Estado de flow: 7 dicas para aumentar sua produtividade

Você já esteve tão submerso no trabalho que, mesmo empenhado por horas, sentiu como se apenas minutos tivessem passado? Essa é a principal característica do estado de flow ou estado de fluxo, aquele momento em que sua mente consciente se compromete 100% com determinada atividade e praticamente se desliga do mundo ao seu redor.

Alcançar o estado de flow pode parecer algo difícil ou natural somente para pessoas consideradas acima da média, mas a verdade é que essa habilidade pode ser induzida para produzir de forma mais criativa e inovadora.

O estado de flow é a combinação de desafios e habilidades. Por isso mistura energia, prazer e foco em uma imersão completa, com uma consequente ausência de controle do tempo e espaço.

O segredo está na motivação. As atividades que despertam o estado de flow são aquelas em que as pessoas podem dar o melhor de si no momento que as executam. Com corpo e mente fluindo de forma harmônica, a sensação é parecida com felicidade.

Uma das maneiras de entrar em estado de flow é praticando o mindfulness. Contudo, separamos outras setes dicas para você desenvolver essa habilidade de forma intencional.

Transforme as atividades em jogos

Os jogos estimulam a competitividade. Por isso são considerados bons incentivadores para quem quer chegar ao estado de flow. Eles representam desafios constantes e a possibilidade de aumentar nossos níveis de concentração quando competimos contra nós mesmos.

Outra característica dos jogos é a diversão. Assim, fica fácil entender como é possível mantermos a atenção em uma mesma tarefa por tanto tempo.

Busque o êxtase

É quase impossível atingir o estado de flow se você estiver fazendo algo que não gosta. Vale focar em atividades prazerosas, significativas ou gratificantes. Mesmo que todo trabalho envolva tarefas mais desagradáveis ou mecanizadas, é possível encontrar tempo para se dedicar aquilo que você realmente ama fazer.

Se você está tendo muita dificuldade em encontrar esses momentos de prazer no seu trabalho, talvez seja hora de rever o que realmente te faz feliz. Não se esqueça de estar em contato constante com sua inteligência emocional.

Metas desafiadoras e realistas

Desafios e habilidades devem ser compatíveis e estar alinhados em um nível alto. Um gráfico muito comum quando o assunto é estado de flow determina que:

  • Desafio em nível alto e habilidade em nível baixo geram ansiedade;
  • Desafio em nível baixo e habilidade em nível alto geram tédio.

Lembre-se, então, que suas metas devem coincidir com a sua realidade, não sendo fáceis demais ou impossíveis de serem realizadas.

Saúde criativa

Para conseguir ser criativo de forma saudável, é preciso estar com saúde e energia em dia. E isso implica em, também, saber o momento certo de desacelerar e descansar. Se você estiver com muito trabalho ou chegando no seu ponto de exaustão, o estado de flow não vai acontecer.

Comer, dormir e se exercitar são atividades-chave para o fluxo. Se precisar, coloque alertas no celular ou lembretes para te ajudar a lembrar e não negligenciar sua saúde.

Sobre energia, você sabia que existem quatro tipos de descanso? Você pode começar praticando agora mesmo algum deles: mental (meditar e atividades de entretenimento), social (sair com amigos, esportes de equipe ou abraços), espiritual (apreciar a natureza e dedicar um tempo para você mesmo) ou físico (relaxar músculos, caminhar ou dormir até tarde).

Desenvolva autoconhecimento

Quando temos consciência das nossas habilidades, fica mais fácil identificarmos quais estratégias utilizar para encarar os desafios. O autoconhecimento é o melhor caminho para utilizar suas capacidades com excelência.

Com isso, é possível atingir o estado de flow sabendo exatamente os recursos que podemos utilizar para realização das tarefas.

Ambiente ideal

Nessa altura você já deve ter percebido que a distração é inimiga do fluxo. Por isso é importante que você esteja em um ambiente propício para o estado de flow. O ideal é trabalhar em casa ou ter a possibilidade de ir a um lugar mais tranquilo do trabalho quando precisar se concentrar.

Contudo, nem sempre isso é possível. Assim, fones de ouvido com isolamento de ruído ou barulhos com som da chuva e até os populares ASMR são boas opções para ambientes mais cheios.

Cientista da própria realidade

A melhor maneira de entrar no estado de flow é pela repetição. Basta observar os componentes presentes no momento que você atingiu o fluxo máximo da sua produtividade e tentar reproduzi-los em uma nova oportunidade em que você quer sua atenção completa.

Uma boa dica é anotar essas condições para identificar em que circunstâncias elas se repetem. Assim você sabe o que funciona para você.

Você já vivenciou o estado de flow? Conte suas experiências para a gente!