Blog

Languishing: a sensação de vazio que você está sentindo tem nome

Categorias: AtualidadesDicasSolution

Sentimento de não sentir nada. Este é o significado do languishing, nome dado à apatia que tem tomado conta de parte das pessoas neste período de pandemia. Diferente do que possa parecer, languishing não é o mesmo que estar deprimido.

De acordo com o psicólogo organizacional Adam Grant, em artigo publicado no The New York Times, a diferença está na sensação de desesperança, que é comum para a população com depressão. No estado de languishing ainda há energia, mas ela não é direcionada a coisas produtivas. 

Provavelmente, você deve estar se perguntando por que esse conceito está em alta, certo?

Desde o início da quarentena passamos por diversas adaptações. Ainda no começo de 2020, havia certo desconforto com as restrições – e grande medo em relação ao vírus. Conforme o tempo passava e a situação mundial parecia piorar, fomos tomados pela preocupação contínua. 

Mais para frente, outro sentimento virou protagonista: o vazio. Ele pode ser percebido na dificuldade de focar em atividades comuns do dia a dia, ou quando passamos horas na frente da TV assistindo a um seriado sem realmente nos importarmos com a história. O vazio está até mesmo na dificuldade de se ver uma luz no fim do túnel, ainda que existam notícias positivas sobre o desenvolvimento das vacinas. 

 

Nem sempre dá para sermos positivos 

Já publicamos aqui no blog um artigo sobre a sociedade do cansaço, onde as pessoas têm de lidar com a urgência pela positividade e de estarem em constante produtividade. O que é exatamente o contrário do languishing, pois, ao se encontrar neste estado, o indivíduo se vê desanimado, sem perspectivas para o futuro e com dificuldade nas tarefas mais simples. 

E está tudo bem não ser positivo o tempo todo. Vivemos um momento de pandemia, que mudou completamente nossas rotinas. Por isso, é importante exercitar a criatividade no cotidiano, criando maneiras de manter a mente ocupada de uma forma saudável. Se você está com dificuldade nessa área, saiba que é possível desenvolvê-la!

Conheça o curso de criatividade e desenvolva uma das habilidades mais importantes para a sua vida pessoal e profissional.

Esta é uma época de mudanças, e nem sempre é fácil nos adaptar a todas elas. É aí que entra a criatividade, que nos permite pensar em formas alternativas de enfrentar problemas e facilitar períodos de transição.

 

O poder de novos desafios 

Outra forma de combater o vazio e o desânimo é se propor novos desafios, que podem ir desde acordar mais cedo até uma mudança na carreira. Ter experiências em novas áreas do saber podem fazer com que você se redescubra, e nada melhor do que estar aberto a diferentes assuntos, que se estendem para além da sua área de formação. Esteja atento às oportunidades! 

Há um velho ditado que diz que “conhecimento nunca é demais”. Então, por que não investir em seus estudos? Sabemos que na maioria das cidades as aulas presenciais estão suspensas, mas o ensino à distância tem se fortalecido nos últimos dois anos. Além de permitir que o aluno adquira novas habilidades na segurança de sua casa, a forma como se adapta aos horários do estudante é uma de suas principais características. 

Saiba mais sobre cursos online de diferentes áreas que podem representar a mudança que você precisa para este momento!

 

Há esperança 

As transformações na vida podem vir de diversas formas, e uma delas é através da conquista do saber. Então estude, pergunte, cometa erros e faça de novo. Lembre-se: o antídoto para a apatia é o movimento.

E se você gostou deste texto, não deixe de compartilhá-lo com seus colegas de trabalho e amigos! Quanto mais pessoas souberem o que é o languishing, mais fácil será combatê-lo!