Blog

Fique de olho: 5 mudanças na carreira trazidas pela nova educação

Categorias: EducaçãoCarreiraAtualidades

As últimas décadas passaram por grandes mudanças que causaram impactos no mercado de trabalho, a educação foi uma delas. E como vivemos um período marcado por rápidos avanços na tecnologia, todo profissional precisa estar sempre atualizando seu conhecimento.

A internet permite que essa atualização seja feita em qualquer lugar e a qualquer hora, por meio de vídeos, podcasts, cursos de curta duração ou mais longos, como graduações e pós-graduações.

Isso tornou a velha educação, também conhecida como educação tradicional, um modelo de ensino ultrapassado, com muitas barreiras – sejam elas idiomáticas ou mesmo financeiras.

Nesse cenário, a nova educação – ou educação moderna – tem conquistado cada vez mais espaço na vida dos chamados lifelong learners, pois abraça a ideia de que o ensino é um processo continuado, que se estende para além das paredes de uma sala de aula.

Publicamos recentemente aqui no blog uma matéria sobre Lifelong Learning, que podemos traduzir como “aprendizado ao longo da vida”. Não deixe de conferi-la para conhecer um pouco mais sobre a importância de sempre aprender algo novo.

 

Adeus à educação tradicional

Baseado na figura do professor como único portador do conhecimento, este modelo tem os alunos apenas como ouvintes passivos. As atividades propostas na educação tradicional são baseadas na repetição e na memorização, onde o pensamento crítico não é incentivado.

Se você tem pelo menos 20 anos, esse provavelmente foi o modelo de ensino que presenciou, tendo feito parte dele por cerca de 15 anos, do ensino fundamental à universidade.

Porém, os profissionais formados nesse cenário se encontram em um ambiente de trabalho completamente diferente, que exige atualização constante do conhecimento e uso de tecnologias que se modernizam a todo momento.

Já para as gerações familiarizadas com as novas tecnologias e a internet, o grande desafio da educação tradicional está em captar a atenção dos alunos, especialmente quando eles têm à mão uma fonte de conhecimento quase infinita e disponível a qualquer momento.

Se você sente que esse tipo de ensino não é o mais adequado para a sua carreira, talvez seja o momento de olhar com mais atenção para a nova educação.

 

A vez da nova educação

Esse modelo de ensino surgiu nos últimos anos colocando o aluno como o protagonista da aprendizagem. Nesse cenário, o papel do professor é o de mediador, ajudando o estudante em sua jornada pelo saber com atividades práticas.

Na nova educação é levado em conta as experiências que você teve antes de participar de uma sala de aula. Isso faz com que você também seja professor, pois compartilha com o próximo a sua história.

Um dos pilares dessa abordagem é o desenvolvimento do pensamento crítico, que deve ser sempre estimulado. A curiosidade e pesquisa auxiliam nesse ponto, pois você, como aluno, aprende com base em suas próprias vivências.

Agora, se você é educador e quer entender mais sobre o papel do estudante em sua própria aprendizagem, confira nosso curso de metodologias ativas, onde você vai descobrir também como realizar a conexão entre o ensino e as vivências do aluno.

Confira abaixo 5 mudanças feitas pela nova educação e como elas impactam a sua carreira:

1- Protagonismo (escolha o que vai aprender)

Antes o ensino era generalista, com todos aprendendo a mesma coisa. Agora há o conceito de protagonismo, onde você escolhe aquilo que vai estudar.

Desse modo, você preenche seu currículo com cursos relacionados aos assuntos de seu interesse, tornando-se especialista no tema que desejar. Ou seja, você traça seu próprio percurso de aprendizagem.

Na Plataforma Solution é possível optar por estudar Gestão de Pessoas, por exemplo, e seguir seu próprio caminho ao consumir conteúdos nas trilhas e cursos, que farão com que você aprenda mais sobre a área escolhida.

2 - Autonomia (organize conteúdos como quiser)

No ensino tradicional, os conteúdos são pré-estabelecidos e não mudam. Entretanto, a educação moderna tem como um de seus pilares a autonomia.

É dada a você a oportunidade de fazer a curadoria do conteúdo a ser estudado, assim como a ordem em que irá aprender.

Se você for professor e precisa desenvolver a habilidade de produzir um conteúdo que irá se destacar e ser escolhido pelo estudante, nosso curso de “Experiências de aprendizagem: design e gestão” poderá te ajudar nisso.

3 - Atualização (o mundo pode mudar e pedir novas competências)

Com o avanço da tecnologia, profissões antigas mudaram e novas surgiram, e as duas têm em comum a necessidade de você estar sempre atualizado.

Apenas o ensino superior não é o bastante para se conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho. Você deve estar sempre atento às novidades em sua área de atuação e às tendências do mundo digital, sabendo se adaptar a elas.

Os cursos de curta duração oferecidos na Plataforma Solution desempenham um papel essencial nesse processo. Por meio deles é possível se manter atualizado nas mais diversas áreas, com um conteúdo feito por professores especialistas.

4 - Olhar multidisciplinar

Podemos observar que, hoje em dia, ganham destaque aqueles que conseguem interligar variados assuntos, fazendo conexões entre as informações.

Um olhar multidisciplinar significa ter a mente aberta a conteúdos que vão além da sua área de atuação. É ser capaz de enxergar o todo e não apenas a parte com a qual está familiarizado.

5 - Cíclico (aprender, desaprender, reaprender)

Com as constantes mudanças tecnológicas que temos vivenciado nos últimos tempos, o aprendizado se torna obsoleto muito rapidamente.

O que era novidade hoje será ultrapassado na semana que vem, por isso devemos estar em um constante processo de aprender, desaprender e reaprender. Só assim conseguiremos estar, de fato, atualizados.

Ajudar profissionais nesse processo é uma das propostas da Plataforma Solution. Temos novos cursos sendo lançados todos os meses, para que você esteja sempre por dentro do que está em alta nas mais diversas áreas.

 

A nova educação veio para ficar. O modelo de ensino tradicional está ultrapassado e deve ser adaptado em um mundo que percebeu na tecnologia uma importante aliada.

É nesse cenário que as crianças estão crescendo e os adultos se desenvolvendo para não ficarem para trás no mercado de trabalho. É necessário reconhecer esse fato e, em seguida, trabalhar para implementar em sua carreira as mudanças que citamos.

E se você gostou deste texto, te convidamos a compartilhar esse conteúdo com sua rede de contatos. Afinal, esse momento de mudanças é vivido por todos nós.