Quais as vantagens do MS Project?

Gerenciar projetos pode ser mais fácil com o uso das ferramentas adequadas. Uma das mais importantes é o MS Project, software da Microsoft que pode ser usado para elaboração e acompanhamento de projetos, dos mais simples aos mais complexos.

“O MS Project é uma ferramenta que pode ser utilizada por profissionais de todas as áreas que atuem com projetos. O programa está alinhado às boas práticas do PMI (Project Management Institute) e permite elaborar cronogramas, acompanhar prazos, entre outras coisas”, explica o professor Carlos Roberto Campos. O docente é responsável pelo curso MS Project oferecido pela Solution.

Ele cita que o programa permite elaborar um cronograma para o cliente e o custo de cada etapa do projeto, por exemplo. Também é possível programar atividades, controlar prazos, designar recursos e até mesmo qualificar o grau de importância do projeto geral.

Quem pode utilizar?

Todo profissional que atua com prazos determinados e recursos pode ter vantagens na utilização do MS Project. O software permite gerenciar mais facilmente quais são os prazos de cada tarefa, como estão os gastos, quem está envolvido nos processos, etc.

“Muitos profissionais acabam utilizando planilhas do Excel, mas elas não trazem todo o conteúdo disponível no MS Project. Com isso, perdem mais tempo e não conseguem um gerenciamento efetivo do projeto”, diz Campos.

Ele reforça que mesmo os profissionais que não trabalham diretamente na área de projetos de uma empresa, mas atuam com prazos determinados e recursos específicos, como um arquiteto, por exemplo, se beneficiarão do MS Project.

Aprenda na prática

O curso online MS Project oferecido pela Solution permite que o profissional aprenda, de forma prática, a utilizar as ferramentas do software. “O aluno também terá acesso a uma licença estudantil para usar o programa da Microsoft. Essa licença permite que o conteúdo apresentado no curso seja aplicado de forma prática por ele, que pode acompanhar etapa a etapa”, reforça o docente. A licença tem duração de um ano, segundo o docente.

O curso é baseado na versão mais atualizada do software – a mais recente é o MS Project 2016.