Solution

Nathalia Aparecida Salvador
4 minutos de leitura
Escrito dia 15/03/2022



Com a chegada da crise do novo coronavírus, empresas e profissionais tiveram de se reinventar. Observamos o surgimento de novas necessidades e competências, muitas das quais devem permanecer no mundo pós-pandemia.

Portanto, para sobreviver e garantir seu espaço em um mercado de trabalho que se transforma e evolui, os trabalhadores precisam de mais do que apenas um diploma e registros na carteira de trabalho.

Ter habilidades socioemocionais e tecnológicas, além de capacidade de organização e disciplina para cumprir suas tarefas com eficiência e eficácia podem fazer a diferença na hora da contratação e mesmo na manutenção de seu emprego.

Elaboramos este texto para te ajudar a compreender melhor em quais campos é preciso se manter atualizado e investir em capacitação.

Está se sentindo estressado ao trabalhar e com dificuldade em lidar com essa sensação? Confira nosso artigo com 3 dicas sobre como diminuir o estresse no ambiente de trabalho.

 

Um olhar pelo presente

Antes da pandemia, o mundo já falava na Quarta Revolução Industrial, em como a tecnologia transforma processos e na necessidade dos seres humanos se adaptarem e aprenderem a conviver com as máquinas.

Mas, com a crise sanitária que enfrentamos, foi preciso que essa transformação se acelerasse, pois apenas assim seria possível que as organizações e todos aqueles dependentes delas sobrevivessem.

As empresas que enxergaram que era preciso aprimoramento em tecnologia da informação e inteligência artificial, por exemplo, foram capazes de se manter em funcionamento.

Porém, não podemos deixar de lado o fator humano. Afinal, somos nós que desenvolvemos esses avanços, e há habilidades que ainda não podem ser inseridas em máquinas, como a empatia e o respeito pelo próximo.

A conclusão à qual chegamos, então, é a de que seres humanos, seu conhecimento e inclusive sentimentos, são a matéria-prima de qualquer produção. Portanto, investir em si mesmo é a chave para permanecermos em atividade.

 

Habilidades para o futuro, e para o presente

Compreender as necessidades do presente nos prepara para os desafios do futuro. Assim, podemos saber o que as organizações vão exigir dos profissionais no mundo pós-pandemia.

Confira abaixo 5 habilidades que consideramos que vão ser fundamentais nesse cenário:

- Flexibilidade e capacidade de adaptação: por vivermos em um mundo que está em constante mudança, essas habilidades vão se fazer necessárias não apenas após a crise do novo coronavírus.

Para se manter empregado, o profissional vai precisar ser flexível para se adaptar às novas opções de trabalho oferecidas pelo mercado, sempre estudando e se mantendo atualizado.

- Liderança e autonomia: a liderança é uma habilidade que não deverá ser apenas do gestor. Todos os colaboradores deverão ser capazes de estimular e motivar seus colegas a serem profissionais melhores. Ou seja, ser um líder tem a ver com atitude.

Com o home office, os trabalhadores tiveram de ser mais independentes e líderes de si mesmos, consultando os chefes com menor frequência na tomada de decisões. Ter autonomia e saber gerir suas tarefas fará a diferença no profissional do futuro.

- Criatividade: foi a criatividade que manteve as empresas funcionando durante a pandemia, aquelas que foram capazes de encontrar novas formas de fazer negócios frente às dificuldades que surgiram.

Essa é uma soft skill que certamente fará a diferença no mundo pós-covid pois, ao desenvolvê-la, o profissional será capaz de enxergar possibilidades em meio aos problemas e criar.

- Inteligência emocional: saber administrar as próprias emoções foi um fator decisivo para os trabalhadores se manterem confiantes e produtivos apesar do cenário incerto causado pela pandemia.

No futuro, a inteligência emocional será ainda mais exigida. Ela se expressa na capacidade de entendermos a nós mesmos, além de sabermos nos conectar com os demais, agindo por meio da empatia.

- Habilidades tecnológicas: já falamos sobre o quanto a tecnologia avançou devido à crise sanitária. Agora é a hora de nós avançarmos com ela se quisermos nos manter empregáveis.

Independentemente da sua área de atuação, esteja atento ao que há de novo no mercado. Softwares e aplicativos surgem em ritmo acelerado, e muitos deles podem facilitar o seu trabalho. Esteja atento e aprenda a trabalhar com eles.

 

Como adquiri-las?

Devido à necessidade de isolamento social, o ensino a distância – mais conhecido como EaD –, foi um setor que avançou durante a pandemia, por permitir que os estudantes dessem continuidade aos seus estudos dentro de casa.

A modalidade de ensino se popularizou, e hoje em dia é possível encontrar capacitações que vão desde cursos de curta duração até o ensino superior e a pós-graduação.

Na Plataforma Solution você encontra cursos rápidos com especialistas nas áreas de negócios, finanças, projetos, gestão de pessoas, agronegócio, marketing e educação, que vão te preparar para o futuro do mercado de trabalho e seus desafios.

Estamos ao seu lado a caminho da transformação!

 

Não deixe de compartilhar essa postagem com seus familiares, amigos e colegas de trabalho, para que eles também fiquem por dentro das habilidades profissionais que vão ser essenciais no mundo pós-pandemia.

icone de gota

Artigos Relacionados