou mesmo cursos completos. Nesses casos, preste atenção nos comentários de quem já participou desses encontros. Com eles você poderá saber se o que foi anunciado é realmente entregue, evitando assim frustrações e desperdício de tempo e dinheiro – duas coisas muito valiosas atualmente.
  • Aqueles que querem aprender por meio do digital precisam estar alertas. Uma forma de fazer isso é pesquisando a fundo na web a presença digital do produtor de conteúdo, em quais redes sociais ele está – e não apenas no Instagram.
  • É importante conferir se ele tem conta no LinkedIn, se é recomendado dentro da plataforma e se possui um site. Veja também se existem matérias sobre essa pessoa publicadas na mídia, pois se ela for uma autoridade provavelmente já deu entrevistas sobre o assunto que domina.
  • Conferir se há postagens no Reclame Aqui sobre o influencer também é um grande indicador dos resultados alcançados pelos alunos com aquele curso, pois é necessário saber se existem feedbacks negativos.
  • Não se esqueça também de analisar o grau de confiança da plataforma na qual o curso está hospedado. Tudo isso serve como um termômetro para saber se aquele é um conteúdo confiável e que realmente vale a pena.

Lembre-se: nós não somos aquilo que dizemos ser, mas sim o que o outro diz que a gente é. Então, saber se esse profissional trouxe resultado às marcas e alunos que atendeu é um bom indício para confirmar se ele tem, ou não, a autoridade que proclama.

 

Esteja atento ao conteúdo

Agora, por que as pessoas muitas vezes escolhem um curso pelo professor famoso e não pelo seu conteúdo teórico e prático? Podemos citar como um dos fatores para essa decisão as opiniões de conhecidos que já passaram por aquela experiência e que a recomendam.

Mas é preciso saber os motivos por trás desse pensamento, se a pessoa conseguiu avaliar bem a qualidade da entrega ou se acabou caindo no “conto do vigário”. Ou seja, se ela foi levada a acreditar que recebeu aquilo que lhe haviam prometido, quando na verdade isso não aconteceu.

A popularidade da pessoa que ministra as aulas também tem grande peso na hora da decisão sobre o que estudar, pois passa ao público a ideia de que um sucesso igual ao dela pode ser alcançado fazendo aquele curso, como se existisse uma única fórmula que funcionasse para todos, o que não é verdade.

Entretanto, não é nosso objetivo dizer que os cursos de influencers não possuem qualidade, e sim que é necessário estarmos alertas ao que vamos consumir, pois somos nós os responsáveis pelo nosso próprio repertório.

Isso porque é você mesmo quem está fazendo a seleção do conteúdo que irá aprender e, para estar apto a lidar com os desafios do mercado de trabalho, vai precisar sempre “afiar” seu conhecimento, mesmo após certas modas passarem.

 

Como separar um bom conteúdo de um conteúdo ruim?

De acordo com o professor Rafael Terra, especialista em autoridade digital e responsável pelos cursos de Transformação Digital, LinkedIn e Autoridade Digital, da Plataforma Solution, um bom conteúdo é aquele que realmente transforma a pessoa ao final do curso.

É necessário que o que foi transmitido em aula seja aplicável, e não seja apenas teoria. Um bom conteúdo é aquele que a pessoa consegue usar em sua vida e em seu negócio. A palavra que o define é: usável.

“A gente lê o conteúdo, assiste à aula, e podemos usar aquilo – seja para uma mudança de atitude perante a vida ou perante nosso negócio. Um bom conteúdo é usável, e ele muda e transforma”, fala o professor.

Já um conteúdo ruim é aquele que fica só na teoria e não apresenta nada prático. Ou seja, a pessoa vai ganhar conhecimento, mas não vai saber como aplicá-lo. Um exemplo de área que necessita conter atividades práticas em seus cursos é a do marketing.

 

Defina seus objetivos

No processo de aprendizado, é importante que os objetivos estejam claros, que você saiba o que quer. A partir daí é possível traçar qual caminho seguir para alcançá-los, aproveitando ao máximo o tempo e dinheiro investidos.

Esse percurso pode incluir podcasts, vídeos, artigos e cursos que, apesar de curtos, não devem ser rasos. E mesmo que eles sirvam apenas como base para um assunto maior, é importante que apresentem boas fontes para que você possa seguir com seus estudos.

Ter objetivos bem definidos dá a sensação de propósito, e ao subir cada degrau em direção a eles vivemos uma pequena vitória. Portanto, não pule esta etapa e trabalhe para alcançar seus sonhos e objetivos – sejam eles pessoais ou profissionais.

 

Nós temos o que você precisa

Confira abaixo alguns diferenciais da Plataforma Solution, que incluem conteúdo confiável e aplicável, alinhando teoria e prática para oferecer o melhor conhecimento:

- Conteúdos confiáveis em um único lugar

Você não precisa se cansar fazendo infinitas buscas na internet para encontrar o conhecimento complementar que necessita. Com nossa curadoria de conteúdo já fazemos isso por você, basta navegar pelas diferentes sessões que criamos para descobrir o que te espera.

- Indicações baseadas no conhecimento de professores e curadores

Todo o conteúdo que oferecemos é resultado de uma seleção feita por nossos professores e curadores. Juntos, eles separam e indicam elementos essenciais para aumentar seu conhecimento, que também vão te ajudar a direcionar seus objetivos profissionais.

- Contextualização de cenários

Com foco no mercado de trabalho, a seleção de conteúdos confiáveis presente nas trilhas faz paralelo ao que é necessário para se alcançar uma carreira de sucesso no mundo de hoje. Atualização, mudança de carreira, assumir novos desafios ou empreender. Seja qual for o seu objetivo, há sempre alguma coisa a aprender – e nós te ajudamos nisso!

- Formatos flexíveis e autonomia em foco

Tem gente que aprende lendo artigos e quem prefere consumir conteúdos em áudio ou vídeo. Na Plataforma Solution você encontra todos esses formatos, que podem te acompanhar a qualquer momento. A escolha sobre como, quando e onde aprender é sua.

- Base para ampliar o conhecimento

Já ouviu falar em reação em cadeia? Um pequeno pontapé hoje vai te estimular a continuar sua busca por mais conhecimento, e é isso que desejamos. Nossas trilhas servem como alicerce para que você escolha a melhor forma de se tornar o profissional que deseja.

 

Conheça um pouco mais sobre a Plataforma Solution

Somos uma Plataforma que está sempre atualizada, com lançamentos que acompanham as demandas do mercado de trabalho, disponibilizando ainda diversos conteúdos gratuitos para que todos tenham a oportunidade de aprender.

Fazemos isso porque acreditamos que o conhecimento é um direito de todos, algo que levamos para a vida inteira e que é capaz de modificar o nosso meio, a nós mesmos e as pessoas que fazem parte do círculo social no qual estamos inseridos.

 

Já deu para perceber na Plataforma Solution você conta com um conteúdo confiável em todos os cursos e trilhas que oferecemos, certo? Isso acontece porque contamos com professores especialistas, que possuem experiência comprovada no mercado de trabalho!

E se você gostou deste artigo, não se esqueça de compartilhá-lo nas suas redes sociais, para que seus amigos também possam entender melhor a importância de se manter atento quando forem escolher o que estudar!