Solution Originals

Introdução ao Agronegócio

  • Início Imediato
  • Duração 2 horas
  • Certificado Pecege

Agronegócio, ou agro, é a soma de todas as operações envolvidas na produção e distribuição de suprimentos, a produção vegetal e animal, o armazenamento, processamento e distribuição de produtos agrícolas e itens produzidos a partir deles. Traz o conceito de “cadeia produtiva”: o “antes”, o “dentro” e o “depois da porteira”. Atualmente, o agro é o “motor da economia brasileira”, responsável por 23% do PIB, 20% dos empregos e 37% das exportações; é o responsável pela balança comercial positiva do Brasil.
O Brasil é visto como o país que mais pode contribuir com o aumento da demanda mundial de alimentos até 2050. Entretanto, o agro brasileiro enfrenta grandes desafios como a legislação tributária, trabalhista e ambiental, infraestrutura e logística, política fundiária e segurança, pesquisa e defesa agropecuária, biotecnologia e comunicação.

Professores

  • Foto: José Otávio Machado Menten
    José Otávio Machado Menten
    Professor Sênior da USP/ESALQ, Presidente do CCAS - Conselho Científico para Agricultura Sustentável e Secretário do Meio Ambiente de Piracicaba, Membro do Conselho Superior do Agronegócio (COSAG/FIESP). Engenheiro Agrônomo, Mestre em Fitopatologia, Doutor em Agronomia, Livre Docente em Fitopatologia, Pós-Doutorados em Resistência e Epidemiologia (Holanda), Patologia de Sementes (Dinamarca) e Biotecnologia (Cambridge, Inglaterra). Foi Diretor Executivo da ANDEF (Associação Nacional Defesa Vegetal), Pesquisador da EMBRAPA, IAC e CENA-USP, Vereador e Secretário de Agricultura de Piracicaba – SP.

Conteúdo programático

Conceitos e componentes do agronegócio
Importância do agronegócio
Antes da porteira
Dentro da porteira
Depois da porteira
Desafios e oportunidades do agronegócio