Oferecida pelo PMI – Instituto de Gerenciamento de Projetos (Project Management Institute), a certificação PMP (Profissional em Gerenciamento de Projetos) atesta a competência e conhecimentos dos profissionais da área de gestão de projetos.

Se você deseja fazer o exame, confira os passos que o blog Solution separou para ajudar a preparar-se melhor e conseguir a certificação PMP, que atesta o conhecimento das boas práticas na profissão de um gestor.

Entenda o desafio

Saiba o que lhe aguarda para construir um bom plano para enfrentar esse desafio e não ter surpresas que possam fazer você perder a autoconfiança. Serão 200 questões relacionadas ao gerenciamento de projetos em 4 horas de prova. Lembre-se que todas as questões têm o mesmo peso e sua divisão ocorre da seguinte forma: 11% iniciação, 23% planejamento, 27% execução, 21% monitoramento e controle, 9% encerramento e 9% responsabilidade profissional.

Foco, disciplina e dedicação

A certificação é algo difícil de conquistar e a trajetória para chegar lá não é simples, por isso você precisará constantemente exercer estes três hábitos. Para ter mais foco e concentração tente encontrar um local para estudar onde você não será incomodado. Outra dica é deixar claro para amigos e familiares que você precisa se dedicar ao estudo em determinados horários e que isto é temporário. Desta forma, evitará que eles criem expectativas diferentes em relação à sua agenda.

Esteja preparado emocionalmente

A prova de certificação não é apenas um desafio técnico, ela também é um grande teste emocional. Fazer 200 questões em 4 horas de prova não é algo para quem não possui um bom controle emocional. Por isso, prepare também sua saúde mental para este grande desafio. Ao colocar em prática a dica anterior, você poderá se sentir mais confiante em relação a prova e, dessa forma, melhorar a estabilidade emocional para finalizar o desafio.

Pratique e quando estiver cansado, pratique mais!

Fazer simulados é uma excelente forma de entender como você está se saindo tecnicamente, além de entender como está sua gestão de tempo e questões emocionais. Você pode encontrar simulados gratuitos na internet e realiza-los em casa, dentro do tempo real da prova do certificado. Quanto mais vezes praticar, melhor será o entendimento sobre quais questões tomam mais tempo e aquelas que você pode resolver rapidamente. Lembra das provas para vestibulares? Esta será bem parecida.

Faça um curso preparatório

Quer aumentar ainda mais sua qualificação para obter aprovação na prova? Um curso preparatório oferece conteúdo prático para quem deseja prestar o exame e obter o certificado. Escolha sempre um treinamento que ofereça bons materiais de apoio e provas para comprovação do conhecimento adquirido. Um profissional sabe que após ser certificado PMP vai adquirir muito mais competências para ter sucesso em todo o ciclo de vida de um projeto.

O curso preparatório para PMP/CAPM da Solution oferece conteúdo para o candidato que deseja prestar a prova e obter o certificado profissional. Conheça o curso aqui.

  • gestão de projetos
  • pmp
  • preparatório para PMP e CAPM