Mindfulness: como treinar a atenção plena no trabalho

Mindfulness é uma técnica de meditação com o foco na concentração plena. A prática vem sendo utilizada por muitas empresas e universidades com o intuito de desenvolver um ambiente mais colaborativo e assim promover bons resultados.

Com ela é possível criar uma relação de participação conjunta entre os funcionários. Dessa forma, eles têm mais disposição para compreender uns aos outros, além de adquirir mais foco e atenção nas tarefas da rotina laboral.

Como funciona

Para trabalhar o Mindfulness é preciso iniciar com pequenas ações pessoais, fazendo o uso da respiração como ferramenta de reconexão da mente e do corpo. Aos poucos, ele deve ser incluído nas rotinas do dia, inclusive as do trabalho.

Para facilitar, aqui vão alguns exemplos para desenvolver com a equipe:

  • Escolha começar o dia percebendo as suas sensações. Observe sua respiração por alguns instantes antes de se levantar;
  • Selecione alguns dias para dirigir ou se deslocar para o trabalho sem música e sem utilizar o celular, observando atentamente o que acontece no caminho. Quando chegar ao seu destino, tire alguns momentos para perceber a respiração antes de sair do carro ou entrar no escritório;
  • Tente comer de forma consciente, atentando-se as cores e ao paladar, mastigando atentamente e observando o cheiro dos alimentos;
  • Caminhe entre as reuniões sem olhar e-mails ou textos. Sinta os pés tocarem o chão, o ar na sua pele, bem como a possibilidade de cumprimentar colegas pelos quais você sempre passa;
  • Em sua mesa, enquanto o computador estiver ligado, faça algumas respirações atentas, perceba as sensações no corpo e observe como está sua postura ao sentar.

Independente das atividades envolvidas no trabalho, todas podem ser feitas com atenção. Estar consciente sobre o presente tornará mais claras e eficientes as ações do dia. Lembrar de colocar sentido nas atividades desenvolvidas também ajudará na produtividade e nos resultados.

Benefícios

Com raízes nas práticas budistas, o Mindfulness está inteiramente ligado ao controle sobre a capacidade de concentração, no presente e nas tarefas. Por esse motivo, muitas empresas adotaram a técnica entre os funcionários.

Ter atenção com mais qualidade interfere de forma positiva na regulamentação e dosagem das emoções e até no bem-estar físico. A qualidade da atenção, por exemplo, pode melhorar o processo decisório e cognitivo.

A técnica auxilia, ainda, na regulação emocional, impedindo que a pessoa afete o seu bem-estar por uma raiva ou por uma mágoa. Por isso, ela tem sido mais explorada em estudos e pesquisas para comprovações científicas de seus benefícios.

Já pratica o Mindfulness? Deixe nos comentários o que acha sobre a técnica 😉