Blog

Lifelong learning: conheça o conceito e a importância de adotá-lo

Categorias: SolutionAtualidadesDicas

Muitas vezes as pessoas enxergam a educação como algo pontual, apenas uma forma de evoluir no trabalho – se quero uma promoção, farei uma pós-graduação e vou parar aí. Mas o lifelong learning vem na contramão dessa ideia.

Em português “aprendizado ao longo da vida”, o lifelong learning significa estar em um processo permanente de busca pelo conhecimento. Isso pode acontecer através da educação formal – nas escolas e universidades – mas se estende para além delas, abrangendo a carreira e a vida pessoal.

Quase como uma filosofia, na educação continuada a pessoa opta por se dedicar continuamente a aprender sobre os mais diversos assuntos, das mais variadas maneiras. Adotá-la traz muitos benefícios, como:

  • Estar preparado para os desafios do mercado de trabalho, que hoje exige mais do que conhecimento técnico;
  • Conhecer pessoas e compartilhar experiências, que te farão crescer como ser humano e profissional;
  • Estimular o cérebro e ter satisfação pessoal ao dominar um assunto;
  • Seu conhecimento é a única coisa que não podem tirar de você.

 

Os quatro pilares do lifelong learning

Esse conceito é baseado nos quatro pilares da educação do futuro, definidos por Jacques Delors em 1996. São eles:

  • Aprender a conhecer: encontrar prazer em aprender, desaprender e reaprender, o que faz com que o conhecimento adquirido não seja esquecido. Envolve o aperfeiçoamento do senso crítico, a autonomia e a curiosidade.
  • Aprender a fazer: desenvolver as habilidades necessárias para colocar em prática aquilo que foi aprendido, assim como a capacidade de trabalhar em equipe e a inteligência emocional para lidar com conflitos.
  • Aprender a conviver: conviver com o próximo de maneira pacífica, tendo empatia e compaixão, encontrando prazer nos projetos de interesse coletivo e valorizando o aprendizado que vem do convívio com pessoas que trazem diferentes bagagens e ideias.
  • Aprender a ser: ter autoconhecimento, buscando se aprimorar por completo, sem deixar nenhuma de suas características de lado. É evoluir enquanto ser humano.

 

Hard skills e soft skills

Podemos dizer que o processo de educação continuada engloba duas vertentes: as hard skills e as soft skills. Mas o que são elas?

Hard skills são as habilidades técnicas e mensuráveis, aquelas obtidas por meio de uma formação – como graduação, pós-graduação e cursos livres.

Pode ser associada ao ensino presencial, mas com a internet o aprendizado se tornou muito mais fácil, graças à modalidade EAD (ensino a distância). Com ela, pessoas de qualquer lugar do mundo podem ter acesso à educação de qualidade e por um valor mais acessível.

Já as soft skills dizem respeito às habilidades que não podemos tocar, como falar bem em público, liderar, ser proativo e saber ouvir. Mas não pense que por isso elas não podem ser aperfeiçoadas ou desenvolvidas. Existem diversas formas de se fazer isso, seja por meio da leitura, participando de palestras ou fazendo cursos online.

Conheça cursos da Plataforma Solution que irão te ajudar a aprimorar suas hard e soft skills!

 

Quando e o que aprender

Vivemos em um mundo que está em constante mudança, com o conhecimento se tornando ultrapassado em intervalos mais rápidos. O que se aprende hoje de manhã pode se tornar passado à tarde.

Então surge a pergunta: quando começar a aplicar o lifelong learning na minha vida? A resposta é agora!

Já dizia o ditado “não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”. Não há motivos para que você atrase o início da mudança na sua vida ou algo que vai fazer com que você seja uma pessoa melhor para si e para o mundo em volta.

Quanto à “o que aprender”, você deve se dedicar às suas áreas de interesse. Assim, o processo de aprendizado se tornará mais prazeroso e você reterá melhor e por mais tempo o conteúdo estudado.

Mas se você ainda não tem certeza sobre por onde começar, confira nossas Quests! Nelas temos conteúdo gratuito sobre educação, gestão de projetos, marketing e muito mais!

 

Aprender se tornou possível

Com a internet, o aprendizado se tornou mais fácil. Hoje em dia é possível encontrar textos, vídeos, podcasts e ebooks sobre os mais variados assuntos com apenas um clique.

Não precisamos mais comprar enciclopédias gigantes que ocupam muito espaço em casa. O Google, principal mecanismo de buscas online, contém respostas quase sempre satisfatórias para praticamente todas as perguntas já feitas.

Então, o saber se tornou acessível e adaptável ao tempo do estudante. Por isso, não há desculpas para que você não adote o lifelong learning na sua vida, não é?

 

E se você gostou desse conteúdo, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam e abracem o conceito da educação continuada!