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Comportamento Organizacional

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O comportamento organizacional influencia diretamente os resultados e a satisfação das equipes.

Compreender as nuances inerentes às relações interpessoais no trabalho torna-se essencial para uma melhor gestão de processos e de pessoas, elaboração de estratégias que visem ao atingimento de resultados sustentáveis e fortalecimento da cultura organizacional. Esta última, quando bem trabalhada, gera diminuição do turnover e dos custos com contratação, maior satisfação e engajamento das pessoas, assim como atração e retenção de profissionais que de fato acreditam nos valores da empresa.

Um maior entendimento sobre o comportamento humano e as relações de trabalho dentro de uma organização pode contribuir de forma efetiva para a formação de equipes de alta performance.

icone de gotaConteúdo programático

Comportamento humano nas organizações
Estudo do Comportamento Organizacional
Comportamento em equipe
Conflitos interpessoais
Relações tóxicas no ambiente de trabalho
Estilos de enfrentamento de conflitos
Simulação de conflitos interpessoais
Estilo de negociação
Comunicação interpessoal

Cultura e clima organizacional
Cultura organizacional – conceitos
Valores individuais e organizacionais
Os níveis da cultura organizacional e os impactos no comportamento dos indivíduos
Tripé do comprometimento
Como manter uma cultura viva
Clima organizacional
Políticas e práticas de recursos humanos e seus impactos nos comportamentos dos funcionários
Formas de reconhecimento

Estilos de liderança que impactam os comportamentos das equipes
Liderança autoritária, liberal e situacional e os impactos nos comportamentos dos funcionários
Poder e impacto nos comportamentos
Assédio moral
Comportamento ético
Trabalhando o tripé: reputação, responsabilidade e respeito
Atitudes e comportamentos no trabalho perante situações diversas e adversas

Mudança organizacional e resiliência
Mudança organizacional e seus conceitos
Resistência organizacional e individual a mudanças
Comportamento de liderança que contribui para diminuir a resistência à mudança
Resiliência no processo de mudança
Comportamentos limitantes
Processo de conscientização comportamental
Administração do estresse
Motivação

Competências exigidas dos profissionais até 2020
Resolução de problemas complexos
Pensamento crítico
Criatividade
Orientação para servir
Inteligência emocional
Capacidade de julgamento e de tomada de decisões
Flexibilidade cognitiva
Plano de desenvolvimento pessoal e profissional

icone de gotaConheça o professor(a)

Denise de Moura
Denise de Moura

Doutora em Administração e Mestre em Sistemas de Gestão. É consultora de Recursos Humanos nas áreas de Clima e Comportamento Organizacional, Treinamento e Desenvolvimento e Liderança. Professora no MBA de Gestão de Negócios USP/ESALQ na disciplina Comportamento Organizacional, e no MBA de Gestão de Recursos Humanos da Universidade Federal Fluminense na disciplina Visão Estratégica de RH. Autora do livro Cansei de Sofrer no Trabalho.

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