Entenda as Organizações

Artigo

Antonio Cesar Amaru Maximiano

 

Todo gestor é responsável por uma organização. Além disso, todas as pessoas vivem dentro das organizações e são cercados por elas. A vida é profundamente afetada pelo desempenho das organizações e convém entendê-las.

  • Uma organização é um sistema de trabalho que transforma recursos em produtos e serviços. Para transformar recursos em produtos e serviços, as organizações são feitas de divisão do trabalho e processos. A divisão do trabalho permite às organizações realizar objetivos complexos, como montar equipamentos de grande porte ou fabricar produtos em grande quantidade. O Processo é o conjunto ou a sequência de atividades interligadas, com começo, meio e fim. Por meio de processos, os sistemas transformam insumos em resultados: organizações recebem recursos de sua cadeia de suprimentos e os convertem em produtos, informações e serviços, fornecidos às pessoas. Existem organizações que fornecem todos os tipos de produtos e serviços.
  • Funções organizacionais são tarefas especializadas que contribuem para que a organização realize seus objetivos. Todas as organizações têm aproximadamente as mesmas funções: produção (ou operações), marketing, pesquisa e desenvolvimento, finanças e recursos humanos.
  • As organizações aplicam recursos para desenvolver e fornecer produtos e serviços, com o objetivo de resolver problemas de seus usuários e das pessoas que as criaram. Quando as organizações resolvem problemas e são eficientes no uso de recursos, todos ficam satisfeitos: clientes, usuários, funcionários, acionistas, a sociedade de forma geral. O desempenho de uma organização é aceitável ou satisfatório, portanto, quando isso ocorre, os problemas dos usuários são resolvidos por meio da utilização correta dos recursos. Duas palavras são usadas para indicar que uma organização tem desempenho de acordo com as expectativas dos usuários e das pessoas que mobilizaram os recursos: eficiência e eficácia. Eficácia é a palavra usada para indicar que a organização realiza seus objetivos. Quanto mais alto o grau de realização dos objetivos, mais a organização é eficaz. Eficiência é a palavra usada para indicar que a organização utiliza produtivamente, ou de maneira econômica, seus recursos. Quanto mais alto o grau de produtividade ou economia na utilização dos recursos, mais eficiente a organização é. Em muitos casos, isso significa usar menor quantidade de recursos para produzir mais.

A finalidade da gestão é garantir a eficiência e a eficácia de qualquer sistema de recursos. Em essência, essa é a responsabilidade do gestor.

Quer saber mais? Conheça o curso de Gestão em foco com o Professor Antonio Cesar Amaru Maximiano.

Comentários
Nenhum comentário
Seja o primeiro a comentar. Escreva seu comentário abaixo e contribua com a geração do conhecimento peça a peça.
Entrar para comentar

Você gostou deste conteúdo?