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Pesquisa de Marketing: como reduzir riscos na tomada de decisões

Categorias: Marketing

Toda decisão envolve riscos, certo? É muito difícil afirmarmos com absoluta certeza a eficácia do próximo passo. Por isso a Pesquisa de Marketing pode ser uma boa opção para influenciar a definição das próximas etapas, seja em um projeto específico, campanha ou ação.

Para quem já conhece e coloca em prática a Gestão de Riscos, podemos dizer que a Pesquisa de Marketing é uma das inúmeras ferramentas que você pode utilizar para diminuir as incertezas de uma tomada de decisão. Se você ainda não está familiarizado com a Gestão de Riscos, saiba mais sobre o tema aqui e aqui e conheça nosso curso.

José Mauro da Costa Hernandez, professor do curso Pesquisa de Marketing, da Plataforma Solution, explica que a ferramenta é um processo sistemático de coleta, análise e interpretação de dados, com o objetivo de reduzir riscos. “Por isso se trata de aproveitar as oportunidades e evitar as ameaças que o ambiente oferece à organização”, destaca.

Passo a passo

Um processo sistemático significa que existe um método, uma organização própria, para ele ser utilizado. Hernandez detalha: “A Pesquisa de Marketing, então, envolve definir o problema de marketing, ou a decisão a ser tomada, e o problema de pesquisa, ou a informação que ajudará na tomada de decisão.”

O professor continua: “Também é preciso escolher o método de coleta de dados e a amostra, para, então, coletar, analisar e interpretar os dados que comporão o relatório.”

Vendas, lucratividade e pandemia

Hernandez comenta que a Pesquisa de Marketing vai muito além de aumentar o volume de vendas de uma empresa. “Ela pode atuar também frente à lucratividade da organização ao definir como aproveitar as oportunidades, lançando um produto inédito no mercado, por exemplo, e evitar ameaças, como realizar esse lançamento antes da concorrência”, exemplifica.

Quando pensamos na pandemia de Covid-19 que vivemos desde o ano passado, podemos considerar que algumas empresas precisaram apressar esse lançamento de novos produtos ou reajustar suas estratégias, levando ao aumento no volume de pesquisas realizadas.

Contudo, o professor lembra que, por outro lado, algumas organizações foram tão afetadas pelas transformações do cenário que paralisaram investimento, diminuindo seu volume de pesquisa. “Ponto positivo para as empresas que conseguiram aproveitar melhor as oportunidades quando se viram na necessidade de buscar caminhos alternativos para contornar a crise, como a Pesquisa de Marketing.”

Por que investir em Pesquisa de Marketing?

Se você ainda tem dúvidas sobre o potencial dessa ferramenta, Hernandez destaca alguns fatores que podem se tornar menos incertos com a Pesquisa de Marketing e influenciar melhor a tomada de decisão.

  • Consumidores cada vez mais exigentes
  • Produtos cada vez mais similares
  • Segmentos de mercado cada vez menores
  • Investimento de mídia cada vez maiores
  • Crescimento no número de concorrentes

“A coleta de dados – e a pesquisa é uma fonte de dados – é a única maneira das organizações tomarem melhores decisões.”

Dados para decisões ágeis

Neste cenário de turbulência dos mercados e risco na tomada de decisões, é inegável pensar que as empresas são cobradas pela agilidade nas decisões. E isso certamente aumenta os riscos. “É por isso que os dados são o futuro da atividade de marketing, sejam obtidos por meio de pesquisa ou por bases disponíveis em plataformas”, enfatiza Hernandez.

“Contudo, nem toda empresa é apenas digital ou principalmente digital. Assim, embora a disponibilidade de dados tenha aumentado muito, a Pesquisa de Marketing continuará sendo importante por sua possível simplicidade e versatilidade de formatos, por exemplo”, alerta o professor.

Como saber quais dados são importantes?

As métricas e os dados a serem obtidos são específicos para cada situação e não para cada empresa. “Diferentes empresas podem ter o mesmo problema (ou a mesma decisão a ser tomada) e podem exigir pesquisas semelhantes – mesmos métodos, mesmas métricas, mesmos procedimentos”, explica.

“Existem pesquisas que se adequam a vários tipos de necessidades, de diferentes empresas, e existem pesquisas que são elaboradas levando-se em conta o contexto de cada empresa”, conclui Hernandez.

Em ambientes cada vez mais incertos, a tomada de decisão ficou ainda mais arriscada. O que você acha de usar a Pesquisa de Marketing para amenizar os riscos?