Solution Originals

Introdução ao Marketing

  • Início Imediato
  • Duração 2 horas
  • Certificado Pecege

No cenário de transformações em que vivemos, o Marketing é disciplina fundamental para compreender os novos arranjos entre marcas, consumidores e ambientes de negócios. Quando abordado estrategicamente constitui importante vantagem competitiva para os negócios.
O curso introdutório de Marketing objetiva apresentar os principais conceitos desse complexo ecossistema. Aborda-se o papel do Marketing nas organizações a partir do Plano de Marketing, explorando cada uma das etapas e a importância da integração do Marketing ao longo desse processo.

Professores

  • Foto: Marcelo Victor Teixeira
    Marcelo Victor Teixeira
    Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM/SP (2013), com MBA em Marketing de Serviços na ESPM (2002) e graduação em Engenharia Elétrica na Escola Politécnica/USP (1991). Atuou por 20 anos no mercado financeiro como Diretor de Marketing e Vendas nas empresas Citibank, HSBC, CCF (Credit Commerciale de France), Marsh e Assurant. Foi coordenador do curso de pós-graduação em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais (Senac/SP em 2014) e atua como docente em cursos de MBA/pós-graduação na USP/ESALQ, FIA, FAAP, IPOG e SENAC. Desenvolve atividades de consultoria em estratégias de marketing digital e práticas de gamificação.

Conteúdo programático

O papel do marketing nas organizações
Definição do negócio
Ambiente de negócios
Segmentação do consumidor
Posicionamento
Definição de objetivos estratégicos
Estratégias de marketing
Pesquisa e monitoramento
Carreira em marketing