estudar é importante para a carreira

O tempo em que concluir uma faculdade e cursar ao menos uma pós-graduação significavam ter um bom posicionamento no mercado acabou. Voltar a estudar é tão importante quanto se desenvolver dentro de empresas, pois, após se estabelecer na carreira, essa ação gera muitos ganhos, como manter a atualização profissional e alcançar maior realização pessoal.

Para aqueles que desejam ganhar mais e ocupar cargos de liderança, retomar os estudos não é opcional. Investir em novos conhecimentos e ir mais fundo nos que já possui é praticamente obrigatório para manter uma boa imagem profissional.

Em um país com um cenário comum de pessoas encerrando os estudos para se dedicar ao trabalho, adiando a busca por novas informações em troca de um salário na conta todo mês, estar ativo é uma forma de sobreviver. Além disso, voltar a estudar torna mais real aquele sonho abandonado pela rotina laboral e o pagamento de infindáveis boletos.

Há ainda aqueles que optaram por construir uma família e deixaram de lado os estudos que ajudariam a atualizar a carreira. Longe de ser algo negativo, é importante lembrar que até mesmo a família pode servir de incentivo para a retomada da educação.

Seja por um sonho, necessidade, pressão da empresa, economia do país ou mudança de carreira, a reflexão sobre o que pode ser feito para melhorar o futuro levará sempre para a mesma resposta.

Criando motivação

Voltar a estudar muitas vezes não parece a tarefa mais simples. Entretanto, por mais que os exemplos citados anteriormente estejam ocupando demais a rotina, é possível se dedicar para buscar por uma atualização.

Lembrando que ela é essencial para dar um novo passo na carreira, por mais avançada que esteja. Estar formado há dois, cinco ou mais anos não significa experiência. O diploma, portanto, é só uma das formas de subir na profissão.

Encontrar o emprego dos sonhos pode não acontecer de imediato, mas, como existe hora certa para cada coisa, trabalhar na atualização do conhecimento fará parte do processo. Basta lembrar que cada um tem seu tempo e, desde que bem planejado, nunca haverá um “atraso” para saber coisas novas.

Tempo, separa um pouco dele

Falando em atraso, dar uma atenção para priorizar o tempo é mais do que importante. Estamos constantemente inserindo tarefas em nossa rotina, mas quando se trata de coisas importante, sempre colocamos desculpas ou obstáculos para postergar seu início ou conclusão.

Portanto, organizar a agenda, priorizar compromissos e encontrar espaço para novos desafios, como voltar a estudar, faz parte de um bom relacionamento com o futuro.

Além disso, otimizar a rotina é de extrema importância, pois são as pequenas lacunas do dia que darão espaço para adquirir conhecimento. Alguns exemplos são áudios para se escutar no trânsito, um texto para se ler no almoço ou uma aula para se assistir no final da noite.

Conciliando dupla jornadas

Cada pessoa tem sua rotina de trabalho e para muitos ela já é extremamente desgastante. Incluir um tempo para estudar nessa equação soa até impossível, ainda mais para aqueles que vivem os estresses de grandes cidades.

Para conseguir se organizar nesse quadro e ainda manter bem a saúde mental, vale a pena pedir apoio dentro do ambiente de trabalho. Explicar para a equipe em que trabalha e comunicar ao gestor que a vontade de voltar a estudar não irá comprometer a função. Pelo contrário, irá mostrar quanto de interesse existe para estar melhor dentro da área. É sempre bom mostrar motivação para crescer dentro da empresa.

Junto ao RH, é possível ajustar horários de entrada e saída, incluir jornadas mais flexíveis ou até mesmo aumentar o horário de almoço, no qual se encaixa bem um curso online.

Entrando nas finanças

A dificuldade está ligada ao financeiro? É verdade que grande parte dos cursos estão sujeitos a uma cobrança, mesmo que simbólica. Entretanto, vale a pena pesar a validade desse investimento. Perguntar se ele trará retorno já acaba com metade das dúvidas sobre voltar ou não a estudar.

Além disso, não são poucas as opções mais baratas ou até gratuitas de cursos online. Basta procurar o que mais se encaixa nas necessidades e sonhos traçados para o futuro. O que não vale é desistir sem antes fazer uma boa pesquisa.

Conclusão

Voltar a estudar é um plano que envolve sonhos e possibilidades. Por mais desgastante que possa parecer – inclusive quando se abre mão de alguns lazeres e eventos sociais – esse é um investimento de retorno garantido. Afinal, todos ouvimos ao menos uma vez que nunca se perde tempo quando se busca conhecimento.

Toda ação tem começo, meio e fim. Da mesma forma, fazer um curso não será para sempre. O que vai permanecer será toda a sabedoria adquirida no andamento do processo. Para isso, basta começar.

Quer encontrar um curso para voltar a estudar? A Plataforma Solution oferece cursos rápidos nas áreas de Gestão, Marketing e Agronegócio. Confira aqui.

  • atualização profissional
  • carreira estagnada
  • estudos
  • voltar a estudar