capacidades de liderança

Ser um bom líder no trabalho significa motivar a equipe, trabalhar junto e encontrar soluções para conseguir os melhores resultados. Para além do profissional, as capacidades de liderança também são importantes impulsos para alavancar a vida pessoal.

Um bom líder de si é aquele que consegue administrar todas os setores da própria vida com eficiência. É comum associar esse tipo de atitude com a perfeição, mas uma boa liderança não significa não ter conflitos e sim saber lidar com eles.

Essa característica de resolução de problemas é comum ao líder nato. No entanto, não apenas quem já tem uma personalidade voltada à liderança pode desenvolver essa habilidade. Para conseguir conduzir a própria vida, a primeira coisa a se fazer é buscar o autoconhecimento.

Autoconhecimento

A palavra por si já se explica. Quem não desenvolve o autoconhecimento, tem dificuldades com a liderança e isso, por sua vez, traz como consequência ser altamente influenciável.

Se conhecer é importante porque auxilia na capacidade de filtragem do que vem de outras pessoas. Influências demais podem ser prejudiciais em vários níveis. Tomar decisões sem precisar da aprovação de outra pessoa é o cerne da atitude de um líder.

Ser influenciado não significa apenas se deixar levar para caminhos questionáveis por algum desconhecido. Familiares e amigos também podem ser tóxicos e fazer com que você seja guiado a situações complicadas e com resoluções ainda mais difíceis.

Liderança dentro de casa

Primeiro de tudo, vamos a alguns exemplos do que é liderança. Toda casa com mais de três pessoas tem aquela que é o “chefe da família”. Antigamente, esse papel era atribuído exclusivamente aos homens porque eles eram os que davam o sustento ao lar, trabalhando fora.

Hoje em dia, as mulheres estão inseridas no mercado de trabalho e essa visão mudou. Com famílias de configurações diversas, o líder pode ser qualquer um, não necessariamente ligado ao financeiro.

Esse líder dentro de casa geralmente é quem toma frente diante das situações complexas, que decide o que deve ser feito – claro, com colaboração de todos os que serão afetados pela decisão.

Ser o líder dentro da família não quer dizer ser mais importante e muitas vezes essa posição nem está tão clara. É apenas o que vai à frente nas decisões importantes. Algumas vezes, é preciso ser o “chefe de família” até para quem mora sozinho ou com amigos ao invés de parentes.

O líder sozinho

As capacidades de liderança são importantes também para quem passa a maior parte do tempo sozinho. Essa característica vai ajudar nos momentos em que é preciso tomar decisões.

Morar sozinho já é, por si só, uma atitude típica de quem tem qualidades de liderança. Quem é muito dependente e não tem costume de liderar, dificilmente conseguiria responsabilizar-se com as questões diárias de quem mora sozinho.

Geralmente, essas pessoas são mais dependentes de outras e por isso é tão importante que todos desenvolvam, mesmo que minimamente, um pouco de liderança.

Humildade é sabedoria

Muitos têm a visão de que a liderança é ser o melhor, ser independente e tomar todas as decisões sozinhos. No entanto, essa visão na verdade remete muito mais a um chefe autocrático do âmbito profissional do que um líder na vida pessoal.

Liderança também é ser sábio para pedir opiniões, consultar pessoas mais experientes e ter a maturidade para entender que nem sempre – ou quase nunca – você vai estar totalmente correto. Pedir ajuda demonstra que você é maduro o suficiente para entender que a independência total é impossível.

Para ser um líder da sua própria vida com sabedoria, vale relacionar ela com o profissional: se você exerce a liderança em uma empresa, tem uma equipe ali para te dar o suporte. Na vida pessoal é o mesmo: seus familiares e amigos próximos podem te dar um auxílio em vários aspectos. É importante se lembrar, é claro, que cada um vai ter também sua própria vida para liderar.

Se interessou pelo assunto? Veja também 7 filmes para inspirar sua liderança.

  • curso de liderança e líder coach
  • liderança na vida pessoal
  • liderar