Blog

Quais os benefícios do mindfulness nas empresas?

Categorias: DicasAtualidadesGestão

Adotada por grandes companhias como forma de manter seus funcionários focados e menos estressados, a aplicação do mindfulness nas empresas é uma prática que vem conquistando espaço ao convidar seus praticantes a vivenciarem o momento presente.

A expressão mindfulness foi traduzida no Brasil como “atenção plena”, e é exatamente a isso que se propõe. Com poucos minutos diários do exercício, podemos nos concentrar para tomar melhores decisões e executar tarefas com mais eficiência.

Isso acontece porque essa atividade contribui para entendermos melhor nossos sentimentos e pensamentos, desenvolvendo o autoconhecimento e estimulando a performance da nossa mente.

 

Mindfulness e a gestão de pessoas

Estar em um ambiente onde as cobranças são constantes e a necessidade de entregar resultados é lembrada a todo momento pode gerar funcionários nervosos e preocupados, o que impacta diretamente na produtividade da equipe.

Com o uso do mindfulness nas empresas é possível ver uma mudança determinante no papel da gestão de pessoas, pois a prática auxilia gestores a manterem o local de trabalho equilibrado.

Aliado a atividades motivacionais e de construção de carreira, o mindfulness também pode ser a peça que faltava para ter trabalhadores mais felizes e, consequentemente, com melhor desempenho.

Conheça nossa Trilha de Gestão de Pessoas, onde você poderá conferir artigos, podcasts e cursos que também vão te auxiliar a conduzir suas equipes!

 

Como praticar o mindfulness nas empresas

A atividade consiste em uma meditação, que pode ser feita até mesmo sentado em sua cadeira no trabalho. Deve-se alinhar a postura e respirar calmamente, concentrando-se nesse ato.

Pensamentos podem surgir, afinal, é assim que nosso cérebro funciona. Nesse caso, o melhor a se fazer é apenas “observar” essa ideia, sem julgamentos – isso é muito importante. Em seguida, traga sua atenção novamente à respiração.

É necessário que a prática seja feita regularmente, pois ela é como um exercício físico que necessita de constância para trazer resultados.

Algumas empresas optam por ter um espaço ou sala dedicados à prática, que pode acontecer uma ou duas vezes ao dia, e o funcionário deve ter a opção de participar ou não.

Conheça nosso curso de Mindfulness – saúde e desempenho profissional, onde você aprenderá a desenvolver habilidades como a escuta ativa e empatia por meio da técnica de meditação atencional.

 

O estar presente

O ser humano passa 47% de seu tempo acordado perdido em devaneios – é o que aponta um estudo da Universidade Harvard. Ou seja, gastamos tanto tempo nos preocupando com situações passadas e imaginando o futuro que acabamos nos esquecendo do presente.

Entre os objetivos do mindfulness está o estar presente no presente. Isso é praticar a atenção plena, com sua mente se dedicando ao aqui e agora. Fazer o exercício de meditação que ensinamos acima irá te ajudar nessa missão.

Assim, você poderá aproveitar melhor a vida e o que ela tem a oferecer, deixando de dar importância demais a pensamentos sobre situações que estão fora do seu controle, seja as que já passaram ou as que ainda estão por vir.

Por fim, lembramos que o mindfulness e seus benefícios se estendem para além da vida profissional, já que se encontrar em uma melhor condição no trabalho contribui para o seu bem-estar pessoal.

 

Gostou de conhecer as vantagens da meditação mindfulness nas empresas? Então, não deixe de compartilhar este texto em suas redes sociais e com aqueles que precisam exercitar a atenção plena!