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Comportamento Organizacional

Início

Imediato *

Duração

10 horas *

Certificado

Pecege

O comportamento organizacional influencia diretamente os resultados e a satisfação das equipes.

Compreender as nuances inerentes às relações interpessoais no trabalho torna-se essencial para uma melhor gestão de processos e de pessoas, elaboração de estratégias que visem ao atingimento de resultados sustentáveis e fortalecimento da cultura organizacional. Esta última, quando bem trabalhada, gera diminuição do turnover e dos custos com contratação, maior satisfação e engajamento das pessoas, assim como atração e retenção de profissionais que de fato acreditam nos valores da empresa.

Um maior entendimento sobre o comportamento humano e as relações de trabalho dentro de uma organização pode contribuir de forma efetiva para a formação de equipes de alta performance.

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Módulo 1 – Comportamento humano nas organizações
– Estudo do Comportamento Organizacional
– Comportamento em equipe
– Conflitos interpessoais
– Relações tóxicas no ambiente de trabalho
– Estilos de enfrentamento de conflitos
– Simulação de conflitos interpessoais
– Estilo de negociação
– Comunicação interpessoal

Módulo 2 – Cultura e clima organizacional
– Cultura organizacional – conceitos
– Valores individuais e organizacionais
– Os níveis da cultura organizacional e os impactos no comportamento dos indivíduos
– Tripé do comprometimento
– Como manter uma cultura viva
– Clima organizacional
– Políticas e práticas de recursos humanos e seus impactos nos comportamentos dos funcionários
– Formas de reconhecimento

Módulo 3 – Estilos de liderança que impactam os comportamentos das equipes
– Liderança autoritária, liberal e situacional e os impactos nos comportamentos dos funcionários
– Poder e impacto nos comportamentos
– Assédio moral
– Comportamento ético
– Trabalhando o tripé: reputação, responsabilidade e respeito
– Atitudes e comportamentos no trabalho perante situações diversas e adversas

Módulo 4 – Mudança organizacional e resiliência
– Mudança organizacional e seus conceitos
– Resistência organizacional e individual a mudanças
– Comportamento de liderança que contribui para diminuir a resistência à mudança
– Resiliência no processo de mudança
– Comportamentos limitantes
– Processo de conscientização comportamental
– Administração do estresse
– Motivação

Módulo 5 – Competências exigidas dos profissionais até 2020
– Resolução de problemas complexos
– Pensamento crítico
– Criatividade
– Orientação para servir
– Inteligência emocional
– Capacidade de julgamento e de tomada de decisões
– Flexibilidade cognitiva
– Plano de desenvolvimento pessoal e profissional

Foto da professora Denise de Moura

Denise de Moura

Doutoranda em Administração de Empresas pela PUC-RJ. Mestrado em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense - RJ. Participação em programas de capacitação na Alemanha, Inglaterra e Itália. Consultora de Recursos Humanos com mais de 15 anos de experiência profissional nas áreas de clima e comportamento organizacional, treinamento e desenvolvimento e liderança. Atuação como consultora de recursos humanos em grandes empresas tais como Petrobras S/A, Lojas Americanas e Flowserve do Brasil. Professora visitante do MBA USP/Esalq em Gestão de Negócios na disciplina de Comportamento Organizacional. Professora visitante da Universidade Federal Fluminense – Escola de Administração na disciplina Visão Estratégica de RH no MBA de Gestão de Recursos Humanos. Idealizadora e gestora do site www.dicasinfaliveis.com.br. Autora do livro Cansei de Sofrer no Trabalho (Qualitymark Editora) publicado em 2012 e lançado em São Paulo no Conarh (Congresso Nacional de Recursos Humanos).

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