7 Filmes sobre Gestão de Pessoas para você se inspirar

Filmes

O cinema vai muito além da diversão, é um instrumento valioso para o aprendizado profissional e para o desenvolvimento pessoal

 

Se tornar um bom gestor não é tarefa fácil, porém este profissional é muito requisitado pelas empresas pretendem ter um time de primeira qualidade. Pensando nisso separamos os 7 melhores filmes sobre gestão de pessoas, afinal todo instrumento de aprendizado é muito bem-vindo para o desenvolvimento do profissional. Para quem precisa ter espírito de liderança, o cinema nos abre um leque de boas ideias para aprimorar o nosso conhecimento.

Você vai encontrar nesta seleção: os melhores filmes sobre gestão de pessoas; diversas lições para lidar com sua equipe; como produzir um bom ambiente de trabalho; as qualidades que todo profissional deveria ter.

Se prepare, que a sessão de cinema está começando!

 

1. Um Senhor Estagiário

Imagina você aos 70 anos de idade, com uma vida relativamente monótona, eis que surgi na sua frente uma oportunidade de trabalho, é claro que você irá aproveitar. A ideia de contratar idosos estagiários para colocá-los de volta ao mercado de trabalho veio de uma jovem proprietária de um site bem sucedido de roupas.

O elenco conta com atores como Robert De Niro e Anne Hathaway e traz na trama o inevitável choque de gerações. Para quem ocupa o cargo de liderança como um Gestor, administrar conflitos de ideias, idade e cultura, talvez seja um dos maiores desafios.

Com este novo olhar que o filme aponta, tirar proveito das diferenças, pode ajudar a harmonizar o ambiente, somando experiência para a equipe amadurecer e desenvolver uma nova postura. Fica a dica.

 

  2. O Homem Que Mudou o Jogo

Um time desacreditado, essa era a equipe de Billy Beane (Brad Pitt) gerente do time de baseball Oakland Athletics.  Com pouco dinheiro em caixa, mas com a estratégia certa para dar a última cartada, o Gerente conta com a ajuda de Peter Brand (Jonah Hill), que desenvolveu um eficiente programa de estatística e é aí que o time vira o jogo, ficando entre as principais equipes do esporte dos anos 80.

O filme baseado em fatos reais, traz para a realidade a melhor aposta de um Gestor: acreditar e desenvolver os pontos fortes de cada pessoa da equipe.

 

3. A Procura da Felicidade

Quem já não passou por dificuldades na vida. Abandonado pela esposa, Chis Gardn (Will Smith) se vê com sérios problemas financeiros, além de ter que cuidar do pequeno Christopher (Jaden Smith), seu filho de 5 anos. A única salvação é aproveitar o estágio não remunerado numa Corretora de Ações para dar a volta por cima. Mas enquanto o jogo não vira, as contas não param de chegar e o despejo bate à sua porta.

Lançado em 2006, esse é um filme inspirador para você que é Gestor, segure a emoção, porque você vai entender a importância da palavra persistência, termo este que deve ser usado principalmente no nosso competitivo mercado de trabalho.  Outro detalhe que o longa nos mostra é a importância da contratação do estagiário, desde que se dê uma chance para o seu colaborador, ajudando a lapidar o profissional que está em sua volta, os resultados podem somar pontos para a empresa. Enfim, todos podemos vencer os desafios que a vida nos traz, em busca da felicidade.

 

4. O Diabo Veste Prada

Quando você acha que está tudo certo, porque conseguiu o emprego dos seus sonhos em uma importante revista de moda localizada em Nova York, algo pode te surpreender no ambiente de trabalho. Andrea Sachs (Anne Hathaway), passa a trabalhar como assistente da principal executiva da revista Runaway Magazine, a temida Miranda Priestly (Meryl Streep), que tem a capacidade de deixar tensão por onde passa.

O Diabo Veste Prada é uma divertida comédia que aborda a realidade de muitos ambientes de trabalho que possuem chefes que estabelecem as famosas relações tóxicas. O que isto impacta? Um ambiente pesado que interfere na produção da equipe e na falta de organização das ações.

Outra abordagem do filme é o excesso de competitividade, diminuindo o rendimento dos profissionais.  Se você tem um cargo de liderança este filme fará você refletir sobre a importância de ter um ambiente de trabalho harmonioso.

 

5. Amor Sem Escalas

Demitir pessoas não é uma tarefa muito agradável, mas esta é a função de Ryan Bingham (George Clooney), que acostumado com o trabalho se tornou uma pessoa fria.  Ele usa em suas palestras o exemplo de uma mala, que precisa estar sempre leve para que a vida seja cheia de liberdade. O que Ryan não esperava era a contratação da arrogante Natalie Keener (Anna Kendrick), para implantar um sistema de videoconferência para a demissão dos funcionários.

O filme lançado em 2009 é um dos melhores para ressaltar para os gestores a importância do preparo de um líder, que deve agir de forma respeitosa com sua equipe, valorizando a questão intelectual dos seus funcionários. Resgata também as diversas formas de estimular a motivação de uma equipe, ainda mais em épocas de crise. Outra lição deste longa é que a mudança de uma cultura organizacional aliada com saúde mental pode mudar a produtividade de uma empresa.

 

6. Invictus

Um País dividido pelo racismo e pela desigualdade econômica, assim era a África do Sul. Recém eleito presidente, Nelson Mandela (Morgan Freeman) tinha a consciência que a situação era decorrente do apartheid. Nelson visualizava uma oportunidade para mudar esse jogo com a proximidade da Copa do Mundo de Rúgbi, o esporte poderia unir a nação, desde que vencessem o Campeonato.

O longa baseado em fatos reais, destaca para os Gestores em ação alguns pontos importantes dessa profissão: ser flexível as mudanças repentinas, treinar a percepção para se desenvolver dentro do ambiente de trabalho e exercer a liderança ao absorver os aprendizados dos mais experientes da área. 

Se pudéssemos ouvir Nelson Mandela nos tempos atuais, um Gestor deve enfrentar suas dificuldades com persistência e unir sua equipe reconhecendo as diferenças individuais para potencializar a produtividade do seu time.

 

7. A Rede Social

Eis que surge uma nova ideia em frente ao computador, o ano era 2003 quando Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), analista de sistemas graduado em Harvard cria o Facebook. Com o sucesso da rede social, em apenas seis anos, o jovem fica bilionário e tem milhões de amigos. Ele só não esperava que o sucesso o levaria a ter complicações na sua vida profissional e pessoal.

O filme traz para a realidade os desafios de exercer o papel da liderança. Um Gestor além de usar da criatividade para ter boas ideias é preciso estar preparado para estreitar os laços com sua equipe.  Acreditar no potencial de cada membro do time pode facilitar o alcance das metas de uma empresa.

 

Espero que tenha gostado das lições inspiradoras desta seleção de filmes, são histórias que ajudam no desenvolvimento de estratégias, insights que fazem a diferença no seu trabalho.  Se quiser continuar se aperfeiçoando conheça os nossos cursos sobre Introdução à Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional e Liderança e Líder Coach.

 

Comentários
Nenhum comentário
Seja o primeiro a comentar. Escreva seu comentário abaixo e contribua com a geração do conhecimento peça a peça.
Entrar para comentar

Você gostou deste conteúdo?