5 filmes sobre Marketing para quem quer iniciar sua carreira na área

Filmes

Produções cinematográficas ampliam seu conhecimento sobre a profissão

 

Se você gosta de marketing é fundamental estar bem atualizado sobre a área. Assistir a um bom filme é uma excelente opção, desperta a percepção. Pensando nisso, selecionamos 5 filmes sobre marketing que fará você expandir seu conhecimento, se divertindo.

E se está prestes a ingressar num curso, as produções cinematográficas ajudam a definir o melhor caminho para o aprendizado.

Prepare a pipoca e vamos lá!

 

1. Amor Por Contrato 

Imagine, se você morasse numa pequena cidade e seu novo vizinho tivesse uma família perfeita, morando em uma casa   luxuosa e que esbanjasse produtos de última geração. Será que eles influenciariam o seu poder de compra?  E se você   descobrisse que essa família é uma farsa? 

Estrelado por David Duchovny, Demi Moore, Ben Hollingsworth e Amber Heard, a comédia hollywoodiana, aborda eficientes   estratégias de marketing pessoal, onde cada personagem está preparado para falar exatamente o que o público quer   ouvir, exercendo o poder de persuasão, além de mostrar que o marketing “boca a boca” também tem lá sua eficiência.

E se quiser ir mais a fundo, podemos observar que todos podem ser influenciadores do consumo, o que nos remete aos   influenciadores do marketing digital, com a divulgação dos produtos.  Fica o alerta para o consumo exagerado e seu   impacto na sociedade.

 

2. O Homem que mudou o jogo 

 A história se baseia no protagonismo do personagem Billy Beane (Brad Pitt) que é o gerente do time de baseball Oakland   Athletics. Com pouco dinheiro em caixa mas com a ajuda de Peter Brand (Jonah Hill), desenvolveu um sofisticado programa   de estatísticas para o clube, e fez com que o time ficasse entre as principais equipes do esporte nos anos 80.

O filme é inspirador e aponta para um dos princípios do marketing e da comunicação onde um bom planejamento   associado com ações estratégicas faz com que o profissional da área alcance seus objetivos.

Outra aposta que essa produção deixa como lição é a gestão de pessoas. Reconhecer os talentos escondidos no próprio   time, treinar a equipe e usar o melhor dela para enfrentar o adversário, foi uma jogada de mestre.

 

3. Jerry Maguirre - A grande virada 

 Sendo você um agente esportivo bem-sucedido, que tivesse a sensibilidade de escrever uma declaração para que os   agentes esportivos passem a tratar de forma mais humana seus clientes, ficaria feliz com a ideia? Provavelmente sim.  Só   que para Jerry Maguire (Tom Cruise) o preço foi alto e custou sua demissão e a perda de todos os seus clientes, menos um,   o temperamental jogador de futebol americano (Cuba Gooding Jr.)

 Com 138 minutos de duração você vai entender sobre o marketing de relacionamento. O filme mostra a importância da   fidelidade no atendimento e traz dicas para cativar um cliente, principalmente os de personalidade forte. No roteiro o item   gestão de marca não poderia faltar, um trabalho muito utilizado nos tempos atuais para se manter firme num mercado   competitivo.

 

4. O Senhor das Armas

Esta produção apresenta a história de Yuri Orlov (Nicolas Cage) um traficante de armas que realiza negócios nos mais   variados locais do planeta. Sendo seu ambiente de negócio zonas de guerra, o ator procura estar sempre a frente do   agente da Interpol, vivenciado por Ethan Hawhe, assim como dos seus concorrentes e clientes, diga-se de passagem, os   mais famosos ditadores do Mundo.

A relação do filme com o Marketing se baseia no nicho de mercado. Ás vezes você pode até pensar que tudo está   saturado, mas vai descobrir neste filme que sempre tem um nicho a ser explorado e é aí que seu negócio pode se   desenvolver e ganhar um novo espaço no mercado.  É claro que vender armas não é uma boa ideia, mas fique atento ao   surgimento de novas possibilidades.

 

5. Steve Jobs (2015)  

O filme carrega a biografia de Steve Jobs, que apesar de ser um gênio, tem um temperamento desequilibrado, não só com   os  profissionais que o cercam, mas também no relacionamento com a filha Lisa.  Este drama, mostra momentos marcantes   na carreira de Steve, como o lançamento do Macintosh, a criação da Empresa NeXT, e a inovadora criação do iMac.

A ênfase desta produção para o marketing está dentro de uma prática mundial, a arte de contar histórias, os famosos   storytelling. Steve se tornou o garoto propaganda dos seus produtos, lembrando que um case de sucesso pode fazer a   diferença para uma marca.

Outro destaque é o poder da oratória, com muito treino, todos podem usar a comunicação a seu favor.

 

Com esta seleção de filmes, você já pode se considerar preparado para iniciar sua carreira na área de marketing. Saiba como aplicar todos estes conceitos no nosso curso gratuito de sobre Introdução ao Marketing.

 

Comentários
Nenhum comentário
Seja o primeiro a comentar. Escreva seu comentário abaixo e contribua com a geração do conhecimento peça a peça.
Entrar para comentar

Você gostou deste conteúdo?