curso rápido

Quando se fala em curso rápido, muitos ficam indecisos se isso realmente é o caminho certo para a qualificação. A dúvida é plausível, visto que essa modalidade de educação era incomum até pouco tempo atrás – principalmente se tratando de ensino a distância.

O fato é que cursos rápidos qualificam sim. Eles tendem a ter foco no mercado de trabalho, caráter prático e alta aplicabilidade. Ou seja, é ideal para quem precisa do conteúdo para usar no dia a dia do trabalho, não tanto da parte teórica.

Aqui vai um exemplo: imagine que você trabalha com agronegócio e pretende começar a entrar no mercado de pecuária de corte, mas ainda não tem o conhecimento para isso. Você vai optar por um curso longo que aborda várias questões de aspectos diferentes do agro, muitas das quais você já conhece – e também pecuária de corte?

Ou, como há essa opção, vai escolher por um curso rápido que não vai repetir o que você sabe, mas vai abordar aspectos específicos daquilo que você busca, além de ser voltado para a prática de mercado?

Conheça o curso Gestão e Custos da Pecuária de Corte da Plataforma Solution.

Mas e o certificado?

A questão central dos cursos rápidos é justamente qualificar o aluno para que ele esteja pronto para o mercado de trabalho. O foco não é exatamente o certificado, embora ele também seja importante em outras instâncias.

E essa é uma dúvida que permeia a cabeça de quem já se deparou com a dúvida de cursar ou não. Apesar de se tratar de cursos rápidos, essa modalidade de ensino gera sim certificado que, para algumas empresas, é filtro para processos seletivos.

Para além de papéis, hoje em dia muitas organizações valorizam, ainda, o conhecimento. O futuro aponta para o crescimento dessa tendência de contratação com base no trabalho e competência, não de certificados e diplomas.

Alguns motivos

Esse tipo de qualificação traz junto muitas dúvidas, mas é uma opção para quem deseja conquistar uma promoção na empresa que trabalha ou até mudar de emprego. Veja abaixo alguns dos motivos para optar por cursos rápidos.

Rapidez e aplicabilidade: Cursos rápidos geralmente são de curta duração, além de focar um assunto específico e ter caráter mais prático do que teórico. É a melhor opção para quem pretende se qualificar para mudar de cargo ou entender uma nova tecnologia ou tarefa da função que já exerce.

Falta de tempo: A modalidade EAD é ideal, ainda, para aqueles que têm pouco tempo para se dedicar aos estudos, em especial aos que precisam fazer isso em horários incomuns. Essa liberdade de escolha da hora de estudar é “luxo” exclusivo dos cursos online.

Desenvolve disciplina: No entanto, o aluno deve ter disciplina e maturidade para lidar com essa responsabilidade. Apesar de ter muita liberdade, ele também terá de estudar. Curso EAD não é, nem de longe, uma modalidade para quem não quer se dedicar. Inclusive, quem faz cursos a distância deve ter até mais dedicação para manter a rotina.

Quando cursar?

Você já sabe que os cursos rápidos qualificam e são aplicáveis ao mercado de trabalho, mas tem dúvida se é a melhor opção para você? Calma, podemos te ajudar!

Vamos lá: você trabalha em um segmento, mas quer mudar de área. De repente aprender outra função, mas tudo relacionado ao mesmo universo que você já tem certo conhecimento. Essa é uma situação em que o curso rápido se encaixaria perfeitamente.

Agora, se o setor que te interessa não tem nada a ver com o que você trabalha hoje, talvez seja melhor investir em algo que vai te dar a base teórica naquele assunto, que introduza antes da prática.

Mais um exemplo: você trabalha na área, mas surgiram novas funções ou é preciso se atualizar para continuar fazendo com excelência. O curso rápido é a melhor opção, porque vai pular a parte introdutória que você provavelmente já conhece e direciona para a prática, a fim de te proporcionar o conhecimento específico que falta.

Agora que você já sabe que os cursos rápidos qualificam e são aplicáveis, que tal conhecer os da Plataforma Solution? Confira clicando aqui!

  • curso online
  • cursos de curta duração
  • qualificação