documentários liderança

Existem nomes que marcaram a história. Alguns deles são lembrados por ser sinônimo de liderança, se destacando em sua área como aquela pessoa que conseguiu guiar um grupo baseado em um ideal, propósito ou revolução.

Para ilustrar ainda mais, nada melhor que biografias captando essa habilidade e mostrando como uma pessoa consegue fazer a diferença. Pensando nisso, o blog da Plataforma Solution separou cinco documentários que acompanham a vida de grandes líderes, cada um importante dentro do seu domínio.

A história de Martin Luther King

Martin Luther King Jr. foi um pastor protestante e ativista político dos Estados Unidos. Este documentário narra sua jornada como líder do movimento dos direitos civis dos negros, com uma campanha de não-violência e de amor ao próximo que repercutiu pelo mundo.

Diante de muitas lutas, os esforços de King levaram à Marcha sobre Washington de 1963, onde ele fez seu discurso “I Have a Dream”, até hoje muito lembrado. Após sua morte, o ativista recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade, a Medalha de Ouro do Congresso e homenagens com um feriado federal e centenas de ruas renomeadas em sua memória.

The Director – Uma criadora na Gucci

The Director mostra os bastidores da diretora de criação Frida Giannini, que renovou a marca Gucci. Fruto de um ano de filmagens, a obra vai além das passarelas, apresentando a visão artística da estilista e todo seu processo de criação em uma marca liderada basicamente por homens.

O documentário revela o universo criativo de Giannini, que sucedeu a Tom Ford no comando da Gucci e devolveu a grife às suas raízes. Além disso, ele extrapola o universo da passarela, dando atenção à visão artística da estilista, seu processo de trabalho, influências criativas e registra a marca de liderança que Giannini deixa numa indústria em que a mulher não teve espaço dominante.

The Final Year

Neste registro único, acompanhamos o último ano de gestão de Barack Obama como presidente dos EUA. A equipe do documentário acompanhou de perto as viagens do líder, retratando a preparação política das ações que definiram o ano final da sua administração.

O filme foi produzido pela Magnolia Pictures, em parceria com a HBO. Além disso, ele apresenta os principais assessores do presidente, que o ajudam a desenhar a política exterior, cada um à sua maneira e no limite das suas atribuições. Um relato de perspectiva interna única da luta da Casa Branca em deixar uma marca significativa na política externa estadunidense, antes do que viria a ser a eleição de Donald Trump.

Steve Jobs: Billion Dollar Hippy

Não é surpresa falar em liderança sem mencionar um dos grandes nomes do empreendedorismo tecnológico. Steve Jobs construiu uma empresa e toda sua revolução posterior, literalmente na garagem de casa. O que era apenas o trabalho de um hippy se tornou uma das marcas mais valiosas do mundo.

A obra acompanha os passos do nerd que preferiu abandonar a faculdade e se transformou no chefe linha dura e perfeccionista, muitas vezes grosseiro e agressivo com os funcionários. A partir de depoimentos, conhecemos melhor a mente e trabalho de Jobs, ilustradas, inclusive, pelo cofundador da Apple, Steve Wozniak. Vale a pena conferir como o empresário fundou ainda outra importante companhia, a Pixar, que hoje faz parte do grupo Disney.

Iris

Perto de completar cem anos de idade, Iris Apfel é uma empresária da moda que surpreende a todos pelo vigor com que leva sua vida. Isso sem falar que ela continua ativa em seus empreendimentos. Iris nasceu no Queens (NY) e entrou na moda nos anos 1950, quando, junto a seu marido Carl, abriu a Old World Weavers, uma empresa de tecidos que foi contratada por nove presidentes americanos.

O foco deste documentário é mostrar não apenas sua carreira e sua maneira única e inconfundível de lidar com a indústria da moda, mas também suas inciativas relativas à economia criativa que conquistou gerações de amantes da alta costura.

Gostou das dicas? Veja também alguns filmes que poderão inspirar a sua liderança.

  • documentário
  • história de liderança
  • liderança
  • líderes históricos