A palavra “célula” tem origem do latim, sendo um diminutivo de “Cella”, estando relacionada a pequenos espaços (aí correlação com a carceragem) ou estruturas. Nas aulas de biologia, aprendemos que as células consistem na menor unidade de um organismo, tendo por componentes básicos a membrana plasmática, citoplasma e núcleo.

Quando uma célula apresenta crescimento desordenado, tem-se o câncer. Se esta anormalidade for agressiva e incontrolável, tem-se a metástase, que é a invasão de outras células/partes do corpo, configurando um tumor maligno.

Caso o câncer fique localizado, configura-se um tumor benigno, cujas consequências são de menor dimensão e com bons prognósticos (Fonte: Hospital Albert Einstein).

Apropriando-se dos conceitos, no Excel é a mesma coisa. As células são os menores elementos de uma planilha, sendo definidas pelos componentes básicos “linha” e “coluna”, cuja disposição é dada, respectivamente, por uma letra e um número.

Ao realizar-se a mesclagem das células, há um comprometimento desta estrutura, sendo um determinado conjunto de células invadido por uma única referência: a célula superior esquerda (pode notar, este é o aviso ao usuário quando se mescla células com valores). Está formado o câncer na planilha.

Se a operação for realizada na base de dados, o caso é grave, tem-se a “mescla maligna”. Diversas funcionalidades são afetadas. Os sintomas começam com dificuldades na seleção de intervalos, evoluem para impossibilidade de aplicação de filtros, até chegar na falência múltipla de funções. Toda estrutura está limitada e comprometida.

Em caso de realização da operação em abas de apresentação de resultados, os famosos dashboards, configura-se uma “mescla benigna”. Não é bem-vinda, mas também não tão prejudicial. Pequenas técnicas de “centralização de seleção” podem ser um bom remédio.

Portanto, antes de mesclar, pense bem. Quem ama sua planilha, cuida. Para maiores informações quanto a boas práticas no uso Excel, recomendo a leitura de um outro artigo meu: Os 10 mandamentos do Excel.

Botão (João Rosa) é professor da plataforma Solution e youtuber no canal Botão do Excel.

Conheça o curso Ferramentas do Excel aqui

  • dicas
  • excel
  • ferramentas do excel
  • mesclar células