Soluções de custos na produção de cana são apresentados em curso

Ter bem alinhado os custos de produção no setor sucroenergético no Brasil é fundamental em uma boa gestão. Para realizar bons negócios, por exemplo, são necessárias noções básicas sobre matemática financeira, engenharia econômica, além de uma sistemática bem aplicada.

Os apontamentos são dos professores do curso Gestão de Custos Sucroenergéticos da Solution, João Rosa e Haroldo Torres, dois profissionais com ampla experiencia no setor de cana de açúcar. De acordo com os docentes, por causa da dificuldade no controle de custos e um cenário de grande competitividade, é indicado que o produtor se atualize regularmente.

“Se olharmos para o mercado, principalmente para os produtores, posso falar com uma certa segurança que 80% ou 90% acabam não controlando os custos. Isso é resultado de uma carência na questão de informações”, afirma Rosa.

Segundo o professor, ao fazer o curso online da Solution, o aluno terá disponível uma feramenta que pode auxiliar na tomada de decisão. “Além de passarmos conceitos de custo de produção e ferramentas, também vamos passar valores de referências da área de Projetos do Pecege, que são extremamente atualizados. O levantamento é um dos mais respeitados do mercado referente a última safra”, ressalta.

CONCEITOS

Para Torres, o curso trabalha definições de finanças fundamentais para as produções da cultura de cana de açúcar. “A ideia é o que o aluno tenha uma visão inicial sobre matemática financeira e engenharia econômica, ou seja, os conceitos financeiros essências para efeito de cálculo de custo da produção “, fala.

Na segunda parte do conteúdo, os professores discutem como calcular os custos e quais são as principais variáveis envolvidas. Tudo isso de uma forma prática e aplicável.

O curso, que está disponível na plataforma online, é indicado para negociadores, agentes econômicos envolvidos na cadeia sucroenergética, produtores, fornecedores e pessoas que trabalham na controladoria das usinas.

“É importante que ele seja um produtor ou uma usina que tenha liderança de custo e para isso, é preciso saber calcular, analisar e comparar. É isso que o curso pretende fornecer”, ressalta Haroldo.

Quer saber mais sobre o curso Gestão de Custos Sucroenergéticos? Clique aqui.