Alcance bons níveis de relaxamento e produtividade com o ASMR

Tem gente que adora ouvir gotas de chuva caindo para relaxar, enquanto outras pessoas acham que o vento entre a folhagem das árvores é ótimo para se concentrar. Essas são algumas das ideias do que o ASMR (Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano, em português) pode fazer pela sua capacidade produtiva.

A aplicação dos sons ASMR desperta sensações de prazer por meio de estímulos repetitivos. Até parece estranho gostar tanto de escutar um copo de água sendo completado, por exemplo, mas vídeos com experiências sonoras similares estão viralizando a cada dia.

E haja criatividade para desenvolver essas “terapias sonoras”, já que os ruídos podem ser extraídos de qualquer tipo de objeto ou até da voz e ponta dos dedos. Nesse universo, o que vale são reproduções prazerosas para se ouvir durante vários minutos.

Assim como diversas pessoas se sentem mais conectadas com suas tarefas escutando música, vídeos de ASMR também podem ter o mesmo efeito, desde que sejam agradáveis para o ouvinte. Então, se escutar alguém sussurrar em um microfone te deixa mais agoniado do que relaxado, talvez o ASMR não seja para você.

Alívio mental

Ao conhecer o ASMR, uma pergunta bem simples pode ocorrer: como alguém sussurrando ou arranhando uma escova no seu fone de ouvido pode ajudar na produtividade?

A resposta começa um pouco mais simples. Os vídeos de ASMR raramente exigem efeitos especiais ou edições complexas. Os estímulos mais comuns são produzidos com sussurros, sopros no microfone, toques em objetos e insinuação de que a cabeça do ouvinte está sendo acariciada.

Muitas pessoas concordam que essa escuta melhora a relação com certos problemas cotidianos, como o estresse, e ajuda a aliviar crises de ansiedade ao propor um momento de relaxamento. Mas é importante lembrar que esta “terapia” não substitui um acompanhamento especializado.

Com os relatos e fãs de ASMR cada vez mais em alta, os pesquisadores de neurociência começaram a investigar se os sons podem oferecer mais benefício para a saúde mental. Em um estudo de 2018, as respostas sobre os efeitos dessa prática se apresentaram relativamente promissoras.

Nessa pesquisa foi indicado que o ASMR provoca uma sensação calmante com benefícios para as conexões sociais. Além disso, os inúmeros vídeos desse universo geram uma redução significativa na frequência cardíaca, justificando seu efeito relaxante.

Por trás da ciência

O ASMR é um termo que descreve as sensações físicas e emocionais das pessoas ao entrarem em contato com imagens e sons estimulantes, assim como quando elas participam de atividades que envolvem atenção em si, mesmo que inconscientemente, como escovar o cabelo ou se maquiar.

Isso explica de forma mais científica o crescente sucesso da comunidade de ASMR, que já passa dos 13 milhões de vídeos postados somente no Youtube. E não somente pessoas aderiram aos canais para se sentirem mais relaxadas e produtivas como empresas estão apostando na ideia para lançar seus próprios vídeos nas campanhas de marketing.

Outro estudo de 2012 publicado no Journal of Consumer Research mostrou que níveis moderados de som ambiente (não ultrapassando os 70 decibéis) podem aumentar o desempenho em tarefas criativas. O principal conceito dos vídeos de ASMR está em obter sons em volumes moderados ou bem baixos e isso pode ser interpretado pelo cérebro como um som ambiente.

Já na pesquisa lançada pelas Universidades de Sheffield e Metropolitana de Manchester, mais uma vez o ASMR se mostrou como um estímulo positivo para a saúde mental e física. O bônus aqui foi o aumento expressivo nas emoções positivas, que são importantes para a qualidade de vida de cada indivíduo.

A fórmula final é bem simples: estresse e ansiedade reduzem significativamente a produtividade. Portanto, minimizar esses transtornos amplia a probabilidade de realizar tarefas diárias com mais confiança e rendimento.

Começar ou não?

Novamente, vamos esclarecer uma coisa: o ASMR pode não ser para você, e está tudo bem. Nem todo mundo quer apostar nele, seja pela dúvida quanto aos seus benefícios ou por realmente não se sentir atingido por seus efeitos.

Mas para aqueles que acreditam que essa possa ser uma das formas de garantir o desejado estado de flow e de se conectar com os próprios métodos de produtividade, esta é a hora de começar a conhecer o ASMR.

Caso o teste com os canais mais famosos não funcione, os vídeos não passarão de ruídos brandos nos ouvidos. No outro cenário, o ASMR vai ser uma das cartas quando você precisar de concentração e estímulos para alcançar uma qualidade alta na execução da sua rotina.   

Conhece algum canal de ASMR? Indique ele aqui nos comentários.