Por que é importante investir em tecnologia na pecuária de corte?

A produção pecuária – principalmente de carne bovina – aumenta a cada ano e a demanda por esse tipo de alimento também. Um dos desafios atuais é o espaço físico para a criação de gado e o Brasil é um dos países que possui áreas.

No entanto, para que a produção seja suficiente e proporcional ao aumento de demanda, é necessário investimento em tecnologias. O professor do curso de Gestão e Custos da Cadeia de Pecuária de Corte da Solution, Thiago Bernardino de Carvalho, explicou que hoje geralmente só as grandes empresas investem em inovação.

“Os pecuaristas sabem que têm ferramentas disponíveis para fazer uso da tecnologia e aumentar a produtividade, mas ainda está aquém do observado em várias partes do mundo”, afirma.

Mesmo que seja ainda pouco investimento para as tecnologias, Carvalho explicou que o país passa por uma transformação no segmento e favorece a inovação. “Quem fizer mais do mesmo vai sair do setor”, acrescenta.

Como um dos maiores produtores de carne bovina, o Brasil é responsável por alimentar boa parte da população mundial. Esse setor emprega cerca de 7 milhões de pessoas e representa uma fatia importante de toda a produção agropecuária no país.

Inovação

As tecnologias desenvolvidas para a pecuária de corte são para as mais diversas funções. A maioria envolve o cuidado com a saúde do gado, desde a quantidade de moscas em volta até a temperatura corporal, uso de drones para monitoramento aéreo e balanças de pesagem de última geração.

No entanto, existem vários tipos de equipamentos mais simples e complexos para produtores de grandes e pequenas escalas. “A tecnologia está disseminada, existe para todos os níveis”, completa Carvalho.

Mesmo que as grandes empresas sejam pioneiras no uso de tecnologias mais complexas, há espaço para os pequenos produtores investirem também e garantirem um crescimento. Assim, a produtividade aumenta e os desafios de produção de carne bovina são superados.

Gostou do tema? O curso de Gestão e Custos da Cadeia de Pecuária de Corte da Solution está com inscrições abertas. Acesse aqui.